Por Fabiano de Cristo
Em 24/12/2019

Editorial

Existe um passo-a-passo para saber exatamente aonde quer chegar Financeiramente. Quer saber mais? Confira a nossa coluna 

Passo a Passo de como alcançar os seus objetivos através das suas finanças

O sonho é muito intangível, então para transformá-lo em realidade, é necessário definir qual o objetivo do seu sonho. Somente sonhar em ter um carro ou uma casa é muito abrangente e não há como mensurar, se é um carro pequeno, grande, simples ou completo, mas é necessário especificar, detalhar o seu sonho, e de preferência seja o mais claro possível.

Existe segundo passo-a-passo de como estabelecer metas claras e objetivos para seu projeto.

Você pode realizar metas SMART, ao qual a palavra vem traduzida do inglês para o português como ESPERTO, mas seguindo suas iniciais, sendo S de metas específicas, M de mensuráveis, A de alcançáveis, R de realizáveis e o T de tempo para serem alcançadas.

Exemplo seria como citado no primeiro passo: um carro da marca tal, cor branca perolado, 4 (quatro) portas, com ar-condicionado, travas elétricas, AIRBAG, direção elétrica, rodas de liga leve, bancos em couro caramelado, tela de Led, computador de bordo, com uma parcela de R$ 1.000,00 (Hum mil reais), com prazo de pagamento de 60 (sessenta) meses,

Terceiro passo-a-passo é ter a visão de futuro sob a perspectiva do projeto

É necessário imaginar tudo aquilo que o sonho lhe trará de bom, sentir o gosto ou a sensação do lugar ou da conquista, pois, é fundamental para potencializar a realização.

Quarto passo-a-passo é estabelecer degraus para identificar o quanto já o evoluiu 

Com o passar do tempo é preciso analisar se o caminho está de acordo com o previsto, para que assim, possa tomar as decisões e direcionar o seu projeto em busca da realização.

Às vezes, podem surgir despesas inesperadas: pode aumentar o valor do carro, terreno ou da casa, entre outras; e aí, cabe você decidir uma eventual alteração na quantia poupada a cada mês, assim como se vale a pena investir ou não.

Quinto Passo – a – passo

Último passo-a-passo, mas não menos importante e sim fundamental é comemorar cada etapa. É necessário vibrar com cada etapa alcançada, se você começou a poupar para sua casa comemore, se foi a própria conquista da casa própria não para por aí, agora estabeleça novos objetivos, mesmo que não seja ainda a conclusão total da casa dos seus sonhos, mas comemore cada desconto da negociação para compra dos insumos para construção.

Fabiano de Cristo
jornalista@teste.com.br
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!