Letras Saborosas

LETRA SABOROSAS 11 05 2019 8169

ENTRADA

Amanhã é dia das mães e quero deixar registrado o meu amor a minha mãe que sempre está ao meu lado em todos os momentos.

Vocês sabiam que o Dia das Mães nasceu no século XX quando um grupo de mulheres resolveu fazer uma comemoração para alegrar uma amiga que tinha acabado de perder a mãe. Em pouco tempo, a festa se espalhou pelos EUA e, em 1914, foi oficializada pelo presidente Thomas Wilson, sendo comemorada sempre no segundo domingo de maio. No Brasil o presidente Getúlio Vargas instituiu o Dia das Mães em 1932.

E como cozinheira e mãe vou satisfazer as vontades gastronômicas da minha mãe e do meu filho, por isso trago hoje uma receita de um doce maravilhoso que aprendi no curso CUIA no Pará ano passado, o Papo de Anjo.

Você pode fazer e deixar o doce na calda de açúcar em vidro ou fazê-lo mais sequinho passando no açúcar cristal como a receita da dona Anna Maria Martins, a matriarca do restaurante Lá em Casa de Belém.

Feliz Dia das Mães para todas!

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Papo de anjo- receita Anna Maria Martins (PA)

INGREDIENTES:

Papo de anjo 12 gemas peneiradas 01 colher de café de baunilha Quanto baste de farinha de trigo para untar Quanto baste de manteiga para untar Calda 01 kg de açúcar 01 litro de água 30 unidades de cravo

MODO DE FAZER:

Papo de anjo

Bater as gemas em batedeira com baunilha até ficar bem fofo. Untar as forminhas de empada pequena com manteiga e farinha de trigo, colocar em forno pré-aquecido a 180°C  para assar por 15 minutos ou até ficar assado.

Calda

Colocar a água junto com o açúcar em uma panela para formar uma calda em ponto de seda. Colocar os papos de anjo na calda, deixar ferver por cinco minutos. Desligar o fogo, deixar esfriar, colocar em uma grade para escorrer o excesso de calda, passar no açúcar cristal e colocar um cravinho no centro.

Instituto Brasil a gosto realiza jantar e debate sobre a cozinha quilombola

 No próximo dia 14 de maio, o Instituto Brasil a Gosto, fundado e presidido pela chef Ana Luiza Trajano, realizará um evento dedicado à cozinha quilombola em São Paulo. O I Fórum Brasil a Gosto: saber para resistir, resistir para preservar trará como tema principal à diversidade da cozinha brasileira, a ancestralidade dos nossos temperos, a história de resistência contada pela nossa comida e a importância de preservar esse conhecimento.

Após a abertura com a chef Bel Coelho, a programação será dividida em diferentes momentos, onde cada palestrante irá discutir diferentes temas. Wally Rodrigues, socióloga e pesquisadora, falará sobre “Daqui de Onde Vemos: o Quilombo como Mecanismo de Resistência”. Na seqüência, Elvira da Silva, liderança do Quilombo de Ivaporunduva, e Tanea Romão, do Kitanda Brasil, discutem o tema “Toda Cozinheira é uma Benzedeira”. Uma das mesas da tarde é Empreendedorismo gastronômico negro na cidade, com Aline Araújo (Chermoula Gastronomia) e Priscila Moraes (Kitanda das Minas). O encerramento será feito pelo chef Guga Rocha, com uma degustação guiada de preparos e ingredientes das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira – ingressos à parte.

Este evento é uma das ações da frente de trabalho #pelacozinhaquilombola, criada e mantida pelo Instituto Brasil a Gosto e, para ajudar a arrecadar recursos para a sua realização, o Instituto promoverá no dia 13 de maio um jantar em cinco tempos assinado por chefs como Guga Rocha e Bel Coelho. O evento acontecerá no restaurante Kith, em Pinheiros, às 20h.

Cada receita será preparada com ingredientes originários da agricultura familiar de comunidades quilombola e criadas com a ótica do chef parceiro por meio do contato que tiveram durante a Expedição.

Sem fins lucrativos, os eventos terão sua renda destinada a financiar a vinda de lideranças dos quilombos do Vale do Ribeira para o Fórum Brasil a Gosto e uma próxima Expedição Quilombola, além de divulgar a cultura alimentar quilombola. Os ingressos para o Fórum começam em 45 reais e os participantes podem doar valores maiores se desejarem. Quem optar por participar também da degustação gastará 75 reais. Já o jantar do dia 13/5 custa R$200.

Para adquirir, os ingressos os interessados devem acessar o link. 

E para o jantar acessar o link.