Folha Esports

FOLHA SPORTS 11251

FOLHA SPORTS

SURTO NO FORTALEZA

O Fortaleza registrou 12 casos de Covid-19 após reapresentação dos colaboradores que estavam folga devido ao Réveillon. A lista inclui atletas, membros da comissão técnica e demais funcionários. Ao todo, nove jogadores estariam infectados, mas o Fortaleza só vai confirmar no boletim médico antes da partida diante do Sport.  Os nomes não foram revelados, o que só ocorre antes da partida contra o Sport, na quarta-feira (6), às 20h30, na Ilha do Retiro, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A testagem que registrou os infectados foi a primeira realizada em 2021. Os jogadores precisarão cumprir isolamento de 10 dias seguindo protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Marcelo Chamusca, treino, Fortaleza — Foto: Karim Georges/Fortaleza EC

Marcelo Chamusca, treino, Fortaleza — Foto: Karim Georges/Fortaleza EC

LUXA NA ÁREA

Vanderlei Luxemburgo comandou neste sábado seu segundo treinamento do Vasco desde que teve seu retorno oficializado, no último dia 31. E o trabalho será integral, já que os atletas voltam a campo às 16h. A primeira sessão do dia teve ênfase na parte física.  A atividade foi feita sob orientação de Antônio Mello, coordenador de preparação física do Vasco, e Daniel Félix (preparador). Depois de cumprirem protocolos fisiológicos e participarem de atividades na academia, os jogadores foram para o gramado e se dividiram em cinco grupos. Os atletas foram submetidos a quatro circuitos com ênfase no ganho de força e potência. Um deles, porém, também priorizou a posse de bola e a marcação sob pressão. Terminada a atividade, Luxemburgo reuniu os atletas no gramado e conversou com eles. O Vasco volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h, contra o Atlético-GO, fora de casa.

Vanderlei Luxemburgo orienta grupo do Vasco em treino no CT, neste sábado — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama

Vanderlei Luxemburgo observa treino do Vasco neste sábado — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco da Gama

BRASILEIRO SUB-20

Atlético classificado

O Atlético-MG venceu na noite deste domingo o Palmeiras, por 1 a 0, em Belo Horizonte, e se classificou para a semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20. Dono da melhor campanha da primeira fase, o Galo decidiu o confronto em casa e avançou no torneio com um gol de Guilherme Santos, no primeiro tempo. O Atlético agora enfrenta o Corinthians na luta por uma vaga na decisão.

Atlético-MG x Palmeiras, pelo Brasileirão Sub-20

Atlético-MG x Palmeiras, pelo Brasileirão Sub-20 (Foto: Bruno Cantini/Atlético)

Corinthians classificado

Jogando fora de casa, o Corinthians começou perdendo por 2 a 0, mas buscou a virada no segundo tempo. O gol da classificação saiu aos 44 minutos da etapa final. No duelo de ida, as equipes tinham empatado em 0 a 0.

Corinthians venceu o Grêmio por 3 a 2 no Brasileirão Sub-20 — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Corinthians venceu o Grêmio por 3 a 2 no Brasileirão Sub-20 — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Athetico-Pr classificado

O Athletico venceu o São Paulo por 1 a 0, na tarde deste domingo, e está classificado para a semifinal do Brasileiro Sub-20. Depois do primeiro jogo terminar em 1 a 1, João Pedro definiu a partida no CT do Caju. O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com os times em estratégias bem definidas. Athletico foi para cima, criava mais, enquanto o São Paulo se aproveitava de contra-ataques. Mas os visitantes sofreram do próprio veneno com o gol de João Pedro, que começou de um jogada no meio de campo, teve Jajá segurando ela no ataque e depois a sobra para o atacante mandar para o gol. O São Paulo ainda teve boas chances, mas o primeiro tempo ficou mesmo com vantagem para o Furacão. O segundo tempo foi de nervoso e pressão do São Paulo, mas o Athletico soube fazer o jogo da classificação. Com o placar na mão, o time recuou e se aproveitou de seus atacantes velozes para assustar a defesa tricolor.

ÁRBITRA NO MUNDIAL DE CLUBES

A Fifa divulgou nesta segunda-feira o quadro de arbitragem do Mundial de Clubes de 2020, a ser disputado neste ano no Catar. A brasileira Edina Alves Batista vai comandar um dos trios. A assistente Neuza Back também foi selecionada. A indicação de Edina Alves para liderar um dos trios de um grande torneio da Fifa segue uma sequência de exemplos iniciada na Copa do Mundo Sub-17 de 2017, quando a suíça Esther Staubli apitou um dos jogos da competição masculina, e depois continuada pela uruguaia Claudia Umpierrez, que esteve no último Mundial Sub-17, realizado no Brasil em 2019. Edina Alves faz parte do quadro de árbitras da Fifa desde 2016 e já apitou em jogo da Série A do Campeonato Brasileiro masculino. Ela esteve na última Copa do Mundo feminina (França-2019), em que comandou a semifinal entre Inglaterra e Estados Unidos. Neuza Back é assistente da Fifa desde 2014. Ela também esteve no último Mundial feminino e recentemente trabalhou no jogo entre Vélez Sarsfield e Peñarol, pela Copa Sul-Americana masculina.

Edina Alves Batista apitou na última Copa do Mundo feminina, em 2019 — Foto: Getty Images

Edina Alves Batista apitou na última Copa do Mundo feminina, em 2019 — Foto: Getty Images

GATITO 

Afastado do Botafogo desde o dia 23 de setembro, Gatito Fernández ainda não tem prazo para voltar ao Botafogo. A expectativa era de que o goleiro atuasse antes da virada do ano, mas não foi possível. O paraguaio, em recuperação de edema ósseo no joelho direito, está no processo de transição e empenhado em voltar a jogar, mas ainda sente dores. Pelo Campeonato Brasileiro, o último jogo de Gatito foi no dia 20 de setembro, o empate em 0 a 0 com Santos em casa. Três dias depois, ele esteve em campo no também empate sem gols com Vasco, que classificou o Botafogo às oitavas de final da Copa do Brasil. Na última entrevista coletiva de 2020, o técnico Eduardo Barroca disse que Gatito ainda está no processo de transição e precisa cumprir mais etapas da recuperação antes de voltar. Gatito esteve afastado dos gramados no momento mais crítico do Botafogo. Com apenas oito jogos no Brasileirão, o goleiro viu de longe a situação do time se agravar no campeonato com a luta pela permanência na Série A.

Último jogo de Gatito Fernández pelo Botafogo foi contra o Vasco, pe
la quarta fase da Copa do Brasil — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Último jogo de Gatito Fernández pelo Botafogo foi contra o Vasco, pela quarta fase da Copa do Brasil — Foto: Vitor Silva/Botafogo

FUTEBOL INTERCIONAL

MILAN

O Milan mostrou a força do líder do Campeonato Italiano na vitória deste domingo sobre o Benevento, por 2 a 0, fora de casa, pela 15ª rodada, com gols de Kessié e Rafael Leão Único invicto da competição, o time rubro-negro viu a Inter de Milão assumir provisoriamente a liderança, e precisava da vitória para se manter na liderança. Conseguiu, na base da raça: com um jogador a menos desde a expulsão de Tonali aos 32 minutos do primeiro tempo, o Milan segurou a pressão da equipe da casa até o fim.  Milan e Inter de Milão travam um duelo emocionante pelo título italiano: apenas um ponto separa os dois rivais.

Kessié Benevento x Milan

Kessié Benevento x Milan (Foto: Reuters)

JUVENTUS

Ano novo, velha rotina na Juventus. Com Cristiano Ronaldo decisivo, a equipe de Andrea Pirlo venceu a Udinese por 4 a 1 neste domingo, em Turim, pela 15ª rodada do Campeonato Italiano. O português marcou dois gols e deu uma assistência na partida. Chiesa e Dybala fizeram os outros gols para a Juve, e Zeegelaar fez o único para os visitantes. A Juventus chega aos 27 pontos, na quinta posição, com um jogo a menos que a maioria dos rivais. O líder do Italiano é o Milan, com 37 pontos. Os dois gigantes se enfrentam nesta quarta-feira, em Milão. A Udinese segue com 15 pontos, agora na 14ª posição, quatro pontos acima da zona de rebaixamento. O próximo compromisso do time de Udine é contra o Bologna, fora de casa. 

Jogadores da Juventus comemoram um dos gols de Cristiano Ronaldo na vitória da Juventus

Jogadores da Juventus comemoram um dos gols de Cristiano Ronaldo na vitória da Juventus (Foto: Massimo Pinca/Reuters)

MANCHESTER CITY

O Manchester City venceu o Chelsea por 3 a 1 neste domingo, em Stamford Bridge, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Inglês . Essa talvez tenha sido a melhor atuação do City até aqui na temporada – pelo menos no primeiro tempo. Gündogan, Foden e De Bruyne marcaram na etapa inicial, e Hudson-Odoi descontou para o Chelsea no segundo tempo. O Manchester City tem oito vitórias em 15 jogos neste Campeonato Inglês, além de cinco empates e duas derrotas. Em termos de aproveitamento dos pontos, o desempenho só é pior do que o dos líderes Liverpool e Manchester United (68,8% contra 64,4%). Das 15 vitórias do Manchester City nesta temporada até agora, em sete delas venceu por três gols ou mais de diferença.

Manchester City vence o Chelsea em Stamford Bridge pelo Campeonato Inglês

Manchester City vence o Chelsea em Stamford Bridge pelo Campeonato Inglês (Foto: Getty Images)

NBA

A noite foi de Stephen Curry. Registrando nada menos que 62 pontos, o armador sobrou em quadra e regeu a vitória do Golden State Warriors sobre o Portland Trail Blazers por 137 a 122, no embate que encerrou a rodada deste domingo na NBA. A sensacional marca representou o recorde pessoal de Curry em sua vitoriosa trajetória na mais importante liga de basquete do planeta. De quebra, ultrapassou o “splash brother” Klay Thompson (que chegou a 60) e igualou Rick Barry (1974) na franquia.

Além de anotar quase metade da pontuação de sua equipe (com 8 tiros certos de 3 em 16 tentados), o astro produziu ainda 4 assistências e apanhou 5 rebotes. Andrew Wiggins marcou 21 pontos e pegou 7 rebotes, tornando-se um eficiente coadjuvante no show da fera. Com um duplo-duplo (12 pontos e 11 rebotes), James Wiseman também esteve bem pelos locais, que agora somam 3 vitórias em 6 jogos e se igualam ao rival desta noite.

O Super Curry "voa" após chegar a impressionante marca em San Francisco — Foto: Getty Image

O Super Curry “voa” após chegar a impressionante marca em San Francisco — Foto: Getty Image

LeBron James sempre é um fator de desequilíbrio. Pesa muito ter um astro como ele no time. Neste domingo, King James cresceu no último quarto para comandar o Los Angeles Lakers a uma vitória fora de casa sobre o Memphis Grizzlies, por 108 a 94, em uma noite marcada por um tributo a Marc Gasol. Foi o terceiro triunfo seguido dos atuais campeões da NBA, que já colam no Phoenix Suns na liderança da Conferência Oeste. LeBron chegou ao último quarto com uma atuação discreta e apenas nove pontos. Só que na hora da decisão, King James brilhou. Ele anotou 13 pontos na reta final e fez a diferença. Foi o cestinha da partida e ficou muito perto de um triplo-duplo (22 pontos, 13 rebotes e 8 assistências).

LeBron James no jogo entre Lakers e Grizzlies — Foto: Joe Murphy/NBAE via Getty Images

LeBron James no jogo entre Lakers e Grizzlies — Foto: Joe Murphy/NBAE via Getty Images