Por Folha Web
Em 08/01/2019

ORIGEM

O leitor Igor Queiroz Weber comentou a notícia ‘CIR e produtores locais avaliam proposta do governo federal’. “Infelizmente muitos índios não vivem sua origem, já estão dependentes de alguns costumes dos não índios. E será que há uso ilegal das áreas indígenas?”.

ESPAÇO

Já o leitor Marco Aurélio Pinheiro Sousa comentou: “Enquanto a maioria dos indígenas tenta buscar o seu espaço na sociedade, o CIR (Conselho Indigenista de Roraima) com sua velha historinha do paternalismo, sempre buscando migalhas da Funai”.

INSERIR

Sobre o mesmo tema, o leitor identificado por Ripa na Xulipa fez o seguinte comentário: É preciso pesquisar mais pra não falar besteira, sem contar que ninguém vai ser obrigado a arrendar terras, apenas será permitido a quem queira locar. Em minha opinião, índios não são animais para viver enjaulados. Eles são excluídos da sociedade e isso é errado! Devem ser inseridos gradativamente, porém, sua cultura deve ser preservada. Inseriram em nossa mente que eles precisam ser mantidos dessa forma e isso não é verdade, eles têm direito a ter saúde e educação de qualidade, moradia digna e transporte (afinal, não são seres inferiores). Não produzem em grande escala por não ter o conhecimento adequado, temos indígenas advogados, médicos, professores, entre outros e isso é louvável. Pois, se dependesse desses antigos governantes, ONGS e interesses estrangeiros estariam trancados e isolados do mundo”.

VENDA ILEGAL

Um comerciante que não quis se identificar denunciou que tem um homem que está vendendo produtos e até remédios como viagra e que já fez várias denuncias para a prefeitura mas nada é feito. “O cara chega em uma rua coloca os produtos sem pagar aluguel, água, energia e imposto e ganha mais que a gente....A prefeitura tem que tomar uma providência” disse o denunciante.

Folha Web
fale@folhabv.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Espaço do Leitor
+ Ler mais artigos de Espaço do Leitor