Parabólica

Em debate o Renda Cidada 10836

Bom dia,

Hoje é terça-feira (29.09). E para não contrariar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que faz duas semanas proibiu que no seu governo fosse utilizada a expressão Renda Brasil, ministros e parlamentares da base governista anunciaram ontem, segunda-feira, a criação do programa, com a mesma finalidade, agora batizado de Renda Cidadã. Mesmo nome já utilizado aqui em Roraima pelo governador Antônio Denárium (sem partido) quando da extinção do antigo Crédito do Povo, do governo de Suely Campos, que rebatizou o programa Crédito Social, do governo de Anchieta Júnior, que por sua vez, foi criado pelo governador Flamarion Portela com o nome de Vale alimentação.

Embora ainda faltem muitos detalhes sobre o Renda Cidadã do governo federal, ao que parece, o “novo” programa de transferência de renda de Bolsonaro é uma espécie de Bolsa Família mais gordo, do governo de Lula da Silva (PT), que por sua vez, foi criado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), sob inspiração da antropóloga Ruth Cardoso, primeira-dama no governo tucano. No Brasil é assim, cada governante não desiste de deixar suas digitais em programas que agradam a população mais pobre.

A implantação do Renda Cidadã, cujo valor mensal não será inferior a R$ 200,00 e nem superior a R$ 300,00; ainda terá que ser submetido a aprovação do Congresso Nacional, o que implica na perspectiva de muitas discussões, com alteração do texto a ser enviado pelo governo. A principal de todas será a respeito da origem de onde virão os recursos para financiar o novo programa, que a equipe econômica indica que venham da verba destinada ao pagamento de precatórios; e de parte da verba destinada ao novo Fundo de Valorização do Ensino Básico (Fundeb). No primeiro caso, precatórios, a sugestão da equipe econômica tunga 70% do valor total, que é fruto de decisão do Poder Judiciário; e no segundo, o Fundeb, 5% do valor seria desviado da educação para o Renda Cidadã.

BAIXO NÍVEL

Quem anda assustado com o baixo nível da campanha eleitoral, especialmente nas redes sociais, não perde por esperar. Fontes da Parabólica dizem que o nível de calúnias e injúrias ainda vai ser mais intensificado, especialmente contra candidatos/candidatas bem situados/situadas nas pesquisas que estão sendo feitas aos montões pelos partidos. Franco atiradores, políticos que não têm o menor constrangimento com as consequências do que falam vão ser utilizados por candidatos contra seus adversários, vistos como potenciais tiradores de seus votos, isto é, dentro do mesmo espectro eleitoral.

EFEITO

Sobre essa iminente batalha eleitoral de baixo nível, com a utilização de injúrias e calúnias contra adversários, um marqueteiro ouvido pela Parabólica disse que o efeito poderia ser adverso aos que utilizam dessa prática para enfraquecer eventuais adversários. Por exemplo, ao tentar denegrir a imagem de um adversário, o candidato poderia estar contribuindo para o fortalecimento de outros candidatos. “Dificilmente, um eventual eleitor do candidato/candidata atacado vai migrar para quem o agride. O mais provável é que a migração ocorra para quem seja a segunda opção do eleitor/eleitora”, disse o marqueteiro.

RÁPIDAS

A Coluna tem informação de que, recuperado do Covid19, o ex-senador Romero Jucá (MDB) vem assumindo progressivamente a coordenação-geral da campanha de Arthur Henriques (MDB). ### Faleceu ontem, em Brasília, o ex-juiz federal aqui de Roraima, Elenauro Batista dos Santos. Apesar do pouco tempo de permanência em terras roraimenses, Elenauro Batista deixou muitos amigos por aqui. ###   Em São Paulo, o crime organizado está montando empresas para lavar o dinheiro oriundo do crime através da compra/venda do ticket alimentação. É mole? ### Em vez de combater a presença clandestina de garimpeiros em áreas indígenas, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), vide operação deflagrada ontem em Boa Vista, estão preferindo focar a repressão contra os financiadores da atividade ilegal. ### Com o requerimento do advogado Wilson Précoma, acatado pela Justiça Eleitoral, para que seja registrado como candidato à Prefeitura Municipal de Boa vista (PMBV) pelo PCO, sobe para 11 os que disputam comandar a prefeitura da capital a partir de 1° de janeiro de 2021. ### Nos bastidores da campanha eleitoral, correm rumores sobre a possibilidade da desistência de pelo menos uma candidatura à PMBV. Só o tempo dirá dessa possibilidade. ### Algumas residências, tanto no Centro de Boa Vista; quanto em bairros mais afastados, estão colocando placas de advertências pedindo para não serem “visitados” por candidatos. Aqui, na Capitão Júlio Bezerra, uma dessas placas é genérica e sumária: “Não estamos recebendo visitas”. ### E focos de incêndios já podem ser vistos com muita frequência no lavrado roraimense. Até agora não se tem notícias sobre providências preventivas para minorar a tragédia, que é anunciada todos os verões. ### Até amanhã.