Por Denise Rohnelt Araujo
Em 01/06/2019

ENTRADA

E já estamos na metade do ano, que loucura!

E a coluna Letras Saborosas está sempre em busca de novidades e estará na Fispal Food Service que este ano completa 35 anos do evento em São Paulo.

Mas continuamos sempre com o foco na culinária amazônica. Hoje quero falar de uma PANC – planta alimentícia não convencional que está no prato dos amazônidas, o Jambu (Acmella oleracea).

O Jambu também é conhecido como agrião-do-pará, é uma planta nativa de região de clima quente e úmido, da planta se come o caule, as folhas e as flores. Provoca uma leve dormência devido a presença do espilantol, por isso é chamado de alimento afrodisíaco. Está em muitos pratos tradicionais do Pará como tacacá, pato no tucupi, arroz paraense, entre outros. Mas também está presente na gastronomia amazônica em vários formatos: geléia, em pó, em flores desidratadas, e congelado.

A receita de hoje é da chef paraense Daniela Martins do restaurante Lá em Casa que fica nas Docas em Belém.

A dica de hoje é XV Semana Nacional do Alimento Orgânico que vai acontecer no Garden Shopping a partir das 14 horas, terá feira de produtos orgânicos, degustação de pratos, aulas de culinária utilizando PANCs e distribuição de mudas de Plantas alimentícias não convencionais. Às 19 horas a doutora Mahedy Passos vai conversar com os presentes sobre as PANCs, ela é autora do livro PANC é Pop.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Buchê de jambu
Chef Daniela Martins – PA

INGREDIENTES:

  • 200g de manteiga
  • 04 colheres de sopa de queijo parmesão 
  • 05 colheres de sopa de leite (líquido)
  • 03 colheres de sopa de jambu picado refogado
  • 01 dente de alho
  • 06 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 06 ovos
  • 04 colheres de sopa de queijo ralado fino para finalização

MODO DE FAZER:

  • Bata as claras em neve e reserve. Refogar o jambu picado com o alho, reservar. 
  • Bater a manteiga, as gemas até dobrar de volume, juntar o leite,  o queijo ralado, o jambu refogado, juntar a farinha de trigo bater o suficiente para misturar os ingredientes e desligar a batedeira.
  • Misturar as claras em neve com cuidado na massa pronta.
  • Untar com manteiga e enfarinhar as formas de empadas, divida a massa e leve ao forno para assar, depois de assado passar em queijo ralado bem fininho.
  • Forno a 180°C por 15 minutos aproximadamente.

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS GANHA DESTAQUE NA FISPAL FOOD SERVICE EM SÃO PAULO

A Feira FISPAL chega à 35ª edição e fecha parceria com o projeto Comida Invisível para conversar sobre a questão da redução do desperdício de alimentos. 

Essa parceria do evento com o projeto Comida Invisível quer conscientizar estabelecimentos, empresários do setor sobre a importância deste tema e promover a doação de itens próprios para o consumo, mas que seriam descartados. 

A Fispal Food Service, a maior e mais completa feira para o mercado de alimentação fora do lar da América Latina, que ocorre entre 11 e 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

“Estima-se que 1,3 bilhão de tonelada de alimentos seja descartada todos os anos. Metade desse montante já seria suficiente para erradicar a fome em todo o mundo. Essa parceria com o Comida Invisível serve para diminuir esses gargalos e acabar com mitos sobre a doação”, comenta Clélia Iwaki, diretora da Fispal Food Service.

Para dar um destino correto aos alimentos, o Comida Invisível atua em duas frentes, a primeira por meio do app, disponível para Android, que conecta cerca de 400 estabelecimentos de food service em São Paulo com entidades e consumidores em busca dos produtos sobressalentes. Os interessados em doar e receber os itens próprios para o uso negociam a entrega e retirada sem nenhum custo, o app fornece ainda informações sobre a data de validade e descrição do estado dos alimentos disponíveis para doação. A segunda é através de um projeto que conscientiza donos de bares e restaurantes com palestras e consultorias gratuitas que estimulam o consumo consciente. 

Durante a Fispal Food Service, os visitantes poderão conhecer mais sobre esse importante tema em um espaço inovador com uma série de atividades educativas.

Ao longo dos quatro dias de evento, a feira contará com o envolvimento de visitantes, expositores e fornecedores para dar o destino correto para as sobras de alimentos não consumidos no pavilhão. Já os itens que não poderão ser reutilizados serão compostados, transformados em adubo e distribuídos para os participantes da Fispal Food Service em comemoração aos seus 35 anos.

A Fispal Food Service reunirá mais de 1.800 marcas com os principais lançamentos e produtos para o mercado de alimentação fora do lar. A feira também contará com muitas atrações que promovem a atualização profissional dos visitantes e oferecem consultorias para a expansão dos negócios.

É o caso do Fórum Gestão à Mesa, realizado em parceria com a Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Com formato inovador, o fórum contará com três painéis simultâneos que ocorrem no dia 13 de junho, das 9h00 às 18h00, no Mezanino do Expo Center Norte. Dessa forma, os congressistas poderão escolher entre os workshops que mais atendem às suas necessidades entre palestras com foco na gestão de bares e restaurantes, marketing e novas tendências.

Entre as atrações que fornecem consultorias gratuitas estão a Opção Vegana, realizada com o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira; Fale com um Especialista, de iniciativa da FCSI, a Sociedade Internacional de Consultores de Food Service; e o Brew Pub, realizado juntamente com a Escola Superior Cerveja e Malte e que tem o objetivo de ajudar gratuitamente bares e restaurantes a implantarem e/ou transformarem seus negócios em Brew Pubs e produzirem sua própria cerveja. Para o segmento de hotelaria, a feira contará com a estréia da Arena Food & Beverage for Hotels realizada em parceria com a Accor. Outra novidade é a Trilha do Ultracongelado, que mostrará o processo de ultracongelamento e porcionamento de alimentos.  O Inspira Café retorna esse ano com mais palestras, degustações e mesas redondas em um espaço voltado ao público geral, gestores e empreendedores de cafeterias e profissionais do ramo.

O credenciamento para a 35ª edição da Fispal Food Service já está aberto e é exclusivo para os profissionais do setor de alimentação fora do lar, basta se inscrever no site oficial, www.fispalfoodservice.com.br

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas