Giro Esportes

Giro esporte 21 02 2020 9817

Por Ribamar Rocha WhatsApp 98113 6002

A divulgação do calendário do futebol brasileiro deste ano veio acompanhada de uma notícia importante para os 68 clubes que vão disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. A Quarta Divisão do futebol nacional será maior e teve o número de datas ampliado. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou que a competição será estendida para 26 datas, com um novo modelo de disputa. O início da Série D de 2020 acontece no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro. Pra mim, uma loucura.

Explico.

A Série D é um campeonato deficitário. A CBF não premia os clubes, como na Copa do Brasil, onde o São Raimundo papou R$ 540 mil pela participação na primeira fase, mais a renda do jogo contra o Cruzeiro-MG.

Para disputar a Série D, os clubes não recebem cotas, apenas as passagens aéreas, da comissão e atletas, e ajuda de custo para hospedagem e alimentação. Isso quando o clube joga fora. Se o jogo for em casa, aí “a porca torce o rabo”, como diria o Nego Birino, lá na minha terra natal, Cubati-PB. O clube mandante é o responsável pela partida, e aí é que começa o perrengue. Tem que pagar a arbitragem, pessoal de apoio do estádio, tais como bilheteiros, porteiros, seguranças, maqueiros, gandulas, e mais as taxas e impostos na confecção e venda dos ingressos. Devo estar esquecendo alguma coisa? Há, tem que pagar a Polícia Militar para se fazer presente ao estádio e uma taxa de Diversão Pública (ou coisa parecida) para a Polícia Civil.

E como ver a torcida roraimense em campo é mais difícil de que ver orelha de freira, o clube não tem como pagar as despesas. E aí? Quem paga a fatura?

BRIGA

Mesmo com todas estas ‘causas’ o Baré e o Atlético Roraima entraram em rota de colisão pela segunda vaga da Série D deste ano. O caso será definido nas próximas semanas no Departamento Jurídico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que já recebeu o comunicado do Colorado da Consolata afirmando que quer a vaga por ser o atual vice-campeão estadual e, por meio de regulamento da competição, quer ter seu direito homologado pela entidade máxima do futebol nacional.  

OFÍCIO

 Pelo que pude entender, a questão é a seguinte: A diretoria do Baré teria confirmado ao presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Zeca Xaud, ainda em 2019, que o clube não iria disputar o Campeonato Estadual de Futebol de 2020. Embora não tenha assinado qualquer documento que confirmasse que estaria abrindo mão da vaga na Série D deste ano, a Federação enviou ofício à CBF informando que os clubes representantes da competição nacional de 2020 seriam São Raimundo e Atlético Roraima. O ofício é assinado por José Gama Xaud, presidente da FRF, e datado de 18 de novembro de 2019.   

ENTENDIMENTO

Pelo que se observa, no entendimento do presidente da FRF, Zeca Xaud, ao afirmar que não iria disputar o Campeonato Estadual deste ano, o Baré também não iria disputar a Série D e estaria abrindo mão da vaga para o terceiro colocado, o Atlético Roraima. Até certo ponto faz sentido. Como uma equipe iria se preparar para a Série D e não disputaria o Estadual? Alguém pode explicar? Acho que nem Sigmund Freud, psiquiatra criador da psicanálise, conseguiria explicar.   LIBERAÇÃO

Falando em Federação Roraimense de Futebol (FRF), o diretor do Instituo do Desporto de Roraima, Barretinho, responsável pela liberação das praças esportivas do Estado para jogos e competições, me afirmou que até a manhã de ontem a FRF ainda não havia enviado documento solicitando a liberação do Estádio Ribeirão para os jogos iniciais do Estadual deste ano.   SOLICITAÇÃO

Segundo Barretinho, Zeca Xaud havia enviado pedido direto para o governador Antonio Denarium solicitando o Estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho. Como já divulgado, o Canarinho está novamente fechado para conclusão das obras e só reabre em meados de abril. A FRF tem que enviar ofício solicitando o Estádio Ribeirão para que tenham tempo hábil para solicitar os laudos dos órgãos de segurança e sanitárias. Caso contrário, dificilmente o Estadual inicia em 7 de março. A não ser que seja em outro local.   O leitor pode interagir e ajudar a fazer a Coluna enviando mensagens para o WhatsApp 98113 6002.