Parabólica

E garimpo quando sera verdadeiramente discutido 12837

Bom dia,

Hoje é segunda-feira (15.11). Feriado nacional em conta do Dia da Proclamação de República. Todos sabem que não é dia normal de trabalho no Brasil, mas seguramente a maioria nem sabe a razão. E, ontem, domingo, durante o programa Agenda da Semana, da Rádio folha FM 100.3, três ouvintes levantaram a questão relativa ao garimpo que se pratica em larga escala em áreas indígenas, especialmente Yanomami, nas cabeceiras do rio Uraricoera com danos irreversíveis ao meio ambiente, que podem comprometer a qualidade de vida de quase toda a população roraimense. A questão da garimpagem é, para o bem ou para o mal, uma das mais importantes para o desenvolvimento atual e futuro de Roraima. Sua existência divide a opinião pública local, afetando o interesse de grupos econômico de Roraima, de outros estados brasileiros, e até mesmo do exterior. Apesar disso, ela passa ao largo da atenção dos políticos locais. Eles estão absolutamente alheios a uma questão, que deveria ocupar uma parte importante em suas agendas.

Ainda ontem, a TV Globo, que tem lá seus exageros em matéria relativa ao meio ambiente, fez publicar uma matéria extensa e reveladora da situação de devastação que a garimpagem ilegal está praticando contra a floresta e contra o rio Uraricoera. A matéria jornalística também revelou o quadro de miséria, fome e doenças que se está abatendo sobre a população Yanomami, especialmente, sobre as crianças daquela etnia indígena. É um quadro aterrador que revela pouco apreço dos responsáveis, especialmente do governo federal, com relação à vida humana. Aqueles índios estão sofrendo, e morrendo, sob o peso da incúria, da bandidagem e da corrupção endêmica que grassa na estrutura estatal brasileira. Todos sabem, e ninguém faz nada, que boa parte dos recursos destinados ao atendimento daqueles indígenas some nos dutos da bandalheira com que eles são aplicados. Até mesmo incêndio criminoso em prédios públicos já foi provocado para queimar documentos comprobatórios da roubalheira.

Neste feriado, em que se comemorar o 132º ano de implantação da República – a Rés Pública-, no Brasil é incompreensível e inaceitável, que assistamos, sem reagir, a uma tragédia humana como essa que se abate sobre a população Yanomami. E uma tragédia provocada pela ganância e à incúria criminosa de agentes da União Federal, que tem o dever constitucional de proteger e assistir às populações indígenas que lhes foram colocadas sob sua tutela. Até quando?

RECUO PREVISTO

Até o dia já estava marcado para a filiação. Mas, a Parabólica prudentemente lembrou que há uma forma Bolsonaro de ser, e que a entrada do presidente da República na PL de Waldemar Costa Neto ainda não podia ser dada como certa. Pois é, desde o Oriente Médio, onde foi participar de uma feira internacional sobre armamento Bolsonaro mandou dizer que sua ida para o PL só estaria mesmo concretizada depois da assinatura da ficha de filiação e mandou Costa Neto desmarcar a cerimônia que estava marcada para o próximo dia 22.11. E fez mais, não marcou qualquer nova data, o que pode um sinal de que Bolsonaro desistiu daquela filiação.

NOTA

No começo da manhã de ontem, domingo, o presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto, publicou uma nota à imprensa onde resumidamente afirma que após troca de vários telefonemas na madrugada, entre ele e o presidente da República, desde Dubai, estava adiada a data de filiação de Bolsonaro no partido. Costa Neto não revelou as razões do adiamento, mas tudo leva a crer que resistências locais de líderes do PL nalguns estados ao ingresso do presidente na sigla tenham motivado o recuo. Entre os estados estariam o Amazonas, Pernambuco e Rio de Janeiro. E como Bolsonaro não é dado a costuras partidárias mais complexas teria mandado adiar sua filiação. E agora?

PROGRESSISTAS

O adiamento, sem data prevista, da filiação de Bolsonaro no PL reascendeu a esperança de algumas lideranças do PP em tê-lo em suas fileiras. Acontece, que tal como acontece no PL, em vários estados, pelo menos três, existem lideranças estaduais que se opõem ao ingresso de Bolsonaro no partido. É que essas lideranças já têm arranjos eleitorais locais que as impedem de aceitar apoiar o presidente, especialmente, porque já estão comprometidas com o PT para apoiar a candidatura de Lula da Silva. Logo, vem mais confusão por aí.

PRAZO

Entrevistado pelo programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3, de ontem (domingo), o deputado federal Hiram Gonçalves (PP), que é o coordenador da bancada federal de Roraima em Brasília, disse que os deputados federais e senadores têm até quarta-feira (17) para apresentar suas emendas individuais e de bancada ao orçamento anual da União Federal para 2022. No conjunto, esses dois tipos de emendas chegam a quase R$ 450 milhões que deverá chegar a Roraima no próximo ano. Se considerada a possiblidade a transferência de outras verbas provenientes do orçamento próprio dos ministérios e outros das chamadas Emendas de Relator, as transferências do governo federal para Roraima poderá atingir em 2022 a bagatela de quase um bilhão de reais. E ainda tem as transferências obrigatórias como FPE, FPM, Fundeb e SUS. É muita grana.