Por José Maria Neto
Em 02/03/2018

COMO ESTUDAR NO FINAL DE SEMANA

Bom dia,

Muitos alunos reclamam que não possuem tempo para estudar durante a semana uma vez que, além das tarefas domésticas, muitas das vezes têm que conciliar seus estudos com faculdade, emprego, filhos, etc.

Estudar para concurso envolve grandes sacrifícios, ainda mais quando não se tem disponível muito tempo durante a semana. Nesses casos, é recomendável que o estudante organize uma rotina de estudos de final de semana e cumpra fielmente com o plano estabelecido. É obvio que, nestes casos, o resultado pode demorar um pouco mais, no entanto, se o concurseiro for disciplinado, não há como fugir do sucesso. O candidato que estuda rigidamente e com antecedência aumenta suas chances de passar, mesmo que tenha que conciliar com suas atividades domésticas e laborais.

A fim de ajudá-los no planejamento, segue abaixo uma sugestão de um plano de estudos para quem não tem tempo para estudar durante a semana, mas sonha em passar em um bom concurso:

✐SÁBADO

10h: Comece os estudos com Conhecimentos Específicos. Separe a matéria que irá estudar e faça a leitura e em seguida os exercícios. Isso ajudará a gravar na memória o que estudou.

12h30m: Pausa para o almoço. Coma algo leve e beba bastante água. Se ficar com sono, não desista. Tome uma xícara de café e relaxe um pouco.

13h30m: Hora de voltar aos estudos. Momento de se dedicar à Língua Portuguesa. Não deixe de fazer os exercícios de gramática.

15h30m: Pausa para o lanche. Levante, coma uma fruta e volte para os estudos em 15 minutos.

15h45m: Leia a matéria relacionada às Noções de Direito e mescle com as de Conhecimentos Específicos.

17h: Estude Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais.

18h30m: Encerre os estudos e vá descansar.

✐DOMINGO

Repita o esquema de sábado, mas insira dentro do planejamento, horas a mais quando achar necessário e avalie o que você tem mais dificuldades e dê mais atenção.

✱DICA: Caso saia mais cedo do trabalho na sexta-feira, aproveite para incluir um pouco mais de leitura do conteúdo programático do concurso no seu dia a dia. E não deixe de ler com atenção o edital.

 FIQUE LIGADO 

► ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
A Assembleia Legislativa de Roraima adiou o lançamento do edital de seu concurso para a primeira quinzena de março. De acordo com o Órgão, o atraso no edital se deu por questões administrativas, no entanto, reafirma que o edital está confirmadíssimo. Acelerem os estudos.

► POLÍCIA FEDERAL E POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
Atenção concurseiros! O Governo Federal divulgou essa semana a notícia que tanta gente aguardava – vem aí um grande concurso para a área de segurança pública para aproximadamente 1000 vagas. A notícia foi divulgada pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, na última quarta-feira (28), que informou que vai abrir concurso com 1000 vagas para as polícias Federal e Rodoviária Federal (PF e PRF). A promessa é que os certames sejam realizados ainda em 2018.

► BASA LANÇA EDITAL
O Banco da Amazônia lançou edital para preencher 551 vagas, sendo 46 para preenchimento imediato e 505 vagas para formação de cadastro de reserva. A Fundação Cesgranrio é a empresa responsável pelo concurso, que oferece oportunidades para os polos do Banco situados nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

São 370 vagas na função de Técnico Bancário, que exige certificado de conclusão de nível médio. Além disso, são oferecidas seis vagas para Técnico Científico na área de Medicina do Trabalho, com requisito de curso de graduação de nível superior em Medicina e pós-graduação, com carga horária mínima de 360 horas, em Medicina do Trabalho, além de registro no CRM.

Por fim, o certame abre 175 vagas para Técnicos Científicos na área de Tecnologia da Informação. Para essa ocupação, poderão concorrer pessoas com graduação em nível de Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnologia da Informação, Tecnologia em Bancos de Dados, Tecnologia em Processamento de Dados, Tecnologia em Rede de Computadores, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Análise de Sistema, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Informática, Computação – ênfase em Sistema de Informação, Informática – Análise de Sistema, Informática – Sistema de Informação, Tecnologia em Projeto de Sistema de Informação ou Desenvolvimento de Sistemas.

 TESTE SEUS CONHECIMENTOS 

CONSTITUCIONAL
(FCC - 2009 - TRE-PI - Analista Judiciário) Com relação aos Direitos Políticos, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I. plebiscito.
II. referendo.
III. prévia aprovação do Ministério Público.
IV. prévia aprovação do Poder Judiciário.
Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e II. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) II e III. e) III e IV.

COMENTÁRIO: Questão relativamente fácil que exige, basicamente, conhecimento do caput do art. 14 da Constituição Federal de 1988.
Resposta correta: LETRA A.

(CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista Judiciário) A responsabilidade civil do Estado por condutas omissivas é subjetiva, sendo necessária a comprovação da negligência na atuação estatal, ou seja, a prova da omissão do Estado, em que pese o dever legalmente imposto de agir, além do dano e do nexo causal entre ambos.
RESPOSTA: Correta

 #MOTIVAÇÃO 

José Maria Neto
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Folha Cursos & Concursos
"Olá, amigos concurseiros..."
07/09/2018 às 09:10
+ Ler mais artigos de Folha Cursos & Concursos