Por Shirley Rodrigues
Em 09/07/2019

 Com Nada 

* O dia amanheceu ontem com um lastro de sujeira em toda a extensão da Av. Getúlio Vargas, onde domingo ocorreu a tradicional Corrida “9 de Julho”, que faz parte das comemorações do aniversário de Boa Vista.  Eram caixas e mais caixas de papelão jogadas no meio da rua e uma quantidade incontável de copinhos vazios de água mineral, que devem ter sido consumidos por atletas e expectadores durante todo o trajeto da Maratona. Aliás, isso acontece por aqui sempre, em grandes eventos, desde a mais popular festa pagã à Marcha pra Jesus. A imundice é a mesma.

 Com Tudo 

* A liga Roraimense de Karatê estará participando, no período de 13 à 30 deste mês, do 13° campeonato mundial de Karatê da SKIF, na República Tcheca, e contará com a participação de 11 atletas que irão compor a seleção brasileira. A equipe está com uma Campanha nos semáforos da cidade vendendo squeezes  para arrecadar fundos, para custear a viagem. As squeezes custam  apenas R$ 12 reais e aceita-se contribuições em transferência bancária. Banco do Brasil Ag.: 5780-0/ CC: 110933-2. Contato  99114-3989 ( Adauto Andrade - Presidente da Liga )

O professor Raimundo de Albuquerque Gomes, do Centro Universitário Estácio da Amazônia, apresentará artigo no Encontro Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, que acontecerá em setembro, na Espanha 

Lançamento 

* O escritor Kamuu Dan Wapichana lançará o livro ‘O sopro da vida’, na quarta-feira, 10, na Maloquinha do Instituto Insikiran/UFRR, onde haverá  mesa redonda sobre literatura indígena, ás 19. Em seguida a noite de autógrafos. ‘O sopro da vida’ venceu em 2017 o 14º Concurso FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas.
* O livro, é bilíngue, tem tradução para língua materna da professora Nilzimara  Wapichana, ilustração de Marcos Antônio dos S. Viana e Andrea Diogo. A obra foi publicada pela editora Expressão Popular e está na segunda edição.

Palco Giratório 

* Boa Vista receberá,  entre os dias 11 a 25 de julho, cinco espetáculos de artes cênicas no Teatro Jaber Xaud/ Sesc Mecejana. As apresentações do Palco Giratório, com entradas gratuitas,  serão com representantes de diversos locais do Brasil, como Pernambuco, Amazonas e Ceará.
* A maioria das atrações tem classificação indicativa livre para toda a família, com exceção da peça 'Aquelas', do Ceará, que possui classificação a partir de 14 anos.  O Palco Giratório é  reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas.

O escritor roraimense Kamuu Dan Wapichana lançará o livro ‘O sopro da vida’, quarta-feira, 10, às 19h,  Instituto Insikiran/UFRR

Grave 

* Não há dúvida de que a questão da migração em Roraima é grave sim,  até porque é muito incômodo ver outros seres humanos, especialmente criancinhas, idosos, mulheres e deficientes, mendigando pelas ruas da cidade e revirando o nosso lixo pra se alimentar.
* No entanto, essa questão tem servido como uma espécie de cortina de fumaça, que oculta problemas bem mais graves do nosso estado, como a mineração irregular em terra indígena, que tantos danos tem causado ao meio ambiente, além do tráfico internacional de drogas.

Grave II

* Aliás, há tempos,  ouve-se falar que Roraima é rota do tráfico internacional de drogas e a recente prisão de um avião com 470 kg de cocaína, avaliada em quase 30 milhões de reais, não deixa dúvida disso. Na mesma semana, outra aeronave foi presa com 7 quilos de ouro.
* Na verdade, tanto pra mineração clandestina quanto para o tráfico, o meio comum de transporte tem sido aviões. No entanto o que mais tem no estado ultimamente, inclusive em Boa Vista,  é hangar lotado de pequenos aviões. Então alguma coisa eles devem estar fazendo aqui, né?

 A maravilhosa Lidiane Ribeiro, aniversariando hoje, junto com o município de Boa Vista

#Rápidas

* Apesar do feriado municipal pelo aniversário de Boa Vista, a Folha circula normalmente, tanto na sua tradicional forma impressa quanto com notícias online atualizadas no www.folhabv.com.br
* Aniversariando hoje, juntamente com o município de Boa Vista, Ubirajara Riz Rodrigues, Lissandra Richil e Kalen Fraxe. 
* O Governo de Roraima divulgou os serviços essenciais que estarão em funcionamento durante o feriado do dia 9 julho – Aniversário de Boa Vista. 
* Funcionarão normalmente as unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e Pronto Atendimento Cosme e Silva que funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. 
 * A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) manterá as atividades normais durante todo o feriado. As demais unidades de saúde voltam a funcionar na quarta-feira, 10. 
 * O Corpo de Bombeiros reforçará seu efetivo durante o feriado assim como o policiamento ostensivo da Polícia Militar. As delegacias da Polícia Civil funcionarão normalmente no atendimento à população. 

 O atleta Lucas Martin compõe a delegação que disputará o Campeonato Mundial de Karatê da SKIF, na República Tcheca, e é uma das promessas de medalha 

Tá Valendo
Com Pesar 

* Registramos com pesar o falecimento do professor Newton Campos, ocorrido ontem, em Boa Vista. Servidor exemplar, ele prestou serviços ao Estado durante 46 anos, em várias escolas e na sede da Secretaria de Estado da Educação, onde foi inclusive secretário adjunto e presidente do Conselho de Educação. Professor Newton foi jogador de futebol profissional e atualmente trabalhava na Secretaria de Administração. 
 
Importante 

* O professor de Direito do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Raimundo de Albuquerque Gomes, conseguiu aprovação do artigo intitulado: “Resultado e sua importância do Direito Penal com Direito Penal Econômico”, para ser apresentado no X Encontro Internacional do Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), que acontecerá em setembro próximo na cidade de Valência, na Espanha. 

Gabrilelle Assen, inaugurando idade nova ao lado da avó-coruja, Ilza Magalhães Assen

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social