Por Nira Santos
Em 12/04/2019

Na primeira semana da Folha Gospel “sob nova direção”, nós só temos a agradecer tanto carinho e especial atenção de todos que prestigiaram este espaço, sejam “novos” ou antigos leitores, sempre interessados na Palavra do Senhor e naquilo que podemos, a cada semana, trazer de novidades para tornar nossas vidas um pouco melhor por meio dos ensinamentos de Cristo. 

Que essas “doses” semanais do Evangelho e de eventos relacionados a ele se multipliquem e deem frutos duradouros, pois, muito mais do que ter novas “ovelhas” neste rebanho, levar a Palavra de Deus ao maior número de pessoas é uma das principais missões deste espaço. 

Não deixe de apreciar a leitura desta edição, que traz dicas de eventos em várias igrejas, uma “Palavra de Fé” mais do que especial, dicas para a Páscoa e um artigo do jovem Rarison Kennedy. 

Boa leitura e que todos estejamos na Paz do Senhor!


PALAVRAS DE FÉ

Deus sempre perto

Pedro exclamou: “Mesmo que todos te abandonem, eu nunca te deixarei!”.   Marcos 14:29

Jesus sempre está preocupado com a qualidade das nossas emoções. Pedro carregava dentro si a culpa da traição, o peso em sua consciência por ter negado o mestre. O olhar de Jesus estava em sua mente dia e noite, e o seu coração era dominado por grande angústia. 

Prova disso é que quando Jesus ressuscita e manda o recado aos seus discípulos, Ele destaca em especial a pessoa de Pedro, pois o importante para Jesus era o futuro que aguardava Simão. 

O mestre estava interessado no Pedro que edificaria a sua igreja, tendo Ele mesmo dito: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mt 16.18. 

Talvez, a sua história tenha sido de muitas decisões precipitadas. A culpa, a dor e o complexo de inferioridade têm tomado conta das tuas emoções e dominado teu coração, tua força, te impedido de viver em Cristo Jesus. 

Mas a boa notícia é que Deus sempre vai te encontrar nas curvas das tuas decepções. SEMPRE TERÁ um novo RECOMEÇO, uma nova CHANCE. O fim só chega quando partimos. Estar vivo é o sinal de que ainda existe oportunidade para ser feliz. 

O que importa para Jesus é o que Ele enxergou em você. 

“O fim é melhor que o começo”. Ec: 7:8

“Pedro, tu me amas?” João 21:15


Rarison Kennedy - Assembleia de Deus – Tancredo Neves (... quem nos trouxe a palavra de Deus hoje na coluna )


ILUSTRAÇÃO

“Quem não levar a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo”. Lucas 14:27 

O homem que cortou pedaços de sua cruz

Certa vez, eu ouvi uma história que achei muito interessante. Vou recontá-la pra vocês:

“Um grupo de pessoas estava caminhando e cada integrante tinha a missão de carregar uma cruz. Mas no meio deles tinha um descontente que pensava que sua cruz era a mais pesada e por isso planejou tirar um pedaço…

Quando todos pararam pra dormir à noite, ele cortou um pedaço de sua cruz e no outro dia seguiu viagem… Como ninguém percebeu na primeira vez, a cada parada ele cortava mais um pedaço e assim foi até que ficou bastante leve.

Então, certo dia, chegou o momento do reconhecimento aos poucos que não desistiram de caminhar com o grupo. Era, então, um grupo bem pequeno e entre eles, o descontente…

Ao chegar ao local da premiação, havia ainda um abismo pra ser atravessado.

O primeiro do grupo chegou, lançou sua cruz sobre o abismo e atravessou. E assim, sucessivamente, até que chegou o descontente. Quando este chegou e lançou sua cruz, faltaram aqueles pedaços que ele havia cortado e ela caiu no abismo, impedindo-o de atravessar e ser premiado!

Mesmo tendo chegado até ali, ele não recebeu o prêmio dado aos vencedores porque, ao invés de encarar a luta, se acovardou e tentou por si aliviar o peso de sua responsabilidade”.

Os jovens Ungidos de Deus, na liderança de Israel Pinho e Naiara Matos, na Assembleia de Deus, bairro Tancredo Neves, após um culto abençoado


Gospel Mais:

- O coral de crianças da Igreja Batista Getsêmani, na liderança da tia Rafaela Brito, apresentará um especial no domingo de Páscoa. O endereço é Rua Cap. Felipe Sturm, n. 305 – Mecejana Contato: (95) 991679694, às 18h
- A IPEA- Igreja Pentecostal Explosão de Avivamento – terá o Culto de Mulheres com o tema Mulher Maravilha, neste sábado, 13, às 19, na Avenida Mário Homem de Melo, 3696 – Buritis. Informações: (95) 99118-6817
- A Igreja da Fé, na liderança do presidente Nacional, Pr. Leandro Gentil, 
realiza o 1º Aviva Roraima neste sábado, 13, às 19h, no auditório do Corpo de Bombeiros do Estado. Estarão presentes no evento o cantor Luan Silva, direto da Bahia, um jovem deficiente visual que tem andado o Brasil anunciando a Palavra de Deus, o Pr. José Souza do Amazonas e as cantoras Lia e Rebeca. 
- A Federação de SAFs do Presbitério de RR vai realizar o XI Encontro de Mulheres Presbiterianas, trazendo o tema Genealogia do Feminismo com o Rev. Marcos Augusto Fernandes na ministração. O evento será nos dias 19 e 20 de abril, no 2° IPBV, Rua Gustavo Mesquita, 208, bairro 31 de março. Para maiores informações: 99138-5985
- A mocidade Adoradores da Última Hora da Igreja Assembleia de Deus Comader da Congregação Betel está promovendo um Louvorzão Jovem com várias participações de cantores jovens. O evento será neste sábado, 13, na Av. Rui Baraúna, bairro União, próximo ao supermercado Malukinho.

Ev. Mirinaldo Oliveira e sua esposa missionária, Silvanuza Brandão, da Assembleia de Deus - Santa Luzia I, felizes por mais uma primavera que Deus concedeu a ele


DINÂMICA: 

As dinâmicas de grupos são um ótimo recurso didático para professores de Escola Dominical ou quaisquer outros grupos.

O grupo Pantomimas Cristão, com a líder Elenúbia Nogueira, da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil

Com quem você parece?

Objetivo: avaliar a atitude dos cristãos para com o ensino da Palavra de Deus e refletir sobre a importância de viver e transmitir o que se aprende. 

Material: uma vasilha com água e ainda giz, uma pedra, uma esponja e uma bola de isopor

Desenvolvimento: Coloque a tigela de água em local visível e vá mergulhando um a um os objetos e promovendo debate.

A água é fonte que restaura, purifica e que gera vida. Simboliza a Palavra e o agir de Deus na vida dos cristãos – (João 3:3 e 5, 7:38-39, 15:3; Efésios 5:26; Tito 3:4-6).

A bola de isopor, ao ser jogada na água, não se deixou penetrar nela. O isopor manteve uma relação de neutralidade. A água não influenciou o isopor, mas de acordo com a força do vento, a bolinha foi tocada de um lado para outro -  (Mateus 13:4,19).

A pedra é um material rochoso, rústico que também não deixa nada penetrar dentro de si. É semelhante ao cristão que se fecha e não deixa que a Palavra de Deus o transforme nem molde sua vida como vaso nas mãos do oleiro – (Mateus 13:5-6,20-21).

O giz é feito de cal e absorve para si toda a água. Representa aquele que recebe a Palavra de Deus, fica saturado com os ensinos, sabe, conhece, fica empolgado, mas assim que é tirado da água fica vulnerável e quebra-se facilmente – (Mateus 13:7,22).

Por último, colocamos a esponja na água. Depois de molhada, ela absorveu e ficou saturada de água. E, quando apertada, ela transmitiu o que tinha de mais precioso dentro de si, que é a água que limpa, purifica e restaura. Representa o cristão que escuta e absorve a Palavra e se deixa transformar e moldar sua vida, tornando-se também testemunha fiel do Reino de Deus – (Mateus 13:8,23).

Como você reage ao ensino da Palavra de Deus? Você tem sido um “mero ouvinte” ou um “servo praticante”?  Com qual destes objetos você se parece: a bola de isopor, a pedra, o giz ou a esponja?  Tiago diz que o cristão que “observa atentamente e persevera na prática da Palavra, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-a, será feliz naquilo que fizer”. Que você seja como esponja e absorva o ensino até ficar saturado deixando-o fluir através da sua vida.

A jovem Kimberlly Kelorem, da Assembleia de Deus - Jardim Floresta II, especial para nossa coluna


Dicas e ideias da Coluna Espaço Gospel!

Já pensou em alguma ideia de lembrancinhas para as criancinhas da Escolinha Dominical?

Olha essa dica rápida, fácil e econômica...

Enche os saquinhos de pipoca e fecha. Assim fica o corpinho da ovelha. Com EVA, você faz o rostinho e cola no saquinho. Pronto, fica lindo!

Nira Santos
espacogospel@folhabv.com.br
Yonara Cruz disse: Em 12/04/2019 às 16:23:15

"Parabéns, Nira! Tenho acompanhado seu talento e as ricas postagens da palavra do senhor. SUCESSO!!"

Yonara Cruz disse: Em 12/04/2019 às 15:52:26

"Parabéns Nira, sucesso!!"

Últimas de
Espaço Gospel
+ Ler mais artigos de Espaço Gospel