Por Fabiano de Cristo
Em 16/07/2019

Editorial

Qualquer que seja a sua percepção de riqueza, não há dúvida de que
ela é desejável, que esse desejo é positivo e que ela é sempre relacionada ao conceito de abundância. Conhecer qual a sua própria percepção de riqueza pode ser um fator importante para motivar seu crescimento pessoal. A riqueza é um direito seu! É a partir dela que você idealiza seus sonhos.

Poupança

Todos sabemos o que é poupança - poupar é guardar dinheiro, poupar é não gastar todo o dinheiro que temos. O conceito de poupança tem a ver com renda. A renda é aquilo que se obtém com o trabalho – salário, venda de produtos ou serviços, aluguéis, pensões ou aposentadoria. Com essa renda a pessoa compra e paga por casa, comida, roupa, estudo, lazer, ou seja, tudo de que necessita ou que deseja. Quando a pessoa não consome toda a sua renda, essa sobra poderá ser transformada em poupança. Para os economistas, poupar é deixar de consumir agora para consumir no futuro. Por exemplo, se uma pessoa pretende comprar uma geladeira nova e não tem todo o dinheiro nesse momento, poderá guardar um pouco de sua renda mensal e, ao final de alguns meses, terá o valor suficiente para fazer a compra. Assim, a pessoa deixou de consumir outras coisas que ela poderia comprar hoje para fazer a compra de um bem de valor maior, no futuro.

#dicaslegais

Entender como a poupança funciona pode ser mais importante do que você imagina. Muita gente usa esta conta porque sabe que o dinheiro depositado lá sempre rende um pouco, mas quem não tomar alguns cuidados na hora de movimentar esse valor poderá fazer a poupança não render nada. Saiba o que fazer para se dar bem.

1. Saber qual a data de aniversário da poupança

A data de aniversário é o dia que você fez o depósito na poupança. Por exemplo, se você colocou o dinheiro no dia 10 de fevereiro, esse valor sempre terá o rendimento no dia 10 de cada mês. O motivo para controlar essa data é importante: se você pegar o dinheiro antes do aniversário da conta, não vai ganhar nada pelo tempo em que ele ficou aplicado. Para saber o dia certo, procure no extrato da poupança quando você fez o depósito.

2. Cuidado com o dia em que fará o saque da poupança

Como o rendimento do que você depositou agora só cairá no mês seguinte, tudo que você tirar da poupança antes desta data fará o rendimento ser menor. Então, sempre que possível, resgate o dinheiro somente depois do aniversário da conta. Vale saber que se o aniversário da conta cair em um final de semana ou feriado, o rendimento será creditado no primeiro dia útil depois dessa data. Ou seja, se sua conta faz aniversário no sábado, deixe para resgatar o dinheiro na segunda.

3. Concentre as aplicações da poupança sempre no mesmo dia

Você pode depositar o dinheiro no dia em que receber o pagamento do salário ou no último dia do mês. Assim, fica mais fácil controlar os rendimentos da sua conta e saber quais os melhores dias para resgatar parte do dinheiro. Fonte: konkero.com.br

Fabiano de Cristo
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Finanças
+ Ler mais artigos de Finanças