Por Moara Albuquerque
Em 21/01/2019

Exótico e misterioso – o estilo étnico na decoração

Reconhecer as nossas raízes, abrir a mente para outras formas de pensar e valorizar a riqueza cultural do nosso país e do mundo – tudo isso é a proposta do estilo étnico!

A decoração étnica é composta de influências de outras culturas na composição de ambientes. Pode ser o colorido indiano, as estampas tribais africanas ou a cerâmica indígena brasileira – para compor o estilo étnico basta trazer um pouco do mundo de fora para o seu ambiente interno.

Uma maneira interessante de compor a sua decoração étnica é trazer lembranças de viagens que sirvam para a decoração, como almofadas, lenços coloridos ou obras de arte. Também vai ser super fácil seus amigos lembrem de você quando estiverem viajando e trazer algo de um mercado exótico ou de um local inusitado!

A dica para você que quer incorporar esse estilo na sua decoração é seguir a inspiração que esteja mais em sintonia com a sua personalidade. Escolha as estampas que mais lhe encham os olhos, as cores que lhe encantem e os objetos decorativos que tenham um significado especial.

 

Característica forte na pegada indiana – cores marcantes, composição de estampas e texturas, e detalhes brilhantes, como o dourado. Para os mais cautelosos, o colorido indiano pode aparecer nos detalhes, como nas almofadas, em pequenos móveis ou toalhas de mesa.

 

O requinte do trabalho das peças de inspiração marroquina traz sofisticação a qualquer ambiente. Lanternas são uma ótima pedida para dar o toque final na decoração e para trazer como lembrança de uma viagem especial.

  

Estilo étnico é pensar nos detalhes, no trabalho manual e toda a cultura e simbolismo que há por trás de um objeto.

 

Uma obra de arte pode ser o centro das atenções de trazer o tom exótico desse tipo de decoração para o ambiente.

Neste tipo de decoração é quase que obrigatório o uso de objetos de artesanato, como esculturas, cerâmicas ou cestarias.

O estilo étnico pode servir como inspiração para aqueles que curtem algo mais moderno. Aqui, o verde marcante compõe todo o ambiente, juntamente com objetos de artesanato e elementos naturais, como o vime e a madeira. O dourado, tão presente nos detalhes de tecidos indianos, aparece aqui no detalhe do móvel. Destaque para a fotografia que dá o tom da decoração.

Moara Albuquerque
contato@opendoor.arq.br
Moara Albuquerque é arquiteta da OpenDoor Arquitetura, uma empresa voltada para a criação de projetos comerciais e clínicos.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Decore+BV
+ Ler mais artigos de Decore+BV