Por Shirley Rodrigues
Em 14/03/2019

 Com Nada 
* Até nas maiores cidades do mundo, as leis sobre perturbação do sossego público amparam a população durante a noite - das 22h às 6h - e nem a polícia pode entrar na casa de nenhum cidadão até que o dia amanheça. Mas tem gente, especialmente muitos políticos, que querem porque querem que os indígenas Waimiri-Atroari sejam perturbados com barulho de veículos passando a noite toda nas portas de suas casas. Eles insistem em abrir a cancela noturna da Terra Indígena, originada de um antigo acordo para que a BR-174 passasse por ali.

 Com Tudo 
* Durante o cumprimento de agenda da bancada federal de Roraima para tratar sobre o andamento dos processos de enquadramento dos servidores dos ex-territórios, o deputado Haroldo Cathedral sugeriu a criação de um grupo de trabalho, com a participação de representantes das bancadas dos três Estados, Roraima, Amapá e Rondônia, além de técnicos que façam a interlocução entre os demais parlamentares e o Ministério da Economia. A proposta do deputado é que este grupo possa dar celeridade ao processo de transposição.

Os deputados Haroldo Cathedral e Hiran Gonçalves, durante recente reunião da bancada federal de Roraima para tratar do enquadramento de servidores do ex-Território

Waimiri-Atroari
* Para que a cancela noturna da Reserva Indígena Waimiri-Atroari seja aberta, os políticos aludem ao direito constitucional de ir e vir, mas não falam que isso tornaria a vida dos indígenas que moram naquelas terras um verdadeiro inferno. Os índios também têm direito de dormir à noite, senhoras e senhores.
* A propósito, não é verdade que ninguém pode sair por terra de Roraima durante a noite. Os ônibus de todas as empresas de transporte coletivo interestaduais passam por lá de madrugada todo santo dia que Deus dá.

Waimiri-Atroari
* Na verdade, a quem interessa mesmo viajar de madrugada? Talvez ladrões de veículos, traficantes, fugitivos do sistema prisional e outros da mesma laia, né? Abrir aquela cancela para todos durante a noite, além de perturbar os moradores do lugar, no caso os índios Waimiri Atroari, terá outras implicações. 
* Um ladrão que roubar um carro aqui no começo da noite, vai amanhecer o dia em Manaus e ninguém nunca mais verá esse veículo. E o número de acidentes na sofrível BR-174 por certo aumentará.

Alessandra e Mauro Campello, em clic exclusivo para a Coluna  - Foto: Luan Pablo Amarante

Das Artes 
* Todo artista visual que desejar expor suas obras no Sesc Roraima, deve se apressar, pois as inscrições gratuitas para seleção de projetos culturais encerram-se dia 20 deste mês. A proposta deve ser inédita, individual ou coletiva, e o artista deve residir em Roraima.
* São duas categorias abertas: 1) Projeto Exposições de Arte, edital disponível no endereço eletrônico: https://bit.ly/2MUU8WS; e 2) Projeto Interarte, edital disponível em: https://bit.ly/2RQsPOe. Para saber mais, basta acessar o site: www.sescrr.com.br.

Das Artes II
* De acordo com o coordenador de Cultura do Sesc, Para Matheus Vasconcelos, os projetos do órgão têm o objetivo de fomentar a produção artística em Roraima, o que consequentemente valoriza os artistas locais, por meio da promoção dessas importantes iniciativas.
* Esses projetos visam também difundir e valorizar a obra de arte contemporânea e popular. Além de estimular a formação de público em arte e cultura por meio de ações arte-educativas, são fundamentais para a promoção da diversidade cultural.

O líder indígena Dílson Ingaricó e seu professor orientador, Ronaldo Lobão - Foto: Luan Pablo Amarante

#Rápidas
* A página de hoje é dedicada à querida amiga Sâmara Silva, que inaugura idade nova nesta quinta-feira. 
 Também recebendo kilométricas homenagens hoje, a dinâmica e atuante Camila Dan, que fica um ano mais ma-ra-vi-lho-sa.
* Ainda de aniversário nesta quinta, Roberto Santos, Marta Izabel Rocha e Conceição Escobar. 
* O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, e comitiva estiveram no início desta semana visitando parte das comarcas do interior, onde apresentou medidas para reforço na segurança das unidades judiciais de Roraima.
* Foi a primeira visita do presidente às unidades do TJRR no interior do Estado, oportunidade em que realizou a entrega de portais detectores de metais para cada comarca. 
* Durante a visita, o desembargador presidente anunciou a formalização de um termo de cooperação técnica com a Polícia Civil do Estado.
* A partir de agora, o transporte e a guarda de armas de fogo apreendidas pela polícia têm o trânsito regulamentado até a realização da perícia, evitando que qualquer situação ocorra com os objetivos ou profissionais envolvidos no trâmite processual de cada caso.

Ana Zuleide e Mauro Schmitz no clic de Luan Pablo Amarante  - Foto: Luan Pablo Amarante

Tá Valendo
Posse 
* O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima realiza a sessão solene de posse da procuradora-geral de Justiça, Dra. Janaina Carneiro, e da corregedora-geral, Dra. Cleonice Andrigo, para o biênio 2019/2021, às 10h de sexta-feira, 15, no auditório do MPRR. 

Procon/ALE
* Sexta-feira, 15, é comemorado o Dia Nacional do Consumidor. Em alusão à data, uma equipe do Procon Assembleia está realizando desde durante toda a semana uma caminhada para levar informações aos lojistas e consumidores dos centros comerciais de Boa Vista.

O psicólogo Sebastião Diniz Neto, recebendo hoje quilométricas homenagens por conta de sua troca de data. Na foto, ele divide clic com o professor Marcos Braga, em recente viagem ao Marrocos

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!