Por Denise Rohnelt Araujo
Em 06/04/2019

ENTRADA

Hoje não vou falar sobre ingrediente amazônico, mas de um prato que traz lembranças da minha infância no Rio de Janeiro.

Há 60 anos começou a história do restaurante La Mole, mais exatamente em abril de 1958, quando o italiano de Turim, Domenico Magliano, fundou uma pequena sorveteria e pizzaria com nome La Mole, na Rua Dias Ferreira no Leblon.

O restaurante introduziu novos conceitos na gastronomia carioca, como o famoso couvert e o medalhão à piamontesa.

Aos sábados ou domingos íamos sempre almoçar no restaurante, vivíamos no bairro e é do La Mole que vem um dos primeiros pratos que reproduzi: medalhão à piamontesa.

Apesar do nome, o prato não é típico da Itália, é um medalhão de filé mignon envolvido em uma tira de bacon servido no molho madeira e que tinha como guarnição o arroz a piamontese. Na época, ainda sem a globalização, não tínhamos acesso aos arrozes italianos carnaroli ou arborio, usados para fazer o risoto e que liberava uma grande quantidade de amido ficando mais cremoso.

Para trazer essa cremosidade ao arroz brasileiro, foi acrescentado o creme de leite.

Então com saudades dos anos que não voltam mais, fiz no final de semana o arroz a piamontese, e trago a receita para vocês. Façam e depois me digam se não é delicioso. O arroz pode acompanhar carne bovina ou suína, a minha receita fiz com cogumelos Paris frescos porque encontrei na cidade, mas pode-se utilizar cogumelos em conserva.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA
Arroz a piamontese

INGREDIENTES:

  • 02 xícaras de arroz parboilizado cru
  • 05 xícaras de caldo de legumes ou galinha
  • 01 cebola pequena em cubinhos
  • 02 dentes de alho amassados
  • 02 colheres de azeite para refogar
  • 375 ml de creme de leite sem soro ou fresco
  • 200g de mussarela ralado grosso
  • 50g de parmesão ralado 
  • 200g de cogumelos fatiados

MODO DE FAZER:

  • Picar a cebola e o alho em cubinhos, os cogumelos em fatias.
  • Refogar no azeite a cebola e o alho, colocar o arroz, refogar mais um pouco. Colocar os cogumelos e o caldo escolhido, deixar o arroz cozinhar, colocando caldo sempre sem deixar ficar seco.
  • Acertar o sal, finalizar com o creme de leite, queijo parmesão e mussarela, misturar bem para ficar cremoso.
  • Na receita original é utilizada manteiga para dar brilho no final antes de servir, mas eu preferi finalizar com um azeite extra virgem.


NOTAS

OITO ANOS DE SABORES E GASTRONOMIA NA COLUNA LETRAS SABOROSAS IMPRESSA NA FOLHA DE BOA VISTA

Para comemorar os oito anos de coluna no jornal, faremos semanalmente no mês de abril sorteios de livros e presentinhos gastronômicos no Instagram @letrassaborosas.

Para participar precisam seguir nosso Instagram, curtir a foto do sorteio e convidar mais duas pessoas para curtir a foto. O sorteio será feito toda terça feira de manhã e quando sair a chamada do programa Letras Saborosas na rede, será divulgado o nome do sorteado.

Mas os sorteios dos brindes serão entregues aqui em Boa Vista, na capital do extremo norte brasileiro.

Hoje já irei postar a foto do primeiro brinde do nosso sorteio, o livro da Editora Mol “Eu Amo Comida” com estórias de 50 personagens que amam comer ou cozinhar.

Ainda neste mês iremos inaugurar a cozinha Letras Saborosas na Plataforma 8 WorkSpace que fica na Rua Pedro Rodrigues, fiquem atentos aos cursos pelas redes sociais da coluna no Facebook e Instagram. Serão cursos de culinária sem “mimimi“, para que todos possam cozinhar em casa e se alimentar melhor, sem desperdício e reaproveitando alimentos.

MOVIMENTO #EUAMOGELEIABRASILEIRA LANÇADO NO FOODFORUM EM SÃO PAULO

Essa semana em São Paulo cinco marcas de geléias artesanais elaboradas com sabores brasileiros lançaram a hastag “Eu amo geléia brasileira”. As marcas Manioca (PA), e as empresas paulistas: Soul Brasil Cuisine, Mermeleia Geléias Artesanais, Douceur do Céu e La Conserveria.

As empresas mostraram no evento Food Forum que as geléias podem acompanhar muitos alimentos e não somente a torradinha no café da manhã, e fizeram uma embalagem apresentando as cinco marcas.

Foram apresentados vários tipos de harmonizações com as gelei, como queijos, lombo de porco, bolos, terrines, o que sua imaginação gastronômica quiser combinar.

Durante o evento a marca paraense Manioca apresentou os novos sabores de geléias: cacau com cumaru, manga e muruci.

Em breve teremos algumas dessas marcas em exposição para venda na cozinha Letras Saborosas no Plataforma 8.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas