Por Shirley Rodrigues
Em 18/05/2019

 Com Nada 

* As movimentações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes trouxeram a público dados alarmantes. Estudo oficial feito pelo Ministério da Saúde revelou que 67% das vítimas de abuso sexual (pasmem!!!) têm entre 10 e 14 anos. Porém, infelizmente, isso não é o dado mais estarrecedor. O mesmo trabalho detectou que criancinhas de 1 a 5 anos de idade representaram 51% dos casos de violências sexuais nos últimos seis anos.

 Com Tudo 

“Branding Estratégico para Empresas de Moda”, é como se chama a palestra que o SEBRAE/RR promoverá dia 24 deste mês com o renomado Ronaldo Fraga, reconhecido como um dos principais estilistas no que se refere à moda com DNA do Brasil. A Palestra será das 19h às 22h, no auditório Macunaima, Edifício Airton Dias, Rua Gov. Aquilino Mota Duarte, 1771 - Bairro São Francisco. E as inscrições estão abertas pela Central de Relacionamento do Órgão: 0800 570 0800.

O psicólogo Sebastião Diniz Neto com os médicos Rogério Assunção, Fabiana Zimmermann e Anete Vasconcelos, durante importante capacitação

Da Corrida

* Será neste domingo, 19, a 2ª Corrida de Rua da Defensoria Pública do Estado de Roraima, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos de Roraima
* A corrida estava programada para ocorrer na Avenida Ville Roy, mas uma recomendação do SMTRAN, o trajeto de 5km mudou para a Av. Getúlio Vargas, onde é mais tranquilo. A concentração será às 17h no estacionamento do Estádio Canarinho e a largada às 17h30. 

Encceja

* As inscrições para o Encceja (Exame Nacional Para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) começam na segunda-feira, dia 20, oportunidade para que jovens e adultos que por algum motivo não tenham concluído seus estudos na idade apropriada, o façam através desse programa.
* As inscrições podem ser feitas até o dia 31 deste mês, no site www.enccejanacional.inep.gov.br/encceja . A aplicação das provas está agendada para o dia 25 de agosto, pela manhã e tarde.

De Volta

* A Justiça determinou o retorno do juiz Cezar Alves, ao Tribunal de Justiça de Roraima. Há três anos, ele havia sido aposentado compulsoriamente.
* Agora, além da volta imediata, ele obterá também os salários atrasados e recupera sua posição na escala de juiz mais antigo do TJRR.

Dannyelle e Patrício Araújo, celebrando a idade nova do herdeiro Pedro Henrique 

Importante 

* Uma equipe de profissionais de saúde, entre os quais o psicólogo e ativista Sebastião Diniz Neto, os médicos Rogério Assunção, Dr. Fabiana Zimmermann e Anete Vasconcelos estão participando de capacitação com outros profissionais da área de saúde. 
* A referida capacitação destina-se ao Manejo clínico do HIV e da Sífilis nas 34 unidades saúde de Boa Vista, que realizarão o atendimento para os novos casos de HIV no município. 

Importante II

* De acordo com Sebastião Diniz Neto, coordenador do DiveRRsidade, que atua nessa área desde 2015, o tratamento compartilhando com o SAE , visa principalmente desafogar o Estado, e desta forma melhora a qualidade de vida de novos diagnosticados na capital. 
* É o “cuidado compartilhando na atenção primaria”, com pessoas diagnosticadas precocemente e fazendo tratamento para suprimir a carga viral de transmissão da infecção pelo HIV. 

O presidente do CEDCAR (Conselho Estadual da Criança e do Adolescente), Paulo Thadeu Neves, dividindo clic com Ida Pietricovsky, Oficial de Comunicação do UNICEF- Amazônia Legal 

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada ao Dr. Haroldo Amoras que neste sábado recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.
* Também à maravilhosa maestrina Miriam Blós, artista de quinta grandeza e extraordinária pessoa.
* Ainda de aniversário neste sábado, Eva Rodrigues, Anita Melo, Tenildo Teixeira e Danielle Aires do Nascimento. 
* Amanhã, quem inaugura idade nova é o empresário Arthur e a marchand Edy Cardoso, musa inspiradora do renomado artista plástico Augusto Cardoso.
* Também de aniversário hoje, Suzana Pereira, Amanda Deus, Dr. Elidoro Mendes e a colega jornalista, Airlene Carvalho 
*Neste sábado, 18, tem a balada ‘El Toro’, na Boa Vista Music. Informações sobre camarotes e ingressos pelo telefone 98116-7354.


 Perfil 

Zezé Maku: “Fascínio cenográfico, musical e cênico fazem parte da riqueza dos conteúdos de minhas obras”   

* Zezé Maku, nome artístico do escritor maranhense José Miranda de Aquino, professor que mora em Roraima há 40 anos e é um dos poucos artistas vivos a integrar no Mapa literário do Brasil ao lado de grandes homens da literatura brasileira , como: Jorge Amado , Ariano Suassuna, Clarice Lispector , Cora Coralina , Guimarães Rosa, Aloísio de Azevedo , Mario de Andrade, Renato Russo , entre outros . Zezé também é cordelista, poeta popular e suas obras pela pesquisa oral junto às etnias setentrionais e há 32 anos , pesquisa junto à cadeia lendária e mitológica do Monte Roraima. Autor das obras: Amazônia e animais ameaçados de extinção; Coleção literatura de Cordel; O Reino de Makunaíma e sua chefia da fauna; Animais em extinção ( volume 1,2 e 3), Zezé MAKU participa do conselho de ética do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal; chefiou o Stand da Floresta na 34ª Feira do Livro de Brasília em 2018, onde trouxe literaturas poéticas e populares, música, cenografia e intervenções artísticas voltadas para a educação ambiental infantil e reeducação neste campo das demais faixas etárias . Seu Livro “O Reino de Makunaima e sua chefia da fauna“ entrou na Base Nacional Curricular do Estado de Roraima nas categorias Língua Portuguesa , Inglesa e Espanhola. Além disso, faz apresentações nas Escolas de literatura, ecologia e educação ambiental.


* Como a literatura surgiu na sua vida?

Surgiu no período de alfabetização, pois com a carta do ABC a professora improvisava a criação de quadrinhos e assim veio a leitura das obras de cordel e os contos infantis em prosa e verso.

* Quando começou a se interessar pela pesquisa cultural?

Movida pela farta curiosidade, oriunda da alfabetização poética, veio a vontade por conhecimentos e o único meio eram os livros, as prosas de trancoso, as cantorias e os folguedos populares.

* E com relação à defesa da Fauna e da Flora?

Muito cedo eu descobri a sustentabilidade ambiental nas obras de Monteiro Lobato.

* A mitologia é muito presente nas suas obras. De onde advém essa influência ?

Sempre fui curioso para saber sobre ancestralidade e culturas mães. Daí parti para pesquisa bíblica, africana, grega e indígena.

* Como se sente figurando entre as grandes estrelas literárias do nosso país, como Jorge Amado , Ariano Suassuna, Clarice Lispector, Cora Coralina, Guimarães Rosa, Aloísio de Azevedo, Mario de Andrade, entre outros nomes constantes do Mapa Literário do Brasil?

Sinto-me confortável pelo reconhecimento das mídias modernas e tradicionais do público, e da crítica popular.

* Atualmente você tem estado em locais públicos como pontos turísticos, disponibilizando suas obras, o que levou a ter essa iniciativa?

Sempre associei criação com demonstração aos maiores instrumentos que o artista popular dispõe para divulgar suas criações. 

* Suas palestras públicas são verdadeiros shows, graças ao apelo visual das Instalações que o acompanham. Você acredita que esse aspecto contribui para a melhor absorção das mensagens em defesa do meio ambiente por parte da plateia?

Fascínio cenográfico, musical e cênico fazem parte da riqueza dos conteúdos de minhas obras.   

* O que deve fazer uma escola ou instituição que queira uma palestra ministrada por Zeze Maku.

Entrar em contato: zezemaku@hotmail.com

* Sobre os seu amor pelos animais?

“ Sem a fauna não há flora, sem a flora não há água e cada doce bacia, nos extermínio deságua e o ser humano um dia entrará nessa agonia de se afogar em sua mágoa”. 

E pela natureza de modo geral? 

Porque tenho consciência de que se algum dia esta for destruída (a natureza), não vamos sobreviver nos alimentando, respirando e comendo dinheiro. 

* Que mensagem Zeze Maku deixa para as novas gerações?

Façamos da vida uma caminhada de respeito ao nosso plano e tudo que nele há, porque aqui somos apenas momentos, em um desses momentos, alçamos voo de volta ao ninho do criador e temos que prestar contas da nossa caminhada.    

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social