Economizando

Economizando 11966

Financiamento ou consórcio?

Nem preciso repetir que o ideal é comprar a vista né? Mas sei que a grande a maioria da população – muitas das vezes por pura falta de planejamento e organização financeira – não consegue, buscando assim alternativas, e opções bem comuns são o financiamento e o consórcio, principalmente para aquisição de automóvel e imóvel.

Primeiro vamos analisar como funcionam as duas opções. O consórcio é um grupo de pessoas que pagam parcelas mensais – que correspondem ao valor do bem em questão – por um determinado período de tempo, 60 meses por exemplo. A cada 30 dias existe um sorteio em que algumas pessoas do grupo são contempladas. Durante um consórcio existem duas maneiras de adquirir o bem: a primeira é sendo sorteada e a segunda é ofertando um lance, quanto maior o lance maior a chance. Agora se você não tem o dinheiro do lance, precisa contar com a sorte, ou esperar longos anos até finalizar o pagamento total do bem para começar a usá-lo. Jádila, e os juros? Sim, no consórcio não existe taxa de juros, entretanto, existem algumas outras taxas, como a taxa de administração que por vezes é até maior que os juros do financiamento.

Agora vamos falar sobre o financiamento, diferente do consórcio, você já começa a usar o bem de forma quase que imediata, não precisa ficar esperando, entretanto nessa modalidade você paga juros. Veja como funciona: o financiamento é um empréstimo, você pega uma quantia do banco para adquirir o bem desejado, começa usá-lo e vai pagando o banco aos poucos, com juros é claro.

Então qual a melhor opção? Depende. Se você não tem o dinheiro da entrada e precisa adquirir um imóvel via consórcio, por exemplo, pense se você vai conseguir manter além do seu aluguel, a parcela do imóvel também, já que você não sabe quando será sorteado. Levando em consideração esse mesmo exemplo, se você optar pelo financiamento vai ter acesso ao imóvel de forma mais rápida, ficando somente com a parcela do financiamento.

Veja bem, não estou falando que financiamento é melhor que consórcio, nem vise e versa, a vista é sempre a melhor opção, ou pelo menos uma boa entrada. Antes de escolher alguma dessas opções, analise seu orçamento e calcule o valor total do bem que você deseja, calcule o valor a vista, com entrada, com as taxas embutidas no consórcio e com as taxas de juros do financiamento.