Parabólica

E uma das hipocrisias da legislacao e dos costumes dos politicos 12920

Bom dia,

Hoje é quarta-feira (01.12). Começo do último mês do ano. E os pré-candidatos a Presidência da República parecem que andam receando os rigores da legislação eleitoral e não se assumem. É uma das hipocrisias da legislação e dos costumes dos políticos brasileiros essa história de negar o que é evidente. Ontem, terça-feira, em Brasília, enquanto assinava a ficha de filiação partidária ao PL, Jair Bolsonaro, fez questão de declarar que naquele ato não caberia falar em candidatura a qualquer posto nas próximas eleições, nem ao Planalto, nem a ao governo de qualquer estado, embora todos os presentes soubessem que aquela filiação era um passo decisivo para que ele começasse as costuras rumo à disputa para sua reeleição em 2022.

No mesmo dia, Lula da Silva (PT), em comentário sobre a eventual candidatura do ex-governador paulista Geraldo Alckmin, como vice em sua chapa para disputar a Presidência da República em 2022, disse que o político paulista era um bom nome, mas que ainda não tinha filiação a um partido, e que o assunto só seria discutido quando ele próprio decidisse sobre a própria candidatura. Pura hipocrisia, Lula e Bolsonaro são candidatíssimos em 2022 e já fazem campanha abertamente. Não assumes as respectivas candidaturas como estratégia para evitarem dizer ao povo brasileiro que pretendem fazer pelo país, caso continuem, ou voltem, a governar.

Na verdade, por dever de justiça, o único dos pretensos pré-candidatos, e ele assume sua pretensão, que vem dizendo o que pretende fazer como presidente da República, caso seja eleito, é o pedetista Ciro Gomes, que até já lançou um livro com a síntese de suas ideias para tirar o Brasil da crise. Independente de quem goste, ou não, de seu estilo de fazer política, Ciro Gomes, tem de fato uma proposta para o país. E assim, deveria ser feito e com antecedência para que os eleitores e eleitoras tivessem tempo de discutir as propostas de cada presidenciável. Afinal, todos sabem, no calor da campanha há muito mais troca de farpas do que exposição de ideias.

PRESENTE

Apesar de confirmar aos correligionários que permanecerá filiado ao PP, o governador Antônio Denárium esteve presente à filiação ao PL do presidente da República Jair Bolsonaro. Sua presença foi citada pelo cerimonial do evento, mas não teve o nome pronunciado por Bolsonaro, apesar de imagens de um canal de TV ter mostrado o governador conversando com o senador Flávio Bolsonaro (PL), o filho mais ilustre do presidente. Denárium mostrava a tela de seu celular provavelmente exibindo os bons resultados financeiros de sua gestão.

DE NOVO

Durante seu discurso na solenidade de filiação ao PL, o presidente da República citou Roraima por quatro vezes. Como sempre Bolsonaro disse que se fosse presidente de um país chamado Roraima, o transformaria numa nação rica e poderosa. Falou do potencial hídrico para a geração de energia elétrica do rio Cotingo – apesar de seu governo ter dado concessão a termoelétricas movidas a gás e a lenha para fornecer energia elétrica ao estado-, e do potencial mineral local. Diz isso desde que era candidato a Presidência da República em 2018.

REFORMA

Ao final de seu terceiro ano de mandato, o governador Antônio Denárium (PP) encaminhou para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Projeto de Lei (PL) que trata da reforma administrativa prometida desde que era candidato em 2018. Na proposta, o governador cria o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (IATER), e manda extinguir o Instituto de Amparo a Ciência Tecnologia e Inovação (IACTI) e a Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN). A atual Secretaria Estadual de Fazenda passar a ser chamada de Secretária Estadual de Economia (SEEC). Atual Secretaria Estadual de Agricultura (SEAPA) assume várias funções, hoje, sob responsabilidade da Seplan.

RÁPIDAS

Pois é, pelo menos dois casos de infecção pela nova variante do Coronavírus, a Ômicron, já foram descobertos no Brasil. É um casal de brasileiros que mora na África do Sul e que veio ao nosso país para passear. ### Um usuário da BR-174, leitor da Parabólica, ligou para cá, fazendo o seguinte desabafo: “O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) deveria ter o mesmo zelo com o asfalto da estrada, que tem com a manutenção dos radares fixos. Estes vivem sendo reparados. Por que, hein? ### Os próximos dias prometem ser agitados na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Convencido de que está sendo perseguido, o deputado estadual Jálser Renier (Solidariedade) disse a amigos que vai dizer o que sabe sobre os bastidores daquele poder. Nitroglicerina pura. ### Fontes da Parabólica dizem que não será fácil a aprovação pelo Senado Federal, do nome de André Mendonça – indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), cuja sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) começa hoje. ### É grande o número de senadores que prefere o nome de Augusto Aras, atual Procurador-Geral da República, para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Marco Aurélio de Mello. ### Até amanhã.          .