Por Rebeca Lopes
Em 22/03/2019

Bom dia,

A coluna desta semana vem em formato um pouco diferente. Traz uma matéria especial sobre o programa de uma igreja local, voltado a cuidar, com base nas escrituras, e destinado às pessoas que sentem o desejo de se livrar de compulsões, traumas, vícios e maus hábitos. Uma boa oportunidade para cuidar da saúde emocional e espiritual. Com isso, a Agenda das Igrejas não circula, mas volta na próxima edição.

Desejamos boa leitura e até a próxima.

A paz do Senhor

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO
Fundamentado nas escrituras, programa ajuda transformar vidas

IBRBV oferece desde 2014 o Celebrando a Recuperação (Foto: Face do Ministério)


Encontros ocorrem todas às terças-feiras, das 19h às 21h, na sede da igreja (Foto: Face do Ministério)



Com encontros na sede, todas às terças-feiras, das 19h às 21h, a Igreja Batista Regular de Boa Vista (IBRBV) oferece desde 2014 o Celebrando a Recuperação. Trata-se de um programa de crescimento emocional e espiritual fundamentado nas verdades bíblicas ensinadas por Jesus, por meio das bem-aventuranças encontradas no livro de Mateus, capítulo 5.

De acordo com o líder do Ministério Celebrando a Recuperação, Renato Roberto Barreto de Souza, o programa destina-se às pessoas com o desejo de se livrar de todos os tipos de compulsões, traumas, vícios e maus hábitos. Utiliza-se de 12 passos e oito princípios bíblicos que orientam todo o processo de recuperação.

A intenção é ver as pessoas vivendo de forma saudável e equilibrada em seus relacionamentos com Deus, com elas mesmas e com os outros.

O CR não é somente uma ferramenta capaz de ajudar a conter impulsos destrutivos ou a quebrar padrões de vícios, é um ambiente no qual o participante é estimulado a se apropriar da vida de Jesus com todas as suas implicações. O objetivo maior é que todos se transformem à imagem de Cristo. Jesus, o poder superior, é o que determina o sucesso do programa Celebrando a Recuperação.

A missão é sensibilizar e encorajar as pessoas para o crescimento espiritual e emocional, oferecendo um ambiente seguro onde as mesmas possam experimentar da graça curadora de Jesus Cristo, livrando-se assim de todos os tipos de compulsões, traumas, vícios e maus hábitos.

Conforme Barreto, o programa funciona de março a dezembro. “Iniciamos nossas atividades de 2019 no dia 12 de março, logo depois do Carnaval, e nossos encontros são semanais, todas as terças-feiras. Atualmente temos três grupos de homens e dois de mulheres. Inicialmente temos a ministração da palavra e no segundo momento reunimos grupos por área de afinidade, como dependência química, depressão, ansiedade. Então, quem tiver interesse, pode nos procurar nesse dia que estaremos disponíveis para recebê-lo”, disse.

O programa tem cinco valores, sendo a dependência de Deus o principal, seguido da autenticidade nos relacionamentos; o terceiro, a responsabilidade pessoal; quarto, encorajamento diário; e quinto e último, a autoavaliação contínua.

Para saber mais sobre o CR, os interessados podem participar dos encontros semanais. A Igreja Batista Regular de Boa Vista fica na Rua José Magalhães - 222 – Centro. O telefone de contato é (95) 3224-2299 e o e-mail contato@ibrbv.org.br. (Texto retirado do site da IBRBV, com adaptações).

Conheça exemplos de Grupos de Apoio

• Grupo de Primeira vez
Para todos que estão vindo ao Celebrando a Recuperação pela primeira vez e querem conhecer como funciona o Ministério e apresentação dos Grupos de Apoio.

• Coodependência
Para homens e mulheres que desenvolveram dependência emocional em relação a outros e não conseguem estabelecer limites, não sabem dizer “não”, anulam-se para serem aceitas, pensam ser indispensáveis para outros, com forte tendência a controlar coisas e pessoas, podendo usar de manipulação.

• Depressão e Ansiedade
Para homens e mulheres que apresentam depressão, síndrome do pânico emedo, que se sentem incapazes de lidar com os problemas ou circunstâncias da vida.

• Dependência Química
Para homens e mulheres que apresentam dependência química (drogas,cigarro, álcool e medicação), pessoas que honestamente desejam parar, mas que entendem que sozinhos não conseguem.

• Sexualidade
Pessoas que apresentam problemas relacionados à sexualidade como: compulsão, pornografia, devassidão, fetichismo, voyeurismo, obscenidade e comportamentos similares.

• Ira e Impulsividade
Para homens e mulheres que tendem a ser inflexíveis, descontrolados emocionalmente, racionalizam demais, têm dificuldade de lidar com conflitos e de expor seus sentimentos adequadamente, exteriorizando ou interiorizando sua raiva.

• Feridas Emocionais
Para pessoas em luto, resultando em privação e ansiedade, cujo comportamento e emoção estão frágeis e influindo nos relacionamentos e também na espiritualidade ou ainda que enfrentam problemas por se sentirem inseguras, indecisas, que buscam compulsivamente aprovação das pessoas e desconhecem ou desprezam seus sentimentos.

• Familiares de Dependentes Químicos
Para pessoas que tem filho, marido, esposa, pais ou familiares dependentes químicos e buscam um lugar seguro para partilhar suas angústias em virtude deste convívio.

• Relacionamentos Disfuncionais
Para pessoas que vivem uma relação conflituosa, seja com o cônjuge, pais ou filhos, que se sintam solitárias e incompreendidas ou não tem com quem compartilhar, que estão em processo de separação ou divorciados. Que se sentem prejudicadas constantemente sem tirar alegria ou prazer na relação. Que julgam que a responsabilidade pelo fracasso das relações quase sempre está nas outras pessoas.


FOTOS


Superintendente da EBD Congregação do Tancredo Neves 1, da IEADRR, Aucilene Oliveira, fez aniversário recentemente. Deus a abençoe – Foto: Divulgação


Piquenique das Mulheres Cristãs em Missão da Igreja Batista Nova Vida – Foto: Face


Nossos queridos irmãos Narjara Barrose Leo dos Santos com o filho Gabriel ansiosos pela chegada da Isabela – Foto: Face

As diretoras Ivanilda Medeiros e Talyta Lima, da IASD Tancredo Neves, em evento do Dia Mundial do Jovem Adventista – Foto: Divulgação

Rebeca Lopes
Desde: 2000-01-01
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Espaço Gospel
+ Ler mais artigos de Espaço Gospel