Social

Coluna social 16 07 2019 8561

 Com Nada 

* Iniciamos a semana, com uma denúncia pra lá de preocupante, feita por um servidor da Polícia Civil do Estado. Ele disse que as Delegacias de Roraima podem parar de funcionar por falta de papel e combustível para as viaturas. Ele declarou ainda que esses problemas já são antigos e como não está havendo reposição de papel nas Delegacias, a pessoa que vai fazer um Boletim de Ocorrência tem de levar o papel para que o termo seja efetuado, mas também não tem impressora. E como não há combustível, os policiais não irão sair a pé pra investigar, então melhor não registrar BO. Traduzindo: estamos entregues a nossa própria sorte.

 Com Tudo 

* Único brasileiro entre os 5 autores mais vendidos na Festa Literária Internacional de Paraty 2019, o indígena Ailton Krenak lançou “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, o terceiro livro mais procurado na FLIP. E durante sua palestra, Ailton Krenak, que é reconhecido como uma das mais proeminentes lideranças indígenas do país, foi questionado sobre os autores indígenas que os brancos deveriam prestar mais atenção. Na lista, um dos primeiros nomes citados foi o do roraimense Cristino Wapichana.

Juliana Hinterholz e Ney Maison: parceria especial para um Dia de Degustação no Gran Maison Bistrô

Do Massacre

* O documentário da Fundação Robert F. Kennedy, em parceria com o Foro Penal, sobre a crise humanitária na Venezuela, contradiz a maioria das reportagens da imprensa brasileira, que tratou o massacre de Kumarapacay como um confronto.  * O documentário deixa claro que os indígenas Pemon de Kumarapacay, não possuíam armas e mesmo assim foram atacados, mortos e feridos a bala pelos militares venezuelanos. Uma verdadeira chacina, tratada por aqui como um mero confronto e não como um massacre que realmente foi.

Do Massacre II

* O documentário sobre o massacre dos Pemon de Kumarapacay veio a público com narração do ator Wilner Valderrama, expondo ao mundo esse terrível crime contra a humanidade. A iniciativa é fruto da visita de Kerry Kennedy e comitiva a Roraima em fevereiro deste ano. * Esse significativo trabalho, contou com a parceria do Foro Penal, representado pelo advogado Olnar Ortiz e pela Karina Mora Castillo, que vive atualmente em Boa Vista. As reportagens dela foram inclusive citadas pelos chefes de Estado durante a reunião de Cúcuta, na Colômbia.

A atleta de Jiu-Jitsu Inajara da Silva, dividindo clic com a deputada Betânia Almeida (PV) 

Beneficente 

* Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, estará realizando um passeio ciclístico em prol da Paz e da Conciliação no próximo domingo, 21, com concentração às 15h e largada às 16h. Poderão participar do evento pessoas de todas as idades.  * As inscrições estão sendo realizadas no Tacacá da Irene, Sabores da Sopa e no momento da 1 quilo de alimento não perecível destinado a famílias carentes. Os interessados poderão efetuar inscrições no dia do evento. Mais informações: 99118-6499 / 99166-6283

Importante 

* A Associação RADARR – Rede de Apoio e Defesa dos Animais de Roraima – RADARR, com três anos de existência, vem atuando na defesa dos animais de rua, cuidando, protegendo e realizando resgates. Porém, uma das principais dificuldades tem sido o atendimento veterinário. * Recentemente, a associação participou do edital do “Movimento Bem Maior” (idealizado por Elie Horn, Eugenio Mattar, Luciano Huck e Rubens Menin), para montar uma clínica veterinária e ficou classificada entre os 100 projetos, mas necessitam de votos pra ficar entre os 50 mais votados.

 A jornalista Karina Mora Castillo (Foro Penal) teve fundamental importância na vinda de Kerry Kennedy a Roraima e no consequente documentário sobre o massacre dos indígenas Pemon de Kumarapacay 

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada ao querido amigo Edmilson Junior, por conta de sua troca de data.  * Inaugurando idade nova nesta terça, Alex Viana, Nazareno Soares, Rebeca Lopes e o Sr. Raimundo Marques. *O Sebrae/RR iniciou ontem cronograma do segundo semestre do projeto Sebrae em Ação, com atendimento móvel no bairro Cidade Satélite, que acontecerá até dia 19, na Av. Dom Aparecido José Dias, 151 (Estacionamento do supermercado Goiana).  * A Unidade Móvel do Órgão atende das 8h às 12h e das 14h às 18h e durante toda a semana serão ofertados serviços gratuitos, como capacitações, atendimento empresarial, oficinas, consultorias e orientações técnicas. * A programação também inclui oficinas e palestras, em uma sala do Supermercado Goiana. Nesta terça, 16, das 18h30 às 21h30, será ofertada a oficina com o tema “Planejando Ideia de Negócios”, que abordará as características empreendedoras.  * Em seguida, acontecerá a palestra “Como elaborar fluxo de caixa”, com informações estratégicas para a tomada de decisão financeira. * Juliana Hinterholz (Delícias da Ju), em parceria com Ney Maison, estará realizando um Dia de Degustação de doces finos no Gran Maison Bistrô (A. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3427/ em frente ao HGR), dia 28 deste mês, à 1h. 

A modelo roraimense Maria de Jesus está novamente em São Paulo para mais uma temporada de trabalho 

Tá Valendo Apoio 

* Eleita por duas vezes consecutivas como a melhor lutadora de Jiu-Jitsu da sua categoria em Roraima, a atleta Inajara da Silva se prepara para mais um desafio, no próximo dia 18 de agosto, no Abu Dhabi International Pro Jiu-jitsu Championship, o mais importante evento do esporte. A deputada Betânia Almeida (PV) garantiu a participação com as passagens e um novo kimono. A atleta também conta com o apoio da Premol.      Bem vindo 

* Recentemente, o Pátio Roraima Shopping deu as boas vindas ao novo gerente financeiro comercial do grupo: Fabio Saltoris, um carioca que já fazia parte do time Saphyr antes de fixar residência no extremo Norte do país. Ele é administrador de empresas com experiência no ramo e seu último local de trabalho foi o shopping Via Verde, no Acre. 

O carioca Fabio Saltoris é o novo gerente financeiro comercial do Pátio Roraima Shopping