Espaço do Leitor

Espaco do leitor 02 12 2019 9393

Vereador

Na matéria ‘Projeto de lei permitirá voluntariado de idosos nas escolas’, que permite que idosos ajudem no trânsito no horário de entrada e saída de alunos, o leitor com o apelido Roraima explicou que “Voluntário deveria ser a função de vereador, como antigamente.”

Terras

Na matéria ‘Comissão de Terras faz mesa redonda para discutir nova legislação’, o leitor Adnil Barros Cavalcante disse que os produtores rurais certamente anotaram os nomes dos nobres parlamentares estaduais e federais que efetivamente participaram dos debates visando a regularização fundiária das glebas transferidas da União ao Estado. “Enquanto esse nó não for desatado, o setor primário de nossa economia continuará sem desenvolvimento, já que os produtores não podem acessar créditos de investimentos junto aos bancos por não terem os títulos definitivos das terras. A MP 901, de 2019, ora em debate, abre uma grande oportunidade para receber emendas dos parlamentares roraimense, entre as quais citamos duas do Senador Mecias de Jesus, relator-revisor, que visa reduzir a largura das faixas de fronteiras de 150 para 10 Km, desafogando em muito a necessidade do Assentimento Prévio por parte do Conselho de Defesa Nacional, bem como a gratuidade pela aquisição da terra. No tocante à gratuidade plena, poder-se-ia limitar aos beneficiários do PRONAF (até 4 módulos fiscais, quantificados segundo legislação vigente) e aos demais produtores detentores de mais de 4 módulos fiscais, poder-se-ia cobrar apenas pelo limite do uso alternativo do solo, na forma da legislação em vigor, já que não é justo cobrar pela parte que o produtor, legalmente, tem a obrigação de proteger e conservar o bem do meio ambiente. Exemplificado: Em uma área de floresta da Amazônia Legal de 1000 ha, cujo uso para atividades agropecuárias é de até 200 ha, 800 ha é Reserva Legal, não é justo se cobrar pela terra 1.000 ha. Não é mesmo? Nós, produtores ficaremos antenados com as ações de nossos parlamentares, torcendo que os debates sejam robustos, sem levar em conta as diferenças ou cores de ordem política ou partidária. Que o Altíssimo ilumine a todos para que tenhamos uma regularização fundiária rural equânime e justa dentro da brevidade possível.”

Homenagem

Sobre a matéria ‘Homenagem da PMRR ao Flamengo ganha repercussão nacional’, o leitor Agrinaldo Clarindo Carvalho disse que é uma “Palhaçada!!!!!”; Na mesma matéria, o leitor Bernardo Arcilou afirmou: 

“Sempre soube que a PMRR, além de respeito, tem bom gosto. Parabéns à briosa Polícia Militar de Roraima.”