Por Shirley Rodrigues
Em 13/02/2020

 Com Nada 

* Essa semana, uma mulher de 35 anos deu entrada na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré e após longo tempo de espera passando mal, conseguiu ser atendida, mas foi mandada de volta pra casa. Menos de 24 horas depois, retornou à Maternidade com fortes dores e perdendo muito sangue, mas já era tarde demais. A criança – uma menina – já estava morta e para salvar a vida da mãe que já estava muito debilitada, tiveram que tirar o útero. Uma verdadeira tragédia que poderia ter sido evitada.
 
 Com Tudo 

* Desde ontem, com a chegada delegação do Cruzeiro que o clima é de contagem regressiva para o Jogo com o São Raimundo-RR pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo está confirmado para as 20h30 (horário local) no Estádio Flamarion Vasconcelos, #Canarinho, que promete ser dos mais concorridos. O Cruzeiro joga pelo empate por conta de sua colocação no ranking da CBF. São Raimundo vai em busca da vitória e, para tanto, conta com o fato de jogar em casa e com apoio da torcida.

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, ladeado pelo governador Antonio Denarium, a Primeira Dama Simone, e o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier  

Na Cidade 

* Desde ontem, Boa Vista está mais movimentada do que de costume, com a chegada do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que teve encontro com as principais autoridades do nosso Estado. Na comitiva do vice-presidente estava a embaixadora de Guaidó, Sra. Maria Teresa Belandria. 
* Também na cidade o ministro Sérgio Moro, que veio participar da abertura da solenidade comemorativa aos 28 anos do Ministério Público do Estado de Roraima. 
 
Ingarikó

* Começa no sábado, 15, e vai até o domingo, 16, a XIX Assembleia Geral do Povo Indígena Ingarikó e X Assembleia Extraordinária do COPING, com o tema: “Gestão para organizar e desenvolver”, no Centro de Referência Agropecuária – Centro NUTRIR, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã RR.
* A referida Assembleia, reunirá membros e lideranças indígenas das 11 comunidades da Etnoregião Ingarikó – Wîi Tîpî . Nos dias 17 e 18 acontece o repasse do gado do centro Nutrir para as comunidades da etnia. 

 

A ilustradora Ina Carolina, a filha Clara e o marido Alexandre Cardoso, chegam a Boa Vista para comemorações especiais 

Mestrado 

* Começam nesta quinta-feira, 13, as inscrições do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) 2020. O número de vagas para essa seleção é de 913, distribuídas entre instituições associadas em todos os estados da Federação.
* O edital, também disponível em Libras, está na página do programa. As inscrições seguem até 18 de março, exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 72,00 e o período de isenção vai de 13 a 21 de fevereiro para candidatos amparados pelo Decreto 6.593, de 02.08.2008, que regulamenta o art. 11 da Lei 8.112, de 1990.
 
 Mestrado II

* Em Roraima, o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional é ofertado pelo Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista (IFRR/CBV), que tem como coordenadora local do programa Danieli Lazarini de Barros.
* São oferecidas 24 vagas para Roraima, sendo metade para servidores da Rede Federal Tecnológica e metade para ampla concorrência.
No dia 17 de maio de 2020 será aplicada a prova. O artigo 5º do Edital ProfEPT 01/2020 traz as referências bibliográficas exigidas para essa seleção.

Socorro Cruz, celebrando idade nova nesta quinta-feira 

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada à deputada estadual Ângela Águida Portela, que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data. 
* Os vários blocos da cidade estão em clima de contagem regressiva para uma espécie de pré-carnaval que começa esse fim de semana. 
* Trata-se do Carnabv, realização da ABCRR - Associação de Blocos Carnavalesco de Roraima, dias 14, 15 e 16, na Praça do Centro Cívico. 
* A efervescência carnavalesca levará à avenida 12 blocos, com quatro atrações por noite.
* Boa Vista receberá pela primeira vez a visita do maestro João Carlos Martins, que virá exclusivamente apresentar o projeto ‘Orquestrando o Brasil’. 
* Será no próximo sábado, 15, às 11:30h, no Teatro Municipal de Boa Vista (Av. Glaycon de Paiva - São Vicente)
*O projeto ‘Orquestrando o Brasil’ é uma mobilização que usa a música orquestrada pra ressaltar a solidariedade. 
* O ‘Orquestrando o Brasil’, foi Idealizado pelo próprio maestro João Carlos Martins e pelo produtor cultural José Roberto Walker. 
* Após se apresentarem no sábado, às 11:30h, no Teatro Municipal de Boa Vista, os maestros se apresentam gratuitamente, no mesmo dia, na Praça Fábio Marques Paracat (Complexo Airton Sena) , a partir das 20h.

Tá Valendo 

Bem Vinda

* A ilustradora Ina Carolina,chegou a Boa Vista acompanhada da filha Clara e do marido Alexandre Cardoso. A artista roraimense, que reside em São Paulo, veio para uma comemoração em dose dupla: o aniversário da sua herdeira, Clara (dia 16), e da sua linda mãe, Daniela Cidade (dia 17). 

Campanha 

* Acaba de ser sancionada pelo governador Antonio Denarium, a Lei n° 1.376, de 3 de fevereiro de 2020, de autoria da deputada Yonny Pedroso, que institui a Campanha Permanente de Esclarecimento e Incentivo à Doação de Órgãos em todo o Estado de Roraima. 

Diane Coelho, ficando hoje um ano mais maravilhosa 

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Cadastrar-me Enviar Comentário
Ciella Yearwood disse: Em 13/02/2020 às 22:00:48

"Sobre a maternidade, esses horrores acontecem a mais de 30 anos, pois a mesma coisa aconteceu comigo. Graças a Deus o plantão dos medicos mudou a tempo e o médico que entrou viu o que estava acontecendo e salvou eu e minha filha, ela estava com o cordão umbilical envolta do pescoço. Mas o trauma que causou me segue até hoje. Nunca mais quis ter outros filhos. Médicos medíocres, preguiçosos e incompetentes é a face da saúde do nosso estado de Roraima, infelizmente."

Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social