Parabólica

Em meio a crise qual a razao para um feriado 10419

Bom dia, Hoje é segunda-feira (29.06). Em Boa Vista é feriado, Dia de São Pedro. E com as desculpas de praxe aos católicos, ninguém de boa intenção pode justificar as razões desse feriado, a não ser os políticos que sabem o prejuízo que causam ao decretá-lo, mas pouco se importam com algo que não seja a irresponsabilidade e a demagogia. Se tivessem um mínimo de sensibilidade para os problemas concretos de trabalhadores e empregadores saberiam que apesar de suas irresponsabilidades os compromissos de assalariados e das empresas precisam ser quitados ao final de cada mês. E sem trabalho, não há como sustentar as famílias; e as empresas não têm como pagar salários. Simples, assim. O Brasil começa mais uma semana -e em Roraima não é diferente-, sem qualquer novidade imediata quanto ao enfrentamento ao Covid19. Para variar, o Hospital Geral de Roraima (HGR) continua com todos os leitos de tratamento intensivo 100% ocupados, apesar do hospital de campanha da Operação Acolhida do Exército já ter sido oficialmente aberto, pelo menos com o funcionamento dos primeiros 80 leitos. E para não dizer que evitamos falar de flores, o final de semana foi marcado por boas notícias sobre a possibilidade de descoberta e produção de, pelo menos, duas vacinas que poderão ser eficazes contra o vírus. Um alento, sem sombra de dúvida, o problema é saber como fazer para chegar lá? Dá para continuar nesta pasmaceira por mais seis meses?

ÍNDIOS Devem chegar ainda hoje a Boa Vista, dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo equipamentos, remédios e profissionais do Ministério da Saúde, que vão realizar uma megaoperação de combate ao Covid19 nas áreas indígenas de Roraima. Só hoje serão revelados os detalhes dessa operação, que foi, segundo fontes da Parabólica, uma determinação direta do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). As pressões, internas e externas, contra a ausência de ações específicas do governo federal para proteger as populações indígenas -muito mais vulneráveis-, são cada dia maiores.

ERA ESPERADO O assassinato de dois índios yanomami por garimpeiros já era esperado. A omissão dos órgãos federais -Ibama, Polícia Federal, Funai e o Exército-, no combate à garimpagem ilegal é criminosa e provoca um desgaste da imagem internacional do país; e não será surpresa se alguma autoridade do Brasil for levada aos tribunais internacionais, que julgam crimes contra a humanidade. Mais que isso, um Estado que não consegue fazer respeitar suas leis não é sustentável e tem uma tendência a se fragmentar. Já é hora de alguém no atual governo tomar uma decisão -que deveria partir do próprio presidente da República-, e por fim a imoralidade da garimpagem ilegal. 

ESCONDENDO Nesta antevéspera de eleições municipais as conversas entre os partidos, e os pretensos candidatos a prefeitos (as) estão intensas em torno de coligações, que não visam apenas o pleito de 2020, mas alcançam a sucessão estadual de 2022. Apesar disso, todos estão escondendo o jogo e não falam nem entre quatro paredes sobre as possibilidades dessas negociações. E por conta desse esconder o jogo, ainda existem quase duas dezenas de pré-candidatos (as) à Prefeitura de Boa Vista. Segundo fontes da Parabólica, alguns desses pré-candidatos almejam alguma “contribuição” financeira para desistir e a apoiar alguma candidatura mais viável. O número dessas pré-candidaturas deve ser reduzido para um terço do atual. É o que dizem experientes observadores do mundo político local.

PERSPECTIVAS Em Roraima parece que a filosofia das autoridades do estado, e dos municípios é a de “deixa ficar como está, para ver como é que fica”. Preocupadas com a crise econômica e social profunda trazida pela pandemia do Covid19, as autoridades estaduais e municipais de todo o Brasil, já definiram calendários de reabertura dos negócios, e vão reajustando-os de acordo com a evolução das circunstâncias. Aqui, ninguém diz nada de concreto, e os poucos negócios que voltaram a funcionar foi muito mais por decisão da população e dos empresários, que não aguentaram mais continuar na pasmaceira. E os políticos estão pouco preocupados, seus ganhos, legais e ilegais, continuam garantidos.

RÁPIDAS As discussões no Brasil estão ridículas. A inauguração de mais um trecho da transposição do rio São Francisco virou disputa entre a esquerda e a direita em torno da paternidade da obra. Ora, uma obra desse porte, necessariamente ultrapassa mais de uma administração. ### O preço do milho que chegou no mercado local a inacreditáveis 75 reais por saca de 50kg parece que começa a sentir os reflexos da colheita que se aproxima. No final da última semana o produto já pode ser comprado por comprado por R$ 65,00 a saca. ### Em Manaus, faz dois dias sem ocorrência de mortes decorrentes da Covid19, e quase tudo está voltando a funcionar normalmente. E a capital amazonense foi por várias semanas destaque negativo nacional pelas mortes provocadas pelo vírus, e suas consequências.