Economizando

ECONOMIZANDO 12598

Como identificar uma pirâmide financeira?

Quem já ouviu aquele amigo falando que está ganhando altos rendimentos sobre um dinheiro que investiu? Que é super fácil, você coloca uma quantia e todos os meses tem um retorno certo? Se você já ouviu isso, já chegou a pensar em “investir” e se dar bem também? Ou já até mesmo “investiu” e provou o gosto amargo da perda de dinheiro?

Se você respondeu sim a pelo menos uma das perguntas, você já deve imaginar que eu estou falando sobre um golpe que tem se tornado cada vez mais comum, o golpe da pirâmide financeira. Pra quem não sabe, a prática de pirâmide financeira é proibida no Brasil e caracteriza crime contra a economia popular, conforme a Lei 1.521/21.

É fácil identificar uma pirâmide financeira, os esquemas geralmente são mascarados por negócios chamativos e altamente lucrativos, os lucros ou bônus estão atrelados a indicação de novas pessoas e muitas das vezes não se tem informações sobre o responsável pela empresa ou pelo produto que é oferecido.

Desconfie de propostas que prometem um retorno garantido, principalmente se esse retorno for acima de 1% ao mês. No mundo dos investimentos não é possível garantir um retorno, por isso cada investidor estuda as modalidades de investimento e tenta se proteger de possíveis perdas de acordo com o seu perfil de investidor.

As pirâmides financeiras se sustentam conforme a entrada de novos integrantes vai acontecendo, os retornos garantidos são pagos com o dinheiro desses novos integrantes, e para que o “investimento” pareça seguro, os primeiros retornos são pagos. Assim que novos integrantes param de entrar no esquema, a pirâmide não se sustenta.

Mesmo com casos sendo noticiados quase que diariamente, as pessoas ainda caem nesse tipo de golpe, esperando algum dinheiro fácil. Sinto informar que não existe dinheiro fácil em qualquer tipo de investimento. Fique atento a esse tipo de oferta, procure antes saber sobre o histórico da empresa, sobre o produto oferecido e se o retorno está atrelado a entrada de novos integrantes.

Agora se você caiu no golpe porque ainda não sabia identificar uma pirâmide financeira, e perdeu dinheiro, procure os meios legais para tentar reaver a quantia perdida.

Fique atento a propostas com as características que mencionei aqui, sempre que alguém oferecer um negócio que aparentemente te traga grande retorno sem muito trabalho, acenda o sinal amarelo, às vezes a ambição por ganhar muito sem se esforçar acaba trazendo grandes perdas.

Se você tiver mais dúvidas em relação a pirâmides financeiras, pode ficar à vontade para perguntar no meu instagram @jadilaandressa.