Por Moara Albuquerque
Em 24/06/2019

São João chegou!

Olha a cobra! É mentiiira. Chegou uma das épocas mais alegres do ano, período de muita dança, quadrilha, bebida e comidas típicas que são extremamente saborosas.

A decoração é o ponto chave das festas juninas, pois nada seria tão lindo nesse momento de celebração se não tivesse as famosas bandeirolas, balões, chita, xadrez, palha, fitas de cetim, fogueira e CORES muitas CORES.

Veja as dicas lindas para compor o seu São João

Bandeirola e Balão

Bandeirolas e balões podem ser feitos de papel, tecido, com estampa, listras e CORES. Antes do surgimento das festas juninas, as bandeirolas eram enfeites para as igrejas com isso também recebeu o significado de abençoar os presentes e os balões eram soltos com pedidos aos santos.
 
Chitas e Xadrez

Você sabia que a Chita é um tecido indiano? Acredite se quiser, mas hoje ela é a queridinha dos brasileiros para decoração de festas, principalmente de carnaval e festas juninas por seu baixo preço, mistura de estampas e CORES. O xadrez não é diferente, ele entra e sai de moda com frequência, mas para uma boa decoração junina ele sempre esta em alta.
   
Palha

O significado da palha no São João está associado ao sertão nordestino e a roça que traz a característica forte caipira, humilde e simples e essa é a identidade do São João.
 
Fitas de Cetim

As fitas de cetim têm referência nas danças juninas e simpatias, são perfeitas para a decoração dessa festa pois são coloridas trazendo alegria para a celebração de São João.

Fogueira

As fogueiras na antiguidade estão associadas a fertilidade, por isso costumam fazer os casamentos ao redor delas, também está relacionada a proteção. O significado mais importante da fogueira é o nascimento de São João Batista. Por isso ela é fundamental na festa. A fogueira pode ser de três tipos: quadrangular referente a Santo Antônio, triangular relacionado a São Pedro e arredondada alusiva a São João. O fogo pode ser real ou artificial.

Depois dessas dicas, é hora de preparar a festa mais animada de São João, use sua criatividade para fazer combinações com os materiais certos, use a imaginação para a mistura de texturas, tecidos e CORES, sem perder a essência da festa que é simplicidade e alegria.

Feliz dia de São João a todos. 

                                                                                      

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV