Por Moara Albuquerque
Em 09/09/2019

Arquitetura e tecnologia

Em uma geração altamente tecnológica a arquitetura não poderia ficar de fora, e por isso posso ousar em dizer que arquitetura e tecnologia andam de mãos dadas. Um bom arquiteto deve está atento às atualizações para esta um passo a frente dos demais.

Uma profissão que é capaz de realizar sonhos da forma que o cliente deseja só pode ter uma explicação: tecnologia. Não se trata somente da inovação de novos instrumentos de trabalho, mas também da capacidade do profissional criar. Isso se dá não somente quando tudo está pronto, mas como tudo foi pensado, planejado, elaborado e por fim executado.

Com todas as influências da tecnologia, o aumento da realidade virtual, BIM, a renderização em tempo real, tornou os arquitetos mais rápidos para elaboração dos projetos, mais inteligentes. Mas é preciso entender que assim como a tecnologia chega para facilitar nosso trabalho, ela também pode nos deixar acomodados.

A tecnologia não fará tudo sozinha, não pode fazer tudo por você, não perca a sensibilidade de sentir o que o cliente deseja, a tecnologia não pode fazer isso por você.  Uma ideia brilhante não é vendida sem um discurso brilhante.

A faculdade é só o começo da caminhada como profissional, ela não ensina como ganhar clientes, como precificar ou o principal: vender. Aproveito o espaço para dizer que em breve estarei fazendo um workshop nessa vertente.

A arquitetura e a tecnologia andam juntas justamente para que o profissional as use para apresentar suas ideias com clareza e força, oferecer para o cliente a experiência de ter seu sonho realizado com experiências reais em uma tela de computador ou um óculos de realidade virtual. Seja o profissional que implante a tecnologia, você jamais será esquecido.

O objetivo desse artigo não é falar das maquetes eletrônicas em 3d, do uso do óculos de realidade virtual, do render em 360, mas o real sentido deste artigo a falar que a tecnologia é uma ótima aliada da profissão mas que ela não pode deixar cair no comodismo. Aprenda, busque, aprenda, conquista, mas não se acomode com a facilidade da tecnologia, não deixe sua criatividade e sua capacidade de criar morrer por conta da praticidade dos novos instrumentos de trabalho.

Arquitetura é arte, é criatividade, é sonho realizado, não esqueça disso.

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV