Economizando

Faxina Financeira ja fez a sua 11781

Faxina Financeira: já fez a sua?

Sabe aquela faxina pesada que você faz em casa pra manter tudo em ordem? Então, a sua vida financeira também precisa de uma faxina assim. A Faxina Financeira é um processo de reorganização das suas despesas, você “limpa” aquelas dívidas que estão atrapalhando o seu planejamento financeiro e faz sobrar dinheiro no final do mês.

Durante a sua Faxina Financeira você vai encontrar aquela sujeira pesada que demanda mais esforço da sua parte e aquela sujeira leve que só um paninho resolve. E como você vai diferenciar essas sujeiras dentro da sua vida financeira? Calma, que eu te ajudo.

A sujeira pesada é aquela que de fato pesa mais no seu orçamento, como dívidas em atraso e parcelas altas. Nesses casos você precisa “limpar” com mais esforço, e você faz isso renegociando as dívidas com juros maiores, negociando condições melhores para o pagamento, e se possível, substituindo essa dívida por uma com juros menores.

Já a sujeira leve são aqueles pequenos gastos do dia a dia que você não anota, tão pouco dá atenção, mas que está prejudicando seu orçamento. Sabe aquele R$100 reais que você destroca e some? Você não faz idéia de como e onde gastou o restante. Tarifas bancárias, anuidade de cartão de crédito e assinaturas de TV por exemplo, se enquadram aqui. Esse é o tipo de sujeira leve, mas se você nunca limpa, a sujeira acumula e você precisa se esforçar cada vez mais para limpar.

Durante sua Faxina Financeira você precisa analisar seus gastos e verificar o que pode fazer para diminuir ou eliminar de vez do seu orçamento essas despesas. Por outro lado, se você não conseguir nenhuma das opções, você classifica essas despesas e organiza seu orçamento de forma a melhorar a sua vida financeira.

Comece hoje mesmo sua faxina financeira, analise suas despesas, suas receitas, veja a possibilidade de fazer renda extra, a intenção da Faxina Financeira é justamente você organizar todo o seu orçamento e aprimorar seu planejamento financeiro.