Economizando

Dinheirofobia ja ouviu falar 11670

Dinheirofobia, já ouviu falar?

Se você é daqueles que não suporta falar sobre dinheiro, que usa aquele velho ditado “dinheiro não trás felicidade” como desculpa e acha o mundo capitalista demais, e por fim ainda acredita que só da pra ficar rico trapaceando ou ganhando na loteria, sinto lhe informar que você sofre de dinheirofobia. E o que é isso então Jádila? Dinheirofobia é um termo usado no meio das finanças para definir as pessoas que tem medo de falar sobre dinheiro.

Se você se identificou com alguma dessas situações e concluiu que tem dinheirofobia, não se desespere, porque essa doença tem cura. Há pouco tempo atrás o dinheiro ainda era um tabu muito grande na nossa sociedade, faça um teste e pergunte a um amigo quanto ele ganha, por exemplo, é nítido que maioria das pessoas ainda tem certa resistência em falar sobre dinheiro.

O medo de falar sobre dinheiro atrapalha a sua vida financeira. Analise sua vida e veja quantas vezes já ficou com vergonha de falar: não posso gastar, estou sem dinheiro, já estourei o cartão esse mês, perceba quantas vezes você já gastou o que não podia, por simples vergonha de falar sobre sua situação financeira no momento. É mais fácil falar “só se vive uma vez” e enfiar o pé na jaca né? Eu sei! Mas sinto lhe informar que isso precisa acabar.

A dinheirofobia atrapalha até os relacionamentos, sabia? Em 2016 o Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, realizou uma pesquisa que apontou o principal motivo de brigas no relacionamento, e adivinha só, são os gastos. E isso acontece justamente por falta de diálogo sobre dinheiro, e se isso está acontecendo com você continue lendo que vou te dar algumas dicas pra se livrar dessa doença.

1 – Falar sobre dinheiro O primeiro passo é o mais difícil sempre, e também é o mais importante. Falar sobre dinheiro no seu dia a dia vai te permitir enxergar a verdadeira função do dinheiro: te proporcionar liberdade. O dinheiro não é o vilão, mas só existem duas alternativas: ou ele te controla ou você o controla. O medo e a vergonha de falar sobre dinheiro te impõe uma crença limite, de que querer mais dinheiro é ruim, afinal, desde sempre escutamos que dinheiro não trás felicidade, mas eu te pergunto, e a pobreza trás? 

2 – Compartilhar seus planos Calma que não é pra sair contando pra todo mundo não viu? Escolha uma pessoa de sua confia e comece a compartilhar seus objetivos financeiros de forma que essa pessoa te ajude a manter um compromisso público. Como assim Jádila? Te explico, quando você passa uma meta para o papel e compartilha com alguém, as chances de você seguir o que se propôs são maiores. Sabe a dinâmica da academia? Malhar com uma amiga porque assim você não fica com preguiça de ir sozinha, pois então, é o mesmo sentido

3 – Encare o medo de ser julgado Talvez esse seja seu maior problema, o medo de ser julgado. Eu entendo, todos temos esse medo, mas vou deixar bem claro algo que você precisar levar pra vida, anote aí: “Ninguém está nem aí pra você”. Doeu? Eu sei, a primeira vez que ouvi, doeu também. Mas isso é um fato, ninguém se importa, faça seus planos e os siga. Dizer não é necessário quando se quer conquistar grandes objetivos. Não tenha medo ou vergonha de dizer que não pode sair, não pode gastar, porque tem um objetivo maior, se livre desse medo de ser julgado como muquirana ou mão de vaca.

Se você por em prática essas três dicas básicas, tenho plena certeza de que já vai melhorar muito a sua vida financeira. Perceba que para se livrar da dinheirofobia é preciso ter coragem e mudar sua forma de pensar, não digo que é fácil, mas não desista antes mesmo de tentar.