Parabólica

E as eleicoes de 2022 estao bem ai 12824

Bom dia,

Hoje é quinta-feira (11.11). O anúncio da filiação do presidente da República, Jair Bolsonaro no PL, que se concretizará no próximo dia 22.11; e a filiação do ex-juiz Sérgio Moro no Podemos, realizada ontem, começa a definir com mais nitidez o cenário sob o qual vai ser disputada a eleição presidencial de 2022. Com Lula da Silva (PT), que segundo pesquisas divulgadas continua liderando a corrida eleitoral, inflação, desemprego, pobreza e corrupção dominarão a pauta das eleições. Esse cenário, se mantido mostram um direita dividida entre Bolsonaro e Moro, e Lula capitaneando a esquerda do PT e seus puxadinhos. Quem viver verá.

IMPACTO 1

Especialista em contas públicas, um leitor da Parabólica diz ter feito uma rápida avaliação sobre as recentes contratações de servidores pelo governo estadual e das progressões que estão ocorrendo nalgumas categorias estimando um aumento significativo na folha de pagamento do estado. “Pena que não exista transparência na divulgação desses dados, mas seguramente entre os números de janeiro deste ano e os que serão alcançados até dezembro, a expansão dos gastos com pessoal poderá chegar perto de R$ 30 milhões mensais. Não é ocioso lembrar que o gasto mensal deve ser multiplicado 13, o que implica já no ano de 2022, um acréscimo anual na folha de pagamento do estado de algo em torno de R$ 400 milhões”.

IMPAPCTO 2

E o especialista vai mais longe: “Não se quer aqui, discutir a necessidade de mais contratação de servidores públicos, e muito menos, o mérito quanto às progressões. Pelo andar da carruagem ainda virão outros concursos e mais entrada de servidores no quadro de pessoal do governo estadual. As pressões para que isto aconteça serão maiores à proporção que se aproxima o ano eleitoral de 2022, e a natureza das relações hoje vigentes entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo é um canal aberto para a verberação das pressões por mais gastos com pessoal, o que poderá beirar o limite permito pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que parece meio esquecida nesses dias que correm, mas ainda está vigente”, finalizou o especialista.

IMPACTO 3

Procurado pela Parabólica para comentar as observações feitas pelo especialista em contas públicas sobre o aumento nas despesas de pessoal no governo do estado, o economista Emerson Baú, titular da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) disse que todas as novas despesas com pessoal civil e militar do governo, tem seu impacto orçamentário calculado pela Secretaria de Gestão de Administrativa e Ações Estratégica (Segad). Os números são devidamente levados em consideração pela Seplan à luz da capacidade orçamentária do governo estadual. Ele garante que o custo com a política de recursos humanos que vem sendo implementada não colide com o objetivo da administração de Antônio Denárium (PP) de sanear financeiramente o estado.

MOVIMENTAÇÃO

O dia será movimentado nas hostes do Partido Progressistas (PP), do deputado federal Hiram Gonçalves e do governador Antônio Denárium. Todas as lideranças do partido foram convidadas para um almoço – a Coluna não tem informação sobre o local-, que será cheio de conversações sobre as eleições de 2022. Como todas as outras siglas, o PP está dedicando especial esforço para a composição da chapa de deputados federais, que só poderá ter nove candidatos, incluindo a exigência de um mínimo de 30% para um dos sexos. Integrantes do PP, não descartam a possibilidade do lançamento da candidatura do presidente estadual do partido, o deputado federal Hiram Gonçalves, como candidato ao Senado Federal.

FILIAÇÃO

Como a Parabólica antecipou hoje à tarde a secretária especial da representação do governo estadual em Brasília, administradora Gerlane Bacarin, vai promover encontro do PP-Mulher, que ela preside. Além de discutir as eleições de 2022, o encontro deve promover a filiação de várias mulheres ao PP, inclusive, a da primeira-dama Simone Denárium. Como já comentamos cá deste espaço, a filiação partidária da esposa do governador pode ser indicativa de que os políticos já estão projetando as eleições de 2026. E neste caso, a indicação do candidato à vice de Denárium passa a ter importância estratégica para os grupos políticos que gravitam em torno dele.

RÁPIDAS

Batido o martelo: o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) decidiu que antes levar a PEC dos Precatórios ao plenário vai enviá-la para a discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) presidida pelo senador amapaense Davi Alcolumbre (DEM). ### Alcolumbre prometeu marcar a discussão da PEC 23/21 (dos Precatórios) só para depois do dia 22.11. O clima na CCJ não é favorável ao governo, e senadores que a integram já anunciaram propor modificação na mesma. ### A inflação de outubro, medida pelo IBGE, através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) foi de 1,25%. A maior para o mês desde 2002. Anualizada, a inflação no Brasil, já ultrapassou os dois dígitos. O que não é pouco. ### Até amanhã.