Economizando

INFLAcAO VOCE SABE O QUE E 12005

INFLAÇÃO, VOCÊ SABE O QUE É?

Inflação é um dos termos econômicos mais comentados pelos brasileiros. Mas você sabe o que significa? A taxa de inflação é a média do crescimento dos valores de um conjunto de bens e serviços. Calma que vou traduzir o “economês”!!

Simplificando, a inflação é o aumento geral dos preços, e tem como consequência a perda do poder de compra. Como assim Jádila?! Seguinte, se a inflação aumentar, e seu salário não, com o mesmo dinheiro que você comprava 1 kg de carne de primeira, você não consegue mais comprar. Isso é a perda do poder de compra, ou seja, com a inflação alta, seu dinheiro vale menos.

Quais os efeitos da inflação alta?

Os efeitos mais comuns da inflação alta, como já comentado é o aumento do preço dos produtos, e a desvalorização do dinheiro do consumidor. Prova disso que é em períodos de inflação alta, o carrinho do supermercado fica bem mais vazio.

Com a redução do poder de compra do consumidor, o efeito negativo também é sentido nas empresas, que produzem e vendem menos, o que pode reduzir o faturamento e posteriormente gerar menos contratações e mais demissões.

No geral, inflação alta encolhe a economia, e causa efeitos que interferem diretamente na qualidade de vida de todos.

Por que a inflação aumenta?

Existem três principais fatores: Real, Monetário e Comportamental.

Real: na economia existe a oferta (pessoas vendendo) e a demanda (pessoas que desejam comprar). O ideal é que oferta e demanda estejam em equilíbrio, mas nem sempre é assim, um desequilíbrio nessas variáveis pode levar a um aumento na inflação.

Exemplo: digamos que devido à falta de chuva a safra de feijão tenha sido menor, nesse caso tem menos feijão à disposição do consumidor, e o produtor precisa reaver o prejuízo. Isso eleva o preço do produto, e o consumidor que desejar comprar terá que pagar um pouco mais caro.

Monetário: quem nunca pensou assim “tanta pobreza no mundo, é só o governo imprimir mais dinheiro e pronto”. Pois é meu amigo, mas na economia não funciona assim, o dinheiro existe para remunerar a produção.

Exemplo: você trabalha em troca de dinheiro para poder comprar aquilo que deseja. A indústria produz o que você deseja em troca de dinheiro também.

Perceba que o dinheiro só existe porque a sociedade produz bens e serviços.

Se a produção continua a mesma, mas o governo põe mais dinheiro em circulação, as pessoas aceitam pagar mais caro, logo ocorre um processo inflacionário nos preços.

Comportamental: também chamado de efeito psicológico, mostra que é possível a expectativa gerar um aumento na inflação.

Exemplo: a indústria considera vários fatores ao decorrer da produção para projetar seu lucro. Se essa indústria acredita que vai haver um processo inflacionário, ela aumenta seus preços para se proteger. Agora e se surgir um efeito manada, e outras indústrias começarem a acreditar nisso e aumentarem seus preços também? A inflação aumenta.

Perceba que apenas uma perspectiva sobre um possível processo inflacionário, fez a inflação subir.  

Como é medida a inflação?

No Brasil, quem realiza isso é Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). São analisados os preços de mais de 400 produtos em diversas regiões do país, de acordo com a necessidade e realidade das famílias que ganham entre 1 e 40 salários mínimos. Assim verifica-se se houve uma queda ou um aumento nos preços.

O IPCA tem uma relação direta com a inflação. Isso quer dizer que quando você vir noticiários do tipo “o IPCA teve uma alta de x por cento”, significa que a inflação deve subir.

Inflação x deflação

Como já vimos, inflação é o aumento dos preços. Logo a deflação é a queda no preço nos bens e serviços por um determinado período. Ah então é melhor a deflação né Jádila?! Não mesmo, e eu te explico por que.

Primeiro, perceba que a deflação é a variação negativa nos preços, é diferente de uma queda na inflação. Entendeu?!

Bem, como já mencionei na economia o ideal é que todas as variáveis estejam em equilíbrio, logo se temos um processo de deflação, algo está errado. Em períodos de longa deflação, acontece um processo chamado recessão. Recessão é o termo usado pra indicar que a economia vai mal, isto é, mais demissões e menos contratações, queda na produção e nos salários etc.

Perceba que tanto a inflação alta, quanto a deflação encolhem a economia. O que a gente faz então Jádila?! Na verdade quem faz é o governo. Anualmente o governo, através do Conselho Monetário Nacional (CMN), define uma taxa de inflação. E a responsabilidade de trabalhar para manter essa taxa é do Banco Central (BC).

Poderia escrever páginas e páginas de como o governo tenta controlar a inflação, mas ficaria chato se escrevesse tudo aqui.

A ideia é que você tenha noção do que é a inflação, e principalmente de como a inflação alta interfere na sua qualidade de vida.