Economizando

Economizando 12063

7 DICAS DE ECONOMIA DOMÉSTICA

Hoje, trago para vocês 7 dicas para economizar em casa. A Economia Doméstica tem como objetivo transformar o hábito de poupar em rotina, sempre evitando desperdício, seja de comida, de energia, de tempo, ou de dinheiro.

Cuidar das finanças domésticas é necessário para todas as pessoas, a falta de controle do orçamento doméstico é a fonte de diversas dívidas e também da inadimplência.

Para começar o planejamento doméstico é essencial que a pessoa responsável pelas finanças da casa reúna todos os moradores, para que juntos possam chegar ao um objetivo em comum. Somente uma pessoa economizando não fará muita diferença no fim do mês.

Se você tem filhos, deve explicar a eles o motivo do planejamento financeiro e da economia doméstica para que assim todos estejam cientes de que economizar em casa é necessário e inteligente. Ao ter uma conversa sobre orçamento doméstico, você está educando financeiramente seus filhos.

O primeiro passo para iniciar seu planejamento doméstico é:

ENVOLVER TODOS

Como já disse, a iniciativa pode partir de você, mas todos que moram sob o mesmo teto devem ser envolvidos. Por mais difícil que possa parecer, vale a pena tentar, se você não conseguir o apoio de todos, tente conscientizar ao menos a maioria dos moradores. Pode parecer uma dica boba, mas quando você conversa e chega a um senso comum, fica mais fácil.

ECONOMIZE ENERGIA ELÉTRICA

Essa dica pode até parecer clichê, mas garanto que mesmo assim você ainda não se esforça para economizar. Algumas atitudes simples, como:

Evitar que alguns eletrodomésticos permanecem ligados a tomada por muito tempo, como micro-ondas e televisão. Não deixar a TV ligada quando ninguém estiver assistindo Apagar todas as luzes e evitar ligar durante o dia Troque as lâmpadas, prefira as de LED Compre eletrodomésticos com classificação A Evite usar o ar-condicionado durante o inverno Livre-se de extensões e benjamins

Mas é pra seguir as dicas sempre viu, não apenas uma vez ou outra. Quando se tornar hábito garanto que no final mês você vai conseguir reduzir o valor da sua conta.

CONSUMO DE ÁGUA

Evitar o desperdício de água e usar de forma consciente traz benefícios para o meio ambiente e para o seu bolso. Procedimentos simples como:

Fechar todas as torneiras Evitar escovar os dentes com a torneira ligada Sempre verificar se há algum vazamento Lave todas as roupas em um único dia Reaproveite a água utilizada para outras atividades Diminua o tempo no banho

Atitudes devem ser adotada por todos.

SUPERMERCADO

Algumas dicas podem te ajudar a comprar “melhor”.

Faça um lista do que precisa comprar Antes de ir, olhe todas as promoções Leve o dinheiro “contado” Experimente novas marcas (ser barato não significa ser ruim, deixe o julgamento de lado) Evite ir com fome ao supermercado Dê preferência as frutas e legumes da época

Dicas simples como essa te ajudam a ter mais foco na hora de ir fazer as compras do mês.

PESQUISE

Seja no supermercado, no shopping, naquela lojinha de decoração. Pesquise os preços, as formas de pagamento, os descontos. É muito comum encontramos o mesmo objeto com diversos preços, não se permita pagar por algo, sem antes ter certeza que você encontrou o melhor preço.

CORTE GASTOS SUPÉRFLUOS

Analise os gastos domésticos e veja se há possibilidade de cortar algumas despesas (garanto que sempre tem). Classifique as despesas, pois assim você saberá quais são os gastos relevantes.

Planos de TV a cabo e telefonia e serviços de assinatura são serviços que facilmente podem ser cortados, ou reduzidos.

GASTAR MENOS COM REFEIÇÕES FORA DE CASA

O ideal é se programar para os momentos de lazer fora de casa, isso inclui aquele restaurante legal que você quer ir, ou aquela pizzaria nova. Não tem nada de errado é comer fora de casa, o problema acontece quando isso vira rotina e prejudica seu orçamento. Estipule um valor para que você possa gastar com refeições, isso vai te ajudar a manter o orçamento equilibrado. Se a família costuma sair junta para comer fora de casa, todos devem estar de acordo com valor estipulado.

Essas foram as dicas de hoje, espero que ajude vocês a dar uma “enxugada” no orçamento doméstico.