Economizando

Como controlar o cartao de credito 11746

Como controlar o cartão de crédito?

Tido por muitos como um dos grandes vilões do endividamento, o cartão de crédito é realmente a dívida mais comuns entre os brasileiros, e entre os roraimenses o cartão de crédito ocupa o primeiro lugar na lista das dívidas. Mas será realmente que ele é o vilão? Ou é você que se auto sabota? Você sabe realmente o que é um cartão de crédito?

Segundo a pesquisa “Uso do Cartão de Crédito 2019”, feita em conjunto pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cinco em cada dez consumidores que utilizam o cartão já ficaram com o nome sujo por falta de pagamento da fatura. Isso é culpa do cartão ou da sua falta de controle?

Além de prático, o cartão de crédito é um item indispensável no nosso dia a dia, concorda? Se você concordou, você está errado. O dinheiro é indispensável, o cartão de crédito não. Se você controla seus gastos, sempre paga o valor do total da fatura e já usa os benefícios do cartão a seu favor, pode parar de ler aqui mesmo. Agora se você só paga o valor mínimo da fatura, usa o cartão de crédito como se fosse salário e não faz ideia dos benefícios que está perdendo, continue lendo que tenho algumas dicas pra você.

Se você não consegue controlar seu próprio dinheiro, como vai controlar o dinheiro dos outros? Porque é isso que o cartão de crédito é, dinheiro do banco. E lá vai a primeira dica:

1. Entenda que o cartão de crédito é um empréstimo

Quando você realiza uma compra para pagar daqui a 30 dias, você está realizando um empréstimo com seu banco e dizendo “daqui 30 dias eu pago”, por isso pare de usar como cartão de crédito como uma renda extra, controle os gastos para que a parcela caiba dentro do seu orçamento.

2. Não tenha muitos cartões

Ah Jádila, mas e se surgir um imprevisto? A reserva de emergência serve para imprevistos, não o cartão de crédito. Na grande maioria das vezes ter inúmeros cartões de crédito não é vantajoso, facilita a desorganização financeira e o pagamento de valor mínimo das faturas. Tenha um bom cartão, um só, concentre os gastos necessários nele, pague sua fatura total e depois a analise para saber com que está gastando.

3. Prefira sair com dinheiro

Calma, que eu explico! Se você está na fase de “me ajuda não sei mais o que fazer” cancele esse cartão de crédito e dê preferência ao dinheiro. Quando as pessoas não tem controle sobre o próprio dinheiro é muito mais fácil acumular muitas dívidas quando se usa cartão de crédito. De acordo com a economia comportamental, utilizar dinheiro em espécie na hora do passeio ou de pagar alguma conta, faz com que a pessoa entenda que realmente está gastando, e toda vez que ela olhar a carteira verá que não pode gastar mais do que as notas que estão ali.

4. Use o cartão de crédito a seu favor

Muitas pessoas nem sabem, mas o cartão de crédito se bem utilizado pode trazer grandes benefícios, desde pontos que podem se transformar em milhas e trocadas por passagem, a objetos e descontos. Deixei essa dica por último por que quero te ajudar a resolver o problema do descontrole primeiro, de nada adianta usar um cartão para ter benefícios se você se enfia em dívidas. Primeiro se organize e se realmente estiver com a vida financeira organizada, procure por um bom cartão.

Procure mais controle sobre seu orçamento, se você sente que não está tão controlado, seja mais firme, tente mais. Se você acha que precisa de uma medida drástica, cancele o cartão. Analise sua situação, seu orçamento e tome a melhor decisão.