Economizando

Economizando 12727

A técnica SMART para fazer seu planejamento financeiro

Muito se fala sobre a dificuldade de fazer um planejamento financeiro que seja fácil de seguir e que seja capaz de facilitar o caminho até seus objetivos. O que acontece é que na grande maioria das vezes o erro não está de fato no seu planejamento financeiro e sim na forma como você estabeleceu suas metas e objetivos. Instituir novos hábitos na sua vida financeira leva tempo, logo, você precisa de um planejamento financeiro que esteja dentro da sua realidade, e existe um método que pode te ajudar e muito nessa fase.

O método SMART, criado por Peter Drucker, é utilizado em grandes empresas, por gestores mundo a fora e também por qualquer pessoa que precise estabelecer metas e objetivos de forma inteligente. E como você vai usar esse método no seu planejamento financeiro? Te explico agora!

Um planejamento financeiro deve ser mensurável e ter um prazo estabelecido para ser atingido. Essas duas variáveis são as te guiarão e gerarão o valor financeiro que você precisa poupar para atingir seus objetivos. Seja cuidadoso e criterioso ao estimar o valor necessário para seus objetivos e entenda que, quanto maior o prazo, menos sacrifício precisará fazer no curto prazo.

Quando você chegar na parte de definição de valores, muito provavelmente você verá que não tem dinheiro suficiente para executar todos os seus objetivos ao mesmo tempo. Isso é absolutamente normal para a maioria de nós, pobres mortais. Por isso é tão importante que o seu planejamento financeiro esteja dentro da sua realidade e o método SMART vai te ajudar nisso.

Coloque em um papel a palavra SMART de forma transposta (uma letra em cima da outra). Escreva a palavra o número de vezes que forem necessários para seus objetivos e escreva ao lado de cada objetivo o seguinte:

S – Específico – Seja específico, escreva aqui o nome de seu objetivo.

M – Mensurável – Escreva aqui o valor financeiro de seu objetivo.

A – Atingível – Seu objetivo é atingível? Coloque o valor financeiro de seu objetivo e o tempo que planeja para atingi-lo.

R – Relevante – O quão relevante o objetivo é para você? Respostas realistas para o A e o R, te ajudarão a priorizar os objetivos.

T – Tempo – Qual o prazo em meses ou anos para seu objetivo.

Fazendo isso você terá um mapa bem visual para iniciar seu planejamento financeiro e ir atrás dos seus sonhos.

Testem esse método e depois me contem lá no meu instagram @jadilaandressa.