Jessé Souza

Jesse Souza 13838

Os constantes ‘apagões’ e a manutenção da política do ‘quanto pior, melhor’

Jessé Souza*

Os constantes “apagões” na internet, com seguidos problemas de “rompimento da fibra óptica” como justificativa dada à população, tornaram-se tão corriqueiras que o anormal agora é dispor de uma conexão de qualidade. Os “apagões” de energia elétrica e o interrompimento de fornecimento de água também se tornaram corriqueiro.

Tais problemas afetam não apenas a vida do cidadão comum como também a vida econômica do Estado, com reflexos em todos os setores que dependem de internet para suas atividades.  Mas o que chama a atenção é o silêncio de órgãos fiscalizadores e os de defesa do consumidor, que nunca se pronunciam.

Com relação ao rompimento de fibra óptica, um internauta, que se identificou como ex-funcionário de uma terceirizada da operadora, fez um comentário sobre esse assunto, em uma rede social, o qual merece uma resposta por parte das autoridades responsáveis por fiscalizar o fornecimento do serviço no Estado.

Ele escreveu: “Eu sei onde tá esse problema e ninguém toma providências. A fibra tá arreada dentro de um bueiro… Os caras arrumam e depois soltam dentro da água. Uma semana depois quebra novamente com a força das águas”, relatou na primeira postagem ao comentar sobre mais um “apagão”.

E complementou em outras duas postagens: “Eu passei lá nesse local semana passada a trabalho para o Sul do Estado e vi a porcaria do serviço deles”; “Os órgãos de fiscalização não fazem nada, por isso a empresa faz esse trabalho porco. Eu já trabalhei nessa empresa e pedi as contas por não concordar com o método de trabalho deles”.

É perturbador imaginar que isto realmente esteja ocorrendo, uma vez que não há uma posição daqueles que deveriam fiscalizar e quando todos aceitam as mesmas notas de esclarecimentos sobre os recorrentes problemas, seja no fornecimento de internet, água encanada ou energia elétrica. Há um silêncio profundo quando o assunto é a responsabilidade de fiscalizar empresas prestadoras de serviços essenciais.

A questão da internet vem merecendo uma resposta por parte de órgãos de defesa do consumidor há muito tempo, especialmente da Assembleia Legislativa de Roraima, que tem uma Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, que até hoje foi omissa em todas essas questões. Enquanto isso, só se vê movimentações de parlamentares em defesa do garimpo em terras indígenas, cuja atribuição de discutir o tema é do Congresso.

O mesmo problema é visto nas obras de asfaltamento das estradas estaduais e federais, cujas obras de pavimentação do trecho norte da BR-174, que dá acesso à fronteira com a Venezuela, e da RR-203, que dá acesso à Serra do Tepequém, estão paralisadas por dois meses sem qualquer explicação ou fiscalização à qualidade do serviço que vem sendo realizado desde o ano passado.

Da mesma forma, nem os parlamentares estaduais nem os federais dão uma resposta ao que está ocorrendo com essas duas rodovias, da mesma forma que os órgãos fiscalizadores. Há um descaso retumbante mediante o silêncio dos parlamentares que, alguns anos atrás, chegaram até a fixarem placas ao longo daquela rodovia federal se autoelogiando por terem destinado recursos para recuperação do asfalto.

Em resumo, a população segue com os históricos e recorrentes problemas sem que as autoridades e órgãos deem respostas sobre o que vem ocorrendo constantemente nas questões da internet, dos serviços de fornecimento de água e energia, bem como das obras de recuperação de estradas estaduais e federais.

Roraima se tornou o “Estado dos apagões”, tanto do fornecimento de serviços essenciais quanto da atuação de órgãos de defesa do consumidor e de fiscalização. É como se tudo isso fosse feito de propósito, para deixar o Estado submetido aos entraves históricos para que prevaleça a política do “quanto pior, melhor”. Só pode ser. Não há outra justificativa.

*Colunista

   

Publicidade