Social

Coluna social 20 07 2019 8591

 Com Nada 

* Ta rolando o maior zum-zum-zum, sobre o aplicativo de envelhecimento de fotos que viralizou entre famosos e anônimos. Tudo porque, o criador do Face App é uma empresa Russa, que repassa informações pessoais dos usuários a terceiros, de forma legal, pois isso está implícito nos termos de uso do APP. Só pra se ter uma ideia, o senador americano Chuck Schumer pediu ao FBI que investigue os riscos de segurança nacional nos Estados Unidos. 

 Com Tudo 

* Neste sábado, um dos points mais concorridos da cidade, voltará a funcionar, após temporada de portas fechadas pra reforma. Estamos falando do Antique Pub, que tem sua reabertura hoje, a partir das 21h. O point funcionará todos os sábados com sua tradicional balada e as sextas-feiras com programação diversificada. O ambiente, totalmente repaginado, promete ser surpresa para os frequentadores.

O presidente interino da Venezuela, Juan Guaido, com o jornalista venezuelano Carlos Javier e o documentarista baiano, Dado Galvão 

Voluntários 

* O Centro de Valorização da Vida (CVV) em Boa Vista, realizará uma seleção para novos voluntários a partir da próxima segunda-feira, 22. Os interessados precisam participar de um curso que dura uma semana. * A capacitação ocorrerá no auditório do Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima, Campus Paricarana, no bairro Aeroporto. Para participar, os candidatos precisam ser maiores de 18 anos e devem ter tempo disponível para prestar apoio emocional às pessoas que buscam atendimento por meio do número 188.

Recondução

* O superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Roraima, Antônio Adesson Gomes dos Santos, foi reconduzido ao cargo e já tomou posse, em Brasília. * Ele foi empossado pelo presidente do Órgão, João Carlos de Jesus Corrêa, no mesmo ato que deu posse aos superintendentes do Mato Grosso, Ivanildo Teixeira Thomaz, e do Rio de Janeiro, Cassius Rodrigo de Almeida Silva.

Isabella Dias e Hugo Santos, no clic de Luan Pablo Amarante, exclusivo para a coluna 

Mistério

* Primeiro o venezuelano foi preso por suspeita do assassinato do empresário Antonio Coelho de Brito. Daí o amazonense confessou o crime mas acusou o venezuelano de ter roubado seu celular. Resumo da ópera: o assassino confesso foi solto e o acusado de roubar o celular continua preso, apesar do pedido de soltura da Defensoria. * Na verdade, alguém sabe dizer de que marca era esse celular, qual a operadora, o DDD, o número e até que dia ele funcionou? Sim, porque até agora ele não apareceu. Será que ele existiu mesmo? #Mistério !

No Pátio 

Pra quem não sabe, o Pátio Roraima Shopping dispõe de uma internet de alta qualidade e quem quiser trabalhar no ambiente climatizado do shopping é só levar seu notebook! Se quiser apenas usar as redes sociais ou trocar mensagens, fazer chamada de vídeo, também pode. * Tudo isso com muita rapidez e facilidade, já que a internet do Pátio é de fibra ótica liberada para todos os clientes. Para conectar, é super simples: basta procurar a rede “Super Wi-fi Pátio All Fiber”, clicar em entrar, preencher os campos com seus dados e pronto. 

 Dr. Antonio Evangelista Junior, trocando de data hoje 

#Rápidas * Inaugurando idade nova neste sábado, José Daniel de Sá, Cinthia Rebouças e João Roosevelt Filho  * Domingo, quem inaugura idade nova é Ricardo Alves Reis e Claudia Soligo.  * O Cerimonial da Universidade Federal de Roraima reunirá os prováveis graduandos do semestre 2019.1 na 2ª e última Reunião, dia 29, segunda-feira, no Salão Nobre da Reitoria, às 15h. * O encontro será para tratar acerca da Solenidade de Outorga de Grau, oportunidade em que serão recolhidas as fichas com os dados de cada curso (nome do aluno responsável pela turma, patrono, paraninfo, orador, juramentista, nome da turma e professores homenageados).  * Tudo isso, para a realização do sorteio da composição da mesa de honra e do orador de cada noite.  * Também nesse dia os formandos deverão repassar ao Cerimonial a música escolhida para o momento da entrega do diploma (um arquivo por curso).

 Perfil 

Iná Carolina: “ … temos muitos profissionais brasileiros sendo contratados por estúdios estrangeiros”.

A roraimense Ina Carolina é ilustradora e artista 3D, nascida em Boa Vista-RR, formou-se em Publicidade e Propaganda e a atualmente mora em São Paulo, onde estudou animação 3D, escultura e ilustração.

Começou trabalhando em estúdios de animação 3D, fazendo modelagem de personagens e cenários para filmes publicitários. Se interessou por ilustração e em 2015 produziu a primeira publicação, o quadrinho independente “Apneia”. No ano seguinte foi convidada por Fernanda Takai para ilustrar o livro de sua autoria, “O Cabelo da Menina”, para o projeto “Leia para uma criança”, do banco Itaú. O livro ganhou o 59º Prêmio Jabuti na categoria infantil digital e posteriormente foi Publicado em brochura pela editora SESI-SP. Desde então Ina Carolina vem desenvolvendo paralelamente trabalhos de modelagem 3D e ilustração para livros infantis e didáticos e se dedicando também a produções autorais como o seu mais recente trabalho, o livro “As Certezas de Joana”, lançado em maio deste ano. Para fazer contato com Ina Carolina é só acessar: Site/Portfolio: www.inacarolina.com

Loja/comprar o livro: lojinha.inacarolina.com Instagram: @inacarolina

* Quando você soube que tinha talento para essa área?

Desde pequena sempre gostei de desenhar. Por ser uma garota muito tímida, o desenho acabou sendo a forma que achei de me expressar, falar com as pessoas, fazer amigos, me fazer notar. Nesta época eu não poderia nem imaginar que isso se tornaria uma profissão.

* Como começou a fazer ilustrações?

Como eu disse anteriormente, o desenho me acompanha pela vida como uma segunda voz, mas tenho como um divisor de águas o convite da Fernanda para ilustrar o “O Cabelo da Menina”. Eu já tinha feito outros trabalhos pequenos de ilustração, mas este foi o que me fez entender que eu poderia, sim, fazer disso uma profissão.

* Como você avalia o mercado na área de Modelagem e Animação 3D?

O Mercado de Animação 3D no Brasil continua crescendo, apesar de não ser com a mesma velocidade de antes. A qualidade da produção brasileira é cada vez mais alta e nossos profissionais não deixam
nada a desejar em relação aos de fora, tanto é que temos muitos profissionais brasileiros sendo contratados por estúdios estrangeiros.

* Sobre a sua parceria com Fernanda Takai no livro “O Cabelo da Menina”?

Esse encontro com Fernanda foi curioso. Aconteceu através do Instagram, eu não me lembro muito bem quando, mas ela começou a me seguir e acompanhar minhas postagens e aquilo pra mim já era o máximo, pois eu sou fã do trabalho dela no Pato Fu desde meus 13 anos, jamais poderia imaginar que um dia trabalharíamos juntas. O convite para ilustrar o livro me pegou de surpresa. Na época minha filha estava com 3 meses e eu não sabia muito como ia fazer pra voltar a trabalhar dentro dessa nova rotina. E nada melhor do que um convite irrecusável desses pra nos tirar da zona de conforto.

* Você tinha noção que esse trabalho teria toda essa repercussão?

Eu sabia que o livro teria um grande alcance, pois a autora era Fernanda Takai. O livro integraria o acervo de um projeto bastante conhecido que é o “Leia para uma criança”, do Banco Itaú, mas jamais imaginaria que seria um trabalho premiado.

* Como recebeu a notícia que trabalho foi o vencedor do 59º Prêmio Jabuti?

Quem me avisou foi a Fernanda e ficamos super felizes. Mas eu tenho que admitir que a ficha só caiu no dia da cerimônia de entrega do prêmio, quando eu estava lá no meio de tantos autores incríveis que fizeram parte da minha formação como leitora e que certamente me trouxeram até aqui.

* Sobre seu recém lançado livro “As Certezas de Joana”?

“As Certezas de Joana” conta a história de uma garotinha que gostava de colecionar certezas e como ela se relaciona com essas certezas ao longo da vida. O livro é uma produção independente, foi escrito e ilustrado por mim e teve a impressão viabilizada através de financiamento coletivo.

* Quais são seus projetos a curto, médio e longo prazo?

No momento estou ilustrando dois livros infantis de outros autores e um livro de minha autoria, mas ainda tenho muitas histórias para contar.

* Que conselho você daria aos jovens, como você, que tenham o desejo de atuar nessa área?

Não há dom! As pessoas acreditam muito nesse conceito de que alguém que “sabe” desenhar nasceu com o dom, e isso não é verdade. Existe sim a afinidade, o gostar, o desejo de querer sempre melhorar, portanto há muito mais estudo e dedicação por trás de um bom ilustrador do que mesmo um dom.

* Deixe sua mensagem à população

Boa Vista me trouxe ao mundo, me criou e me inspirou.