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DECORE BV 28 10 2019 9187

ESCUTAR O CLIENTE É O QUE O FAZ UM BOM ARQUITETO.

O papel do arquiteto ao projetar construções ou ambientes é traduzir os desejos do cliente da melhor forma possível. Afinal, o espaço será usado por ele. É muito comum que o profissional se perca no próprio processo criativo, como se estivesse lidando com uma tela em branco de um quadro. Mas a arquitetura e o design precisam ser executados e usados, ao contrário de uma obra de arte livre.

Por isso é essencial conciliar estética, funcionalidade, técnica e também as necessidades e gostos de cada cliente. A criatividade tem a função, nesse caso, de coordenar todas essas questões da forma mais inteligente.

O bom arquiteto escuta o cliente O que o cliente realmente quer

Não é porque o cliente precisa ser ouvido que o profissional de projeto deva apenas colocar o que ele diz em um papel. O grande segredo está em traduzir as necessidades do cliente, e não simplesmente seguir instruções prontas do cliente. Se fosse assim ele poderia fazer sozinho que daria quase na mesma, e o projeto seria apenas um desenho. Na verdade, o papel do arquiteto ou designer é descobrir qual a melhor forma de satisfazer o cliente, de maneiras que ele mesmo nem imaginaria. É escutar e criar. Não apenas criar nem apenas escutar.

Um exemplo prático: O cliente quer um quarto tranquilo, e por isso diz que vai se desfazer de um móvel ou acessório de cor mais vibrante que ele já tem. Mas o profissional sabe que ele pode manter aquele objeto, basta fazer uma ambientação mais acolhedora em todo o ambiente, deixando aquela peça e mais algumas apenas como um toque. Sendo assim, ele explica ao cliente, e cria uma solução diferente do que ele imaginou, mas atendendo às suas necessidades reais. Com isso o cliente consegue o que quer na decoração e ainda tem menos gastos e desperdícios. O que não poderia acontecer seria a criação de um quarto que não fosse tranquilo, com ou sem o tal móvel.

4 DICAS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE:

1.    SAIBA OUVIR E PERGUNTAR

Como você sabe, arquitetura não é uma questão apenas de estética. A construção ou remodelação de um ambiente deve torná-lo perfeito para atender às necessidades do cliente e ainda refletir a imagem que ele deseja. Por isso, antes de iniciar um projeto é preciso que você faça um briefing detalhado. Precisa realmente ouvir o cliente — conhecer suas necessidades, expectativas e desejos.

Porém, o arquiteto precisa ir além da habilidade de ouvir. Por falta de conhecimento técnico, muitos clientes sequer identificam a totalidade das necessidades que têm.

Cabe a você fazer as perguntas certas, garantindo que o cliente expresse todas as dificuldades e insatisfações que encontra no ambiente atual. Assim, você conseguirá apresentar soluções funcionais, surpreendentes e certeiras.

2. TENHA SIMPATIA

Hoje as pessoas estão interessadas não só no resultado final, mas também na experiência que as empresas e profissionais oferecem desde o primeiro contato até a finalização de um projeto. Por isso, é preciso tratar os interessados com simpatia, dosando formalidade e cordialidade de forma equilibrada. É fundamental desenvolver um bom relacionamento com o cliente, tratando-o da forma como gostaria de ser tratado.

Além da simpatia, é importante ter empatia: colocar-se no lugar do contratante, imaginar quais são as necessidades dele que podem ser atendidas pelo seu serviço e o que fazer para conquistar sua confiança e fidelidade.

3. ATUE COM ÉTICA

Valorizar sua marca não implica desmerecer o trabalho de colegas ou parceiros. Mesmo que você veja falhas em um projeto anterior ou na solução apresentada por um concorrente, não precisa apontá-las dessa forma.

É muito mais interessante chamar a atenção para as vantagens do seu projeto e da sua abordagem mostrando ao prospect de que maneiras suas soluções atenderão às necessidades dele de modo mais abrangente, sem denegrir o trabalho de outros.

4. SOLUCIONE OS PROBLEMAS RAPIDAMENTE

As pessoas que contratam um serviço sabem que imprevistos podem acontecer. Você também pode deixar isso muito claro na hora de fechar um contrato, mas é importante que se coloque à disposição para solucionar qualquer questão prontamente.

Essa atitude não pode ser apenas um discurso, realmente precisa ser praticada por você e sua equipe. Isso evitará que o cliente se sinta abandonado no momento em que mais precisa e fique insatisfeito com o atendimento.