Letras Saborosas

LETRA SABOROSAS 13 12 2019 9463

ENTRADA

Então é Natal e temos que pensar nas festas de confraternização com a família e amigos.

Para quem não tem tempo de preparar pratos festivos podem encomendar com a chef Marcela Corinthi. Peçam o menu pelo telefone (95) 981299099.

Também podem encomendar pratos e sobremesas na Trigo’s Gourmet, na Avenida Major Willians com Capitão Júlio Bezerra, telefone (95) 98127-0055.

Amanhã no Mercado de Pinheiros em São Paulo será lançado mais um produto da floresta, o chocolate Yanomami e Yekuana, feito com cacau nativo da terra Yanomami situada no extremo norte de Roraima. O chocolate foi elaborado pelo chocolatier Cesar De Mendes, do Pará.

A receita de hoje foi enviada pela franquia Divino Fogão e é uma versão do prato Pato com laranja, mas feito com peru.

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

Peru assado com molho de laranja

Ingredientes:

4 kg de peru limpo

Para o vinha d’alhos:

Alho amassado a gosto

01 xícara de salsa picada

Sal e pimenta a gosto

06 laranjas (suco)

400 ml de vinho branco seco

Para o molho:

200 ml de caldo da assadeira

01 colher de sopa de amido de milho

½ xícara de água

½ xícara de suco de laranja

½ xícara de vinho branco

Para assar:

01 xícara de manteiga

Ervas finas a gosto

Modo de preparo:

Com uma faca de ponta, faça furos no peito do peru. Deixe o peru marinando no tempero de véspera. Forre o fundo da assadeira com papel alumínio. Tire o peru da vinha d’alhos. Passe a vinha d’alhos numa peneira, reserve o líquido e a parte sólida dos temperos. Misture uma xícara de chá de manteiga derretida nos temperos sólidos separados da vinha d’alhos. Introduza a manteiga temperada nos furos no peito do peru e espalhe no restante. Ponha o líquido do marinado no fundo da forma e coloque o peru, passe a manteiga com ervas, embaixo da pele e em todo peru. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno e asse conforme as instruções da embalagem. Forno médio por 1 hora e meia. Retire o papel alumínio e termine de assar até dourar. Siga molhando com o marinado da forma a cada 20 minutos. Em uma panela, coloque o caldo do cozimento do peru, engrosse com um pouco de amido de milho, até ficar um molho aveludado. Deixe reduzir até engrossar. Coloque o peru em uma travessa. Sirva com o molho à parte. Tempo de preparo aproximadamente 2 horas.

DICAS PARA NÃO DESPERDIÇAR NAS FESTAS DE FIM DE ANO

Resolvi deixar umas dicas para que as festas sejam fartas mas sem desperdício, afinal estamos num momento econômico que devemos optar por compartilhar bons momentos, alegrias e as comidas que estarão na ceia.

Escolha o cardápio da sua festa levando em consideração a quantidade de pessoas e o horário e se for um almoço de Natal reforce as quantidades, pois come-se mais de dia. 

Mas se for de noite pode escolher o cardápio com um ou dois tipos de carne, calculando 200 gramas por convidado e 160 gramas de acompanhamentos por pessoa (arroz, salada, farofa, outros).

Já as bebidas podem ser calculadas assim: água 500 ml e refrigerante ou suco 300 ml por pessoa; cerveja de 3 a 4 latas de 300 ml por pessoa, na garrafa de 750 ml são seis taças e chope de 1,5 a 2 litros por pessoa; uma garrafa de vinho serve três pessoas, espumante serve quatro pessoas.

As sobremesas podem ser calculadas 60 gramas por pessoa, uma fatia de torta ou bolo por pessoa.

Outra dica para esse Natal é partilhar a ceia com a família, elaborar um cardápio e pedir que cada um traga um prato para a comemoração familiar. Afinal, em tempos de inflação e como as carnes utilizadas nas festas de final de ano são mais caras, como o peru, o chester, o bacalhau, pernil e etc, sempre é bom dividir as despesas.

E que tal regionalizar o cardápio e utilizar mais os nossos ingredientes? Vamos usar nossos peixes, carne de sol, beiju, farinha, pimentas, tucupi negro, e para aqueles que são de outros rincões, preparem os pratos de suas origens, afinal é hora de celebrar a cozinha brasileira também. Mais pirarucu e menos bacalhau!

Também é muito bacana dividir as tarefas com todos, não só porque fica mais econômico, mas porque envolvendo todos nas tarefas de  decoração, comidas, bebidas e diversão fica muito mais alegre e todos se sentem mais acolhidos, pois Natal é uma época de compartilhar mais amor, gentileza, carinho e boas energias.

CURSOS DE FLOWER CAKE DIAS 16 E 17 NA COZINHA LETRAS SABOROSAS.

A chef confeiteira Joyce Lopes, artista plástica, cake designer, especialista em Flower Cake,  flores em pasta flexível, entre outros.  Acaba de receber a cert
ificação de Master Instrutora pela Associação Koreana de Design Cake Art.

Ela estará na Cozinha Letras Saborosas que fica na Plataforma 8 no dia 16 de dezembro ministrando uma aula prática com chantilly plástico para um pequeno grupo com tema natalino, onde vai ensinar a fazer flores de Natal, alisamento do bolo e decoração, além do chantilly. No dia 17 de dezembro haverá uma aula show com o mesmo tema. As inscrições e informações pelo telefone (51) 98196-1855.

Plataforma 8 Rua Pedro Rodrigues 80, atrás do Hotel Uiramutan.