Parabólica

E comecamos a semana do segundo turno 11078

Bom dia,

Hoje é segunda-feira (23.11). Os brasileiros e as brasileiras enfrentarão a última semana de eleição municipal em várias capitais e municípios com eleitorado superior a 200 mil eleitores, inclusive, aqui em Boa Vista. A escolha agora está mais restrita e nesta primeira semana de campanha no segundo turno os candidatos não trouxeram temas diferentes daqueles que já foram discutidos no primeiro turno. Os eleitores/eleitoras boa-vistenses terão que optar entre candidatos que representam grupos políticos que já faz muito tempo dominam a política local. Arthur Machado (MDB) é apresentado como o fiel seguidor de uma grupo político que governa o município que abriga a capital do estado há mais de 20 anos. Ottaci Nascimento (Solidariedade) tem atrás de si um grupo de deputados estaduais que comanda a  Assembleia Legislativa do Estado (ALE) faz quase o mesmo tempo.

Para além da eleição municipal de segundo turno, os brasileiros e as brasileiras começam a semana ainda sob o impacto do assassinato de um homem negro, dentro de um supermercado em Porto Alegre (RS). O crime injustificável sob qualquer aspecto, antes mesmo de qualquer conclusão, vem sendo considerada mais demonstração do chamado racismo estrutural no Brasil e desencadeou uma onda de protestos, alguns com violência, para combater a violência. O episódio lembra as várias semanas de protestos nos Estados Unidos da América (EUA) após a morte de outro homem negro, George Floyd na cidade de Minnesota, que serviu, entre outras coisas, para utilização eleitoral pelo presidente eleito Joe Biden.

ÓDIO

A depredação de alguns estabelecimentos de uma das maiores redes de supermercados do país, proprietário da loja onde foi morto por dois seguranças, João Alberto Silveira Freitas, demonstra que entre os manifestantes de boa-fé, também existem ativista ideológico que aproveitam essas oportunidades para manifestar ódio às empresas privadas. Até que se prove ao contrário, a empresa proprietária da loja em Porto Alegre, tomou as providências cabíveis para o caso e até prometeu todo o apoio para a Polícia no curso das investigações. Essa gente sonha com um socialismo, que decididamente, no plano empírico, foi um retumbante fracasso, embora tenha sido hegemônico  no mundo do Século XX.

ENTREVISTADO

O candidato Ottaci Nascimento foi entrevistado ontem no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3. Disse que a eleição de segundo turno, na sua visão, é uma outra eleição, e que apesar da diferença de votos entre ele e o concorrente, está confiante em vencer o pleito. Ottaci repetiu algumas vezes que a iniciativa de lançar sua candidatura à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) foi dele próprio. Acompanhado da candidata a vice, Lenir Rodrigues, Ottaci disse que o inspirador da candidatura de seu opositor é o ex-senador Romero Jucá (MDB). Arthur Henrique (MDB) também foi convidado a ir ao programa, mas, alegando outros compromissos declinou do convite.

ALIANÇA

Depois de ensaiar algumas iniciativas para se filiar ao Democratas, o governador Antônio Denárium (sem partido) participou ativamente da campanha realizada no último sábado (21.11), na Praça Germano Sampaio, Zona Oeste de Boa Vista, para a coleta de assinaturas em apoio à criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para abrigar o bolsonarismo depois do rompimento dele com o PSL, agremiação pela qual se elegeu. Quem também comandou a mobilização foi Deilson Bolsonaro (Republicanos) que não logrou se eleger para a Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) apesar dos apelos feitos pelo presidente aos eleitores boa-vistenses para que votassem nele.

ÀS ESCURAS

E os amapaenses estão frustrados depois da visita do presidente Jair Bolsonaro a Macapá, capital do estado, ocorrido no último sábado. O Palácio do planalto programou a visita presidencial ao estado, depois que o Ministério das Minas Energias, acionou geradores termoelétricos e prometeu acabar com o racionamento de energia no Amapá, que já dura quase um mês. Depois que o presidente retornou a Brasília, boa parte de da capital amapaense continuou às escuras, para desespero do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, cujo irmão é candidato a prefeito de Macapá.

RÁPIDAS

Nos bastidores da política roraimense existem sussurros, ainda abafados, dando conta de que o governador Antônio Denárium poderá fazer mudanças pontuais no primeiro e segundo escalões de seu governo. ### O movimento ainda é relativamente pequeno, mas já é possível ver todos os dias, dezenas de migrantes venezuelanos aglomerados em frente ao Posto de Triagem da Operação Acolhida do Exército Brasileiro, que fica na Avenida Brasil, ao lado da sede da Superintendência da Polícia Federal. ###  O MDB nacional não podia fugir à regra, e pelo menos nas declarações feitas por lideranças, de apoio à candidatura de Arthur Henrique, os emedebistas, inclusive seu presidente nacional, Baleia Rossi, já anunciam abertamente ser da base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. ### Até amanhã.