Por Shirley Rodrigues
Em 11/05/2019

 Com Nada 

* O ministro da economia da Venezuela, Tareck El Aissami, usou um canal de televisão para informar que a fronteira com a Venezuela, fechada há dois meses e meio, havia sido aberta ontem, sexta-feira, 10. O Itamaraty informou que não havia recebido nenhuma comunicação sobre isso, mas disse que autoridades brasileiras presentes na área confirmam a reabertura da fronteira. A 1ª Brigada de Infantaria de Selva informou a mesma coisa, ou seja, que oficialmente a fronteira segue “fechada”. 

 Com Tudo 

A promoção "Dia das Mães 2019 Pátio Roraima" continua e está sendo o maior sucesso. Funciona assim: a partir de R$ 300 em compras nas lojas do shopping, efetuadas até o dia 12 de maio, troca-se as notinhas na hora por uma Caixa de Chocolates Exclusiva Cacau Show. É válido apenas um presente por CPF, as notinhas podem ser somadas para totalizar o valor da promoção, são válidas compras em todas as lojas do shopping, exceto Super Atacado Nova Era e Cine Araújo. Regulamento no local. 

Em nome da Diretora Financeira do Grupo Folha, Nazaré Cruz – na foto com seus filhos Paula, Getulio Filho, Alberto, Carolina, e seu marido, Dr. Getúlio Cruz – parabenizamos todas as mães de Roraima, nessa véspera do Dia das Mães

Importante 

* O presidente da Câmara de Comércio Brasil Guyana, Remídio Monai, receberá em Boa Vista, o embaixador da República da Guyana, Mr. George Talbot, para a Reunião Empresarial organizada pela Câmara, que acontecerá dia 22 deste mês, no edifício Airton Dias (Rua Governador Aquilino Mota Duarte, no 1.771, Bairro São Francisco).
* Durante o evento serão tratados temas com foco nas relações entre Brasil e Guiana, tais como: entraves, busca de soluções para o comércio bilateral e demais assuntos que envolvem a relação entre os dois países.

Novidade

* Motoristas de Roraima já podem aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica do DETRAN, que dá descontos de até 40% nas infrações de trânsito, e qualquer interessado pode cadastrar.
* O aplicativo, está disponível para celulares, com sistemas Android e iOS, nas lojas virtuais Play Store e iTunes. O condutor que fizer a adesão receberá as notificações de multas, por meio do celular. 

Novidade II

* Motoristas interessados em se cadastrar no aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica, do DETRAN, é preciso de informações dos documentos pessoais e do veículo. Outra opção é usar a solução SNE Web.
* Quem não for motorista (pessoa sem habilitação/CNH), mas possuam veículos em seus nomes) também podem se cadastrar no sistema preenchendo os dados exigidos.

 O deputado federal Haroldo Cathedral recebe hoje kilométricas homenagens, quando fica um ano mais dinâmico e atuante 

Especial 

* Quem desejar comemorar o Dia das Mães em grande estilo, começando hoje a noite, já pode. O recém-inaugurado Restaurante Fernanda Fialho Gourmet, (no Espaço D´Rose), fará uma noite especial neste sábado. 
* Trata-se de um jantar com massas, mesa de frios e som ao vivo com o cantor Plínio Oliveira, a partir das 19h. Informações e reservas: 98111 0521. Domingo, o almoço será da Churrascaria Buritys. 

Derma RR

* Com preços promocionais de 40% em todos os seus procedimentos, a Clínica Derma Roraima estará recebendo as mães nesse final de semana, com coquetel especial. 
* Dra. Ana Paula Vitti e equipe, inclusive, atenderão no domingo até meio dia e quem desejar presentear as mães também poderá adquirir vouche de presente. 

A engenheira agrônoma Marieta Augusta Brito, uma das melhores profissionais na área de educação física, inaugurando idade nova neste sábado. Ela é personal na Mari Funcional 

#Rápidas
* A página de hoje é dedicada ao querido Padre Vanthuy Neto, que neste sábado recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.
* Também inaugurando idade nova hoje, Dalva Araujo, Damosiel Alencar e Volney Amajari. 
*Domingo quem troca de data é Christiane Cordeiro, Liviane Mesquita, Goreth Lima e ma estilosa Lucinda Prado (Essencial Viva Bella)
* Ainda de aniversário neste sábado, a bela Stela Pinheiro, Robson Pereira, e coronel Wilson Silva. 
* Neste sábado, 11, a partir das 18 na Av. Cap. Julio Bezerra, 573 – Centro, acontece uma grande movimentação que promete ser das mais concorridas. 
* Trata-se do Festival de Rua Beverage, com muita cerveja e presenças confirmadas de várias marcas. 


Perfil 


Maria Aparecida Tavares: “Faça do otimismo seu desjejum, não desista, continue a lutar por dias melhores...”

O Perfil deste sábado é com Maria Aparecida Fernandes Tavares, que conta um pouco da sua trajetória como delegada de Polícia Civil em Roraima, função esta que ela deixa com a missão de dever cumprido, em razão de sua recente aposentadoria. Ela é da cidade de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte. É formada em Direito, pela Universidade Nilton Lins, em Manaus/AM. Desde 2003 está em Roraima, onde trabalhou por anos exercendo a função de delegada de Polícia Civil.

*Por que veio para Roraima?

Antes morava na cidade de Manaus e era funcionária concursada do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Em 1999 conheci Boa Vista e gostei tanto que em 2003 prestei concurso para o cargo de Delegado de Polícia, fui aprovada e optei por vir morar aqui.

*Qual a primeira impressão que teve do Estado?

Maravilhosa! Foi amor à primeira vista, a prova disso é que deixei o TJ/AM, mudei para Boa Vista, com objetivo de exercer uma atividade totalmente diferente. Porém a atividade policial para mim foi muito gratificante por trabalhar diretamente com a população, ajudando-a nos momentos mais difíceis. Isso foi fundamental para minha escolha entre o TJ e a Polícia.

*Você atuou em quais áreas como delegada e atualmente está atuando onde?

Na Corregedoria de Polícia, Delegacia do Idoso, Delegacia de Acidente de Trânsito, 1º Distrito Policial, Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente, tendo neste participado diretamente de sua criação, para que as vítimas recebam um atendimento adequado a sua vulnerabilidade. Na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), foram 9 anos e para fechar o círculo, ao me aposentar, estava trabalhando na DEAM. Atualmente estou sem trabalhar.

*Qual o maior desafio de exercer a profissão de delegada?

É sair de casa para trabalhar sem ter hora certa para retornar, porque a atividade policial não atende ocorrência agendada e, nunca sabemos quantas diligências e/ou horas levamos para dar uma resposta à sociedade sobre o fato que recebemos para investigar. Sequer sabemos se voltamos para o seio da família por se tratar de uma atividade de risco.

*Alguma conquista pessoal realizada em Roraima?

Receber a gratidão das pessoas que foram atendidas por mim com um abraço e, ao dizer que aposentei lamentarem por minha ausência na atividade policial no Estado de Roraima, pelo trabalho que desempenhei junto à sociedade roraimense, isso não tem preço.

*A frente do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente algum caso que mais marcou você?

Os casos de crianças violentadas sexualmente por membros de suas famílias.

*E quando esteve à frente da Delegacia da Mulher?

O caso de uma jovem que foi ao encontro do ex-companheiro pensando em uma reconciliação, enquanto ele a atraiu para matar. Após o encontro ele a matou a facadas, vestindo-a literalmente de noiva a deixou deitada na cama com um buquê de flores entre as mãos e fugiu para cidade de Manaus. Pelo odor de sangue os vizinhos acionaram a PM. Consegui prendê-lo e ele confessou que comprou tudo antes porque era um desejo dela casar vestida de noiva.

*Como você analisa hoje as políticas públicas para crianças e adolescentes e para mulheres vítimas de violência?

Ainda em passos lentos, apesar de ser de suma importância para a redução da violência.

*Você acha que a lei para quem comete crimes contra crianças e adolescentes e contra as mulheres deveria ser mais rígida?

Considero que a falta não é de rigidez, a lei até que é rígida, só precisa de rigidez na aplicabilidade, de um sistema prisional com condições de manter as regras, que o reeducando tenha respeito pelos aplicadores da lei e, não ditar regras dentro do sistema, como está acontecendo a nível nacional. Com todo respeito, a Audiência de Custodia fragiliza qualquer legislação.

*E sobre Roraima ser um dos estados líderes do ranking da violência contra a mulher?

Esse ranking se deve ao fato do Estado de Roraima ser um berço de migração e nos últimos anos de imigração. As famílias se constituem na maioria das vezes para ocupar a falta que aquelas pessoas sentem da família que deixou em outro estado e/ou país. Fato este que contribui para que os laços da relação sejam enfraquecidos e rompidos por qualquer problema, gerando um círculo de violência que se repete com outra família constituída pela as mesmas pessoas.

*Qual mensagem você tem como inspiração para o seu dia a dia?

Como participante de uma sociedade que está cada dia mais distante do sentimento de gratidão e amor pelo próximo, faça do otimismo seu desjejum, não desista, continue a lutar por dias melhores e com esperança que nossos representantes tenham um olhar difuso aos interesses do povo de Roraima.

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
nihil disse: Em 11/05/2019 às 11:06:57

"Quando no exercício da função de conselheiro tutelar, tive s oportunidade de atuar em conjunto com a delegada aparecida no núcleo de proteção a criança e adolescente nunca deixou escapar um caso principalmente de abuso sexual, sempre agia e aplicava o rigor da lei , muito firme e atuante ,parabéns delegada sei que vai atuar em outras áreas da justiça sempre com o mesmo rigor (Tarcísio)"

Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social