Jessé Souza

Estrada se deteriora enquanto obra da RR 203 fica suspensa sem justificativa 13215

Estrada se deteriora enquanto obra da RR-203 fica suspensa sem justificativa

Jessé Souza*

Já que o Governo do Estado não tomou nenhuma providência em relação aos trabalhos de recuperação do asfalto da RR-203, no Município do Amajari, os órgãos de controle precisam tomar providência urgente para o que está ocorrendo com aquela obra, cujos serviços foram suspensos ainda em dezembro passado com trechos inacabados e uma qualidade ruim do asfalto.

Não se trata de uma suspensão qualquer. A empresa está realizando outra obra de recuperação de estrada no Município do Uiramutã, em flagrante descaso não apenas com o contrato assinado com o governo, mas também com quem precisa utilizar aquela estrada, como produtores de gado, piscicultores, empreendedores do turismo na Serra do Tepequém, além de turistas locais e de outros estados.

Enquanto realiza obra em outra localidade, a empresa deixou 19Km da RR-203 na total buraqueira, trecho que foi tapado com barro. Devido às chuvas constantes na região, as crateras só se ampliaram devido ao grande fluxo de carros por causa do turismo em Tepequém, que está em alta temporada, bem como do grande fluxo de caminhões, pois a região é a maior produtora de pescado da região Norte e abriga grandes fazendas de gado, que abastecem Manaus de carne bovina.

Além disso, o asfalto já está se esfarelando em trechos onde houve recapeamento total, a exemplo da chamada “subida da serra”. Sem contar que o asfalto novinho da rua principal da Vila Tepequém não suportou dois meses, serviço este que está à espera para ser refeito desde o início do ano passado, quando a empresa fez o mesmo: havia suspenso os trabalhos e retirado as máquinas sem que a obra estivesse concluída.

Como a fiscalização do governo não funcionou até agora, então torna-se imprescindível que o Ministério Público tome uma providência urgente, pois não se trata apenas de descaso com o contribuinte. A suspensão da obra também representa sérios riscos de onerar ainda mais os cofres públicos com uma obra inacabada, com a buraqueira se ampliando, e com uma qualidade do asfalto longe de ser a ideal.

É surpreendente o que está ocorrendo com aquela obra, pois a Serra Tepequém é uma vitrine no Estado, cuja estrada é acesso de grande parte da população, incluindo pessoas influentes. Ainda assim, a empresa age com desleixo e não há nenhuma pressão por parte das autoridades para que o problema seja solucionado o mais breve possível. É por isso que os órgãos de controle precisam agir com rigor que o caso merece.

*Colunista