Por José Maria Neto
Em 20/04/2018

Esta semana trago para vocês uma entrevista com minha aluna Líllian Rodrigues Melo aprovada e classificada no concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região para o ótimo cargo de técnico judiciário federal. Lilian tem 23 anos, é natural de Boa Vista e é formada em Direito e é mais um exemplo de que o estudo pode trazer ótimos resultados e proporcionar as mudanças que muitos buscam em sua vida.
Registro aqui os parabéns de toda equipe de Professores do Meta Cursos. Estamos muito orgulhosos do seu resultado. Confira a entrevista:

O que motivou você a estudar para concursos?
A busca por estabilidade financeira.

Esta foi a primeira vez que você estudou para concursos? Você iniciou seus estudos há quanto tempo?
Não. Comecei a estudar em outubro de 2016, quando o Meta abriu a primeira turma para o concurso do TJ/RR.

Como era sua rotina de estudos? Seguia algum cronograma?
Eu estudava em casa e no cursinho. Fazia um resumo no caderno dos principais pontos da matéria e ao final respondia questões. Antes de começar a estudar outro assunto, revisava o anterior e respondia mais questões. Na véspera da prova, li todos os meus resumos.

Diante da sua recente aprovação, você pretende continuar se preparando para outros concursos ou vai parar por aqui?
Vou continuar. Estou me preparando para o concurso da Assembleia Legislativa de RR. Meu objetivo final é Defensoria Pública. Só vou parar quando alcançá-lo.

Como é ter que conciliar estudo, família e amigos?
Muito difícil. Mas minha família me entende e me apoia, o que é o mais importante. E eu sempre consigo um tempinho para sair com os amigos. É uma questão de saber se organizar. Primeiro fazer o dever, e depois pode se divertir sem ficar com peso na consciência.

Quantas horas em média você estudava por dia para este concurso?
Antes de sair o edital do concurso, eu estudava umas 4 horas por dia. Depois do edital, de 7 a 8 horas diárias de estudo.

Você teve apoio da família durante a jornada de estudos?
Tive sim. Principalmente apoio financeiro para bancar cursinho, apostilas, isoladas, sites de questões, dentre outros gastos necessários.

Cursinho preparatório te ajudou a estudar e obter sucesso?
Sim. Muito. Como comecei a estudar antes do edital sair, quando ele saiu eu já havia estudado vários assuntos, então o cursinho me ajudou a revisar a matéria já estudada, enquanto eu estudava as outras em casa ou na sala de estudos do próprio cursinho.
Qual foi a sensação de ser aprovada em um concurso tão disputado como o do Tribunal Regional Federal.
Foi muito gratificante ver que meus esforços obtiveram resultados. E um pouco surpreendente também. Eu não esperava que fosse passar nesse. Acreditava que ainda não estava preparada o suficiente. Mas tive um pouco de sorte por cair questões dos assuntos que havia estudado.

Muitas pessoas reclamam da dificuldade de conciliar a rotina de faculdade/trabalho com os estudos. Você teve essa dificuldade?
Eu não tive muita dificuldade, porque me formei em fevereiro de 2017, logo passei na OAB. Virei advogada. Não tenho filhos e nem sou casada. Pedi aos meus pais uma força para eu deixar minha profissão um pouco de lado para focar nos estudos e assim está sendo. Eles me auxiliam com o básico para poder viver e estudar. O que me dá um bom tempo para estudar.

Você certamente será convocada, muito em breve, para assumir este cargo público. Você já tem planos para quando assumir? O que você pretende fazer com seus primeiros salários?
Eu ainda não parei para pensar sobre isso. Mas eu só quero viver bem e guardar dinheiro para viajar sempre que possível. Já os primeiros salários, bem, esses vão ser gastos com muita comemoração. Tenho que pagar todas as promessas que fiz à minha família e aos meus amigos.

Deixe uma mensagem para os concurseiros que ainda não passaram em um concurso, mas que estão na luta por uma vaga no serviço público?
Não parem de estudar. Concurso é como uma fila, os mais bem preparados são os primeiros e logo serão aprovados. Cada hora de estudo é um passo a mais que você dá nessa fila. A cada parada, é um concorrente a mais te ultrapassando. Não se deixe ser ultrapassado. Ultrapasse. Vale à pena.

 

FIQUE LIGADO
POLÍCIA MILITAR DE RORAIMA

A Polícia Militar de Roraima publicou no último dia 17/04, ato que reconhece a inexigibilidade de licitação do concurso da PM. Com isso, está tudo pronto para o lançamento do edital que, conforme divulgado anteriormente pela Coluna, trará 400 vagas para soldados. De acordo com o Coronel Prola, Comandante da PM, o edital será lançado na próxima semana. Vamos aguardar as novidades.

 

SETRABES
A CPCV (Comissão Permanente de Concurso e Vestibular) da UERR divulgou o gabarito oficial preliminar das provas do concurso da Setrabes realizadas nesse domingo, 15. Para quem ainda não corrigiu sua prova, confira o gabarito no link https://cpc.uerr.edu.br/?p=2619

 CONCURSO ALE/RR
Atenção!! O prazo para inscrição no concurso da ALE termina no próximo dia 21/04/18. Fique esperto e não perca a data. As inscrições podem ser feitas no site da FUNRIO.

AULÃO PARA O CONCURSO DA ALE e PM
No próximo domingo, 22/04/18, será realizado um grande aulão com simulado para os concursos da PM/PCRR/ALE no Meta Cursos. Será um evento diferente onde o candidato primeiro fará uma prova (simulado) e depois fará a correção ao vivo com os professores. Corra e garanta sua vaga no Meta. Informações 99901-1010 (fone/whats).

#MOTIVAÇÃO

 

 

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Folha Cursos & Concursos
"Olá, amigos concurseiros..."
07/09/2018 às 09:10
+ Ler mais artigos de Folha Cursos & Concursos