Por Shirley Rodrigues
Em 15/06/2019

 Com Nada 

* O Serasa Experian, realizou esse ano um levantamento sobre o número de consumidores inadimplentes em Roraima, que chegou a 209 mil pessoas. Traduzindo em bom português, 61,9% da população adulta do Estado não consegue pagar ao menos uma dívida, o que colocou nosso estado em primeiro lugar no ranking nacional de inadimplência. De 2018 pra 2019, foi constatado aumento de cerca de 12,63%.

 Com Tudo 

* Desde ontem, está acontecendo na cidade o “Arraiá dos Namorados do Pátio Roraima”, que prossegue até domingo com extensa programação em comemoração ao Dia dos Namorados e São João. Na programação, varios shows musicais, concursos, apresentações de quadrilhas juninas e outros grupos folclóricos, além do “Arraial dos Pets” e oficina para as criança e mais de 20 stands de vendas, com produtos diversificados. 

 Weber Negreiros e sua linda Angélica Silva: clima de romance no ar 

Sábado

* Na Programação deste sábado 15, no Arraiá dos Namorados do Pátio Roraima Shopping tem, a partir das 16h, o Arraiá Pet (primeiro piso);
Pátio Kids Especial Arraiá (segundo piso); Feira das Nações – Escola Objetivo Macunaima.
* A partir das 19h acontece a apresentação da Realeza Junina de Roraima; Quadrilha Explosão Caipira entra no circuito às 21h e Anne Louise Sanfoneira com Trio Flor do Norte às 21h30.

Domingo

No domingo, 16, a programação do Arraiá dos Namorados do Pátio Rorima Shopping, inicia com a apresentação da Realeza Junina de Roraima, às 19h e o Grupo Folclórico Wazaká Tribal, às 19h30.
* O Grupo Dekameron Show, será 20h e o Show com Dinho Lafayertas às 21h. O encerramento do evento acontecerá a partir das 21h30 com a Banda Forrozão Sacolejo. 

Da Mosca

*O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União de ontem a decisão de que oito localidades de Roraima estão proibidas, por tempo indeterminado, de exportar frutos por conta do foco de mosca da carambola. 
* A medida visa maior garantia de segurança fitossanitária, além de impulsionar competitividade da fruticultura brasileira no mercado externo.

Niria Mora, trocando de data hoje, ao lado de Gilmar Viana 

Detran

* Ontem, durante reunião do Planejamento Estratégico do Detran 2019 -2022, foi apresentado um plano, cuja meta é até 2022, reduzir em 20% o número de acidentes de trânsito.
* No referido plano, entre os principais objetivos, está a intenção de modernizar o parque tecnológico, descentralizar os serviços e fortalecer as atividades de educação para o trânsito, o que deve ocasionar a redução de acidentes.

Coletivo 

* Roraima terá este ano o primeiro casamento coletivo LGBTQ+ do estado. A iniciativa deve-se à parceria entre a Associação Estadual pela Diversidade Sexual (Grupo DiverRRsidade), Associação das Mães pela Diversidade e Cartório Loureiro.
*De acordo com a Associação de Mães pela Diversidade, Viviane Morales, a cerimônia está prevista para o dia 29 de agosto e deverá unir 12 casais. 

O promoteur Nerley Guerreiro e a bela Rayane Cristina Oliveira 

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada ao brilhante cirurgião plástico, Eduardo Alencar, que neste sábado recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data. 
* Também recebendo cumprimentos pela transcorrência de sua idade nova hoje, o deputado Gabriel Picanço e a maravilhosa Maria Helena Veronese. 
* Amanhã quem está de aniversário é Sueda Marinho, Flávio Chaves, Vivaldo Barboza Filho, Maria Celina Carvalho e Ulisses de Melo Amorim. 
* No encerramento do “Seminário Regional da Promoção e Defesa da Cidadania”, promovido pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos) e pelo Parlamento Amazônico, no Amazonas, os mediadores dos três grupos de trabalho fizeram uma importante proposta.
* Eles sugeriram a outros estados a implantação do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) e de uma Procuradoria Especial da Mulher, a exemplo do que ocorre na Assembleia Legislativa de Roraima.

Perfil

Dra. Jandira Negreiros: “Incorporamos novas tecnologias e automação para os exames realizados e um investimento contínuo em qualificação de toda a equipe”

* Dra Jandira Freitas de Morais Negreiros é formada em Farmácia – Bioquímica – na Universidade Federal do Ceará em 1983. Fez especialização em Hematologia e Hemoterapia (1986) e Análises Clínicas (1988), na mesma instituição. Atuou no Hemocentro do Ceará até 1989, ano em que se mudou para Boa Vista/RR e começou a trabalhar em Postos de Saúde exercendo sua profissão em vários locais, entre os quais o Laboratório Central, Maternidade, Coronel Mota e no Hemocentro de Roraima. Em 1994 instalou seu próprio Laboratório, o Hemolab, que ao longo dos anos se consolidou como referência de excelência em serviços e investiu na automação e informatização. Em 1999, o Hemolab foi integrado ao Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que mensalmente avalia o laboratorio, e em 20 anos consecutivos tem obtido a classificação de EXCELENTE. Nesses 25 anos de existência, o Hemolab ampliou a prestação de serviços com instalação de novos postos de coleta, além do serviço de coleta em domicílio, gerando 32 empregos diretos e outros tantos indiretos. Sob a direção geral da Dra. Jandira, que tem vários prêmios e comendas locais e nacionais e é vice-presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, o Hemolab vem contribuindo tanto na geração de emprego e renda, quanto na qualidade de vida e saúde do roraimense. Agora dispõe de tecnologia de última geração e diversos exames não precisam mais ser enviados para fora do Estado, pois são realizados aqui mesmo, no Laboratório Hemolab.

* Como se deu a escolha da sua profissão?

A partir do exemplo do meu pai, o Dr. Alexandrino, farmacêutico da cidade de Pedro II – Piauí, percebi ser esta a minha profissão e que poderia contribuir com a sociedade a partir do conhecimento científico e doação ao próximo.

* O que a trouxe a Roraima?

A transferência do meu marido para uma repartição pública federal me levou a descobrir uma região com possibilidades de desenvolvimento profissional.

* Com ampla e reconhecida atuação no serviço público e voluntariado, o que a levou a empreender implantando o Laboratório Hemolab?

O Hemolab é a consequência e projeção do que sempre acreditei em um serviço de saúde: comprometimento com o paciente e busca incessante por um padrão humano, científico e empresarial, com excelência.

* Que tipos de exames o Hemolab realiza?

Realizamos a cada dia mais exames em Boa Vista, um desafio de investimento e dedicação. Hoje realizamos no Hemolab mais de 1500 exames, com equipe e recursos tecnológicos próprios nas áreas de bioquímica, hematologia, coagulação, imunologia para hormônios e doenças infecciosas, microbiologia, parasitologia e urianalise.

* Sobre os pontos de coleta e a coleta em domicílio?

Os postos de coleta servem para os pacientes terem a opção cômoda de se deslocarem àquela unidade Hemolab mais próxima de sua residência, a fim de realizarem suas coletas de sangue com qualidade e segurança que um processo pré-analítico requer. Estamos investindo também na Coleta Domiciliar para oferecer mais um recurso àqueles pacientes com limitações de locomoção ou que achem conveniente utilizar o serviço no conforto do seu lar.

* E quanto à automação e informação?

Um laboratório com o desafio e padrão do Hemolab, hoje, precisa ter todo o sistema automatizado desde o registro da coleta até a emissão do laudo. Mesmo com toda essa tecnologia, as pessoas seguem sendo muito importantes para a Equipe Hemolab, porém com um contexto tecnológico em que a possibilidade de acerto seja a melhor. Os clientes podem ter seus laudos disponíveis pelo sistema, através do nosso site, e adiantar o cadastro de atendimento pelo aplicativo whatsapp, usando a tecnologia a serviço do ser humano.

* Com relação aos certificados de Excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ)?

Contamos com um rigoroso sistema de qualidade interno e externo. Diariamente avaliamos se os nossos equipamentos e métodos estão no padrão de excelência e ainda somos avaliados mensalmente pelo PNCQ, que compara os nossos resultados com mais de 5000 laboratórios do país e classifica o Hemolab como excelente, o que garante a qualidade dos exames realizados no laboratório ou em outro grande centro do país.

* Como pioneiro, o Hemolab agora realiza todos os exames em Roraima mesmo. Como se deu esse investimento?

Avançamos todos os dias para realizar mais exames em Boa Vista, assim mantemos maior controle dos processos e colaboramos para que os médicos diagnostiquem mais rapidamente os pacientes. O investimento é contínuo e recentemente foi na área de imuno hormônios, que nos permite identificar aqueles relacionados com fertilidade, tireoide, problemas metabólicos, doenças infecciosas como as hepatites e marcadores tumorais que contribuem para um diagnóstico precoce de diferentes tipos de câncer, através de equipamentos e tecnologia de ponta.

* Nos fale resumidamente sobre a trajetória do Hemolab nesses 25 anos:

Uma trajetória de luta, fé e dedicação. Não apenas mina, como diretora, mas também de toda uma equipe comprometida com os desafios diários que o serviço de saúde exige. Em 1994 começamos apenas com uma flebotomista, porém determinados a atender os nossos clientes, firmes aos valores e propósitos do Hemolab. Incorporamos novas tecnologias e automação para os exames realizados e um investimento contínuo em qualificação de toda a equipe. Hoje, completando já 25 anos de história, só podemos ser gratos pelas conquistas alcançadas e aprender com cada passo que demos ao longo destes anos.

* Que mensagem a Diretora do Hemolab deixa a população?

Uma mensagem de fé, esperança e gratidão pela confiança depositada ao longo destes anos. Isso me anima e motiva a seguir em frente junto com toda minha equipe, investindo em conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento desse Estado promissor que escolhi para viver.

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social