Por Shirley Rodrigues
Em 08/06/2019

 Com Nada 

* Sabe aquele senhor que sofreu um AVC e estava há três dias no HGR morrendo de fome por falta de uma simples sonda de alimentação? Pois é, ele não resistiu passar tanto tempo sem comer e a história triste e vergonhosa acabou em óbito. É desalentador ver cidadãos morrendo à míngua, quando os quem deveriam ter a responsabilidade por esse verdadeiro estado de calamidade pública, continuam fazendo olhos e ouvidos de mercador...

 Com Tudo 

*Todas as atenções da cidade estão voltadas neste sábado para o Arraiá Tropical, a partir das 22h, no Iate Clube de Boa Vista. Promovido pela R2 Eventos, dos gêmeos Rodolfo e Rodrigo Castro, o mega evento terá como atrações às bandas locais: Remela de Gato, Xote de Buteco, Back Country, Neto Andrade, além da descolada Dj Estrela e mais a atração nacional, o cantor baiano Léo Santana. A efervecência promete ser da hora. 

Recém chegada da Europa, Rosi Barbosa, (espaço D’Rosi) recebe hoje kilométricas homenagens por conta de sua troca de data

Das Áreas

* A propósito, o Arraiá de hoje à noite no Iate Clube de Boa Vista terá três áreas disponíveis; Área arrochada, Camarote Arretado (Open Bar de água, Refrigerante e Cerveja até 1h) e o lounge Boa da Peste Resenha.
* No Lounge, em parceria com Resenha produções, que terá open bar de água, refrigerante, cerveja, vodca e drinks de gin assinados pelo bar Brahma, até às 3h da manhã.
 
Do Lounge

* Como tudo que leva a marca Resenha, o Louge Bom da Peste promete reunir a maior concentração de gente bonita e descolada por centímetro cúbico, naquele clima de alto astral que já é marca registrada dos eventos de Paulo Vitor Almeida.
* Os ingressos para o Lounge Bom da Peste Resenha podem ser adquiridos nas Lojas Adriana Lins (Ville Roy) e na Skyler. Informações: 98112-9959/ 99134-3303.

Domingo, quem inaugura idade nova é Vandeka Parmigiani 

Expo ARRte
* Está acontecendo no Pátio Roraima Shopping a "Expo ARRte", a feira de artesanato itinerante da Coordenação do Departamento de Política de Emprego, Trabalho e Renda. 
* Neste sábado, 8, e domingo, 10, a feira inicia às 16h e encerra às 22h. A "Expo ARRte" está localizada no primeiro piso do shopping, próximo à SmartFit. #VemProPatio 

Importante
* Um Termo de Cooperação Técnica para a ampliação de vagas de trabalho voltadas para adolescentes de 15 a 17 anos foi assinado nesta última quinta-feira, dia 6, entre o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) e a Prefeitura Municipal de Boa Vista, que gere o programa Rumo Certo.
* Essa parceria já vinha sendo desenvolvida entre as duas instituições, mas agora o número de vagas foi ampliado para o atendimento desses meninos e meninas para iniciação profissional.

Caracaraí
* A partir de segunda-feira, 10, até sexta-feira, 14, o programa Sebrae em Ação levará atendimento ao município de Caracaraí.
* Durante toda a semana, serão ofertados serviços gratuitos, tais como: capacitações, atendimento empresarial, oficinas, consultorias e orientações técnicas.

Ruan Carlos de Albuquerque, comemorando aniversário neste sábado 

#Rápidas

* Inaugurando idade nova neste sábado, D. Adalgiza Gondim, Orib Ziedson e Naldo da Loteria.
* Também trocando de data hoje, Dra. Sônia Coelho, Célia Dori, Clovis Bragança e Rômulo Saraiva. 
* Domingo quem está de aniversário é Doralice Chagas Ferreira e Doriedson Ribeiro. 
* Os alunos da escola estadual Vanda da Silva Pinto, no bairro Santa Luzia, tiveram uma aula diferente na manhã de ontem. 
A sala de aula foi a quadra da escola e os ‘professores’ foram os alunos de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Amazônia. O tema da aula é propício para encerrar a Semana do Meio Ambiente.
* Os acadêmicos da Estácio apresentaram trabalhos práticos sobre reuso e o reaproveitamento de água como ferramenta fundamental para o uso racional e eficiente. A ideia é abordar as várias formas de controle de perdas e desperdícios para que se possa minimizar o consumo excessivo de água da população.


Perfil

(Foto: Geziel Ribeiro / Folha BV)

Moara Albuquerque: “Eu diria que o nosso dia-a-dia é o que temos de mais precioso”.

Moara Albuquerque é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Roraima. Tem vários cursos como Técnico em Edificações, pelo IFRR; de Design de Interiores, na Universidade de Extremadura (Espanha); de Arquitetura, Design e Marketing (curso de Hotéis, Restaurantes e Cafés), pela Milano Business School, em Milão (Itália). Desenvolve projetos comerciais, desde lojas de roupas a bares, cafeterias e restaurantes, no escritório OpenDoor Arquitetura. Aqui na Folha tem a página Decore + BV, onde apresenta tendências para variados ambientes.

*Como a arquitetura aconteceu na sua vida?

Sempre quis fazer algo ligado à arte. Então, na época do vestibular, fiz um teste vocacional oferecido pela UFRR e no final verifiquei que podia me enveredar por diversas áreas, desde Direito até Física. Nesse teste estive em contato com outras profissões e acabei me identificando com a arquitetura. Acho que é a área que contempla tudo que amo aprender – arte, direito, cálculos, história, etc.

*Se não fosse arquiteta seria o quê?

Antigamente, acreditava que teria feito dança, era a minha ideia inicial antes de fazer esse teste vocacional. Mas, hoje acredito que seria uma empresária, teria uma loja ou uma cafeteria. Foi isso que me motivou a me enveredar nessa área de projetos comerciais.

*De onde tira inspiração para criar suas obras?

O ideal é sempre tirar a inspiração de outros locais que não seja na própria arquitetura. Então, busco tirar inspiração de obras de arte, esculturas, fotografias e até músicas, para que o projeto do meu cliente seja único, exclusivo.

*Como você define seu trabalho?

Meu trabalho é mesclar através da arquitetura beleza e técnica. Acredito que não existe projeto feio ou bonito, existe o que funciona e o que não funciona. No caso de projetos comerciais, existe também o que vende e o que não vende, o que encanta e o que é apenas mais do mesmo. No caso dos projetos comerciais, o foco principal é a venda. Então, tenho que fazer algo que o consumidor daquele local se identifique, que lhe encante e lhe surpreenda. Esse ambiente precisa se conectar com o instinto desse consumidor e também com a essência da marca.

*Como você vê o futuro da arquitetura diante de tanta evolução tecnológica?

Acredito que a evolução tecnológica trará avanços para a arquitetura, podendo proporcionar ambientes cada vez mais inteligentes, que se adaptem às condições climáticas, por exemplo; construções que não gerem tantos impactos ambientais e desperdícios; uso de materiais biodegradáveis; construções mais rápidas e limpas; entre outros benefícios. A tecnologia favorece também no planejamento. Vemos softwares cada vez mais robustos e completos, fornecendo dados desde um quantitativo de materiais de todo o projeto, até o nível de absorção de calor naquele edifício.

*Qual avaliação você faz sobre o mercado roraimense para a arquitetura?

Acho que é um mercado que está crescendo, graças aos profissionais que vêm mostrando a importância e a diferença que um arquiteto faz em qualquer ambiente ou obra. A procura por arquitetos tem sido cada vez maior, abrangendo as mais diferentes classes sociais.

*Qual sua participação na Clínica Albuquerque?

Minha participação é apenas ser filha e aplaudir o trabalho do meu pai, da minha mãe e da minha irmã, que faz todo o trabalho de administração lá dentro. Como arquiteta, contribuí apenas com uma dica aqui e outra ali nos quesitos de acabamentos e marcenaria, pois o projeto já estava pronto há muitos anos, antes mesmo de eu me formar. Esse é um sonho antigo dos meus pais, que se tornou realidade recentemente.

*O que você tem a dizer sobre a sua coluna “Decore+BV” aqui na Folha?

Foi uma oportunidade que me foi dada pela Folha, de trazer um pouco do mundo da Arquitetura e do Design para Boa Vista. É um espaço para explicar um pouco de como funciona o nosso trabalho de arquiteto, dar dicas, orientar os leitores e trazer novidades.

*E a “Decore+BV” na FolhaBV Play?

Foi um desafio para mim começar a trazer a coluna da Decore+BV para o modo de vídeo. Sempre me achei um pouco tímida demais e os vídeos têm sido ótimos para me ajudar a quebrar essa ideia que eu tinha. Acho a iniciativa da FolhaBV Play uma ótima proposta. Os vídeos têm essa vantagem de trazer uma proximidade com o público, do espectador se identificar com a apresentadora, se conectar com o tema e entender melhor o que está sendo dito.

*Qual mensagem você tem que pode fazer o diferencial no nosso dia a dia?

Eu diria que o nosso dia-a-dia é o que temos de mais precioso. Muitas vezes abrimos mão de algumas coisas para podermos alcançar o chamado sucesso. Alcançar um cargo, um status, um estilo de vida. Não podemos nos esquecer de que a vida de verdade é a que acontece todos os dias. Não podemos deixar para viver somente quando alcançarmos esse “sucesso” ou esse “sonho”.

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
SANTOS disse: Em 08/06/2019 às 09:14:31

"COM NADA ? Então, uma questão simplíssima e tão fácil de ser resolvida termina em óbito do cidadão, e um certo Deputado Federal, que é médico, tentando justificar sorrateira manobra de contingenciamento de recursos destinados à PMBV, mente descaradamente inventando que a verba será destinada à implantação em Roraima de um hospital especializado em Oncologia. menos, né!!!"

Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social