Por Denise Rohnelt Araujo
Em 18/05/2019

ENTRADA

Neste final de semana estarei na serra gaúcha participando do workshop de cogumelos que será ministrado pelo especialista Dr. Marcelo Sulzbacher da Universidade Federal de Santa Maria.

Acompanhem pelas redes sociais da coluna Letras Saborosas as novidades que irei encontrar na capital gaúcha e na expedição pelos Campos de Cima da Serra, onde estão as cidades de São Francisco de Paula, Canela e Gramado.

Hoje a receita é do meu amigo, chef pantaneiro Paulo Machado, que nos presenteou com uma receita linda, saborosa, feita com cogumelo Yanomami.

E na semana que passou tivemos os primeiros cursos na Cozinha Letras Saborosas, com a cake designer Joyce Lopes. Foi um sucesso, tivemos novidades do mundo da confeitaria artística que só os confeiteiros de São Paulo conheciam, como o Chantilly plástico e a pasta flexível translúcida.

Fiquem ligados nos cursos na nossa cozinha, teremos aulas com degustação para todos os públicos.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Porco Assado com Cogumelos Yanomami e Tucupi
Receita do Chef Paulo Machado (MS)

INGREDIENTES:

  • 500g de pernil suíno sem osso
  • 50g de cebola picada
  • 10g de cogumelos yanomami em pó
  • 150 ml de azeite
  • 01 pimenta dedo de moça picada em brunoise e sem sementes
  • 05g de alecrim fresco
  • 05g de sálvia fresca
  • 50g de alho
  • 02 limões (suco)
  • 600 ml de tucupi
  • Sal 
  • Pimenta do reino moída na hora
  • Tapioca flocada para decorar
  • Ramo de coentro ou salsinha para decorar

MODO DE PREPARO:

Corte o pernil desossado em cubos grandes e tempere com uma mistura do sal, pimenta do reino moída na hora, as ervas frescas, alho e cebola picados, pimenta dedo de moça e o cogumelo (misturados formando uma espécie de pasta).

Aqueça o azeite e frite os cubos grandes de pernil na gordura do refogado até dourar, e vá separando. 

Devolva para a frigideira todos os cubos de pernil, acrescente o suco dos limões e o tucupi. Reduza até formar um molho mais equilibrado, porém de napê leve. 

Sirva num prato o cubo de porco e finalize com o tucupi, a salsinha por cima e a tapioca flocada. 

Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora

Rendimento: cinco porções

FOOD SAFARI É UMA FORMA DE TURISMO GASTRONÔMICO BEM SABOROSO

A Brasil Food Safari realiza viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia  local. Os roteiros incluem aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para conhecer produtos e comprar ingredientes, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza, refeições em restaurantes de chefs renomados. Toda a programação é elaborada com foco na gastronomia, e tem a frente o chef pantaneiro Paulo Machado, mestre em hospitalidade, fundador do Instituto de Pesquisa em alimentação Paulo Machado em Campo Grande (MS) e Pollianna Thomé, formada em turismo e mestre em geografia cultural, cozinheira formada pelo SENAC. 

No Brasil, eles elaboram a viagem por cada bioma, esse ano tem viagem gastronômica para Belém e Ilha de Marajó; Pantanal; cozinha sertaneja em Campina Grande (PB); e no exterior, em junho tem Food Safari Catalunya, na Espanha; em setembro Lima, no Peru, em novembro tem Food Safari México, e a novidade desse ano é o primeiro Food Safari Japão.

Eu tive o privilégio de estar em três viagens gastronômicas com pessoas maravilhosas em Lima (Peru), Catalunya (Espanha) e no Sul no ano passado.

Estou voltando esse ano para participar apenas do Workshop de cogumelos, uma das atividades que está inserida no Food Safari Sul. 

Eu recomendo a experiência, porque realmente alia o turismo, a vivência, a gastronomia e a cultura.

Todas as viagens são programadas com atividades exclusivas para a expedição, fora do circuito turístico de outras viagens elaboradas por agências, o Chef Paulo Machado, anfitrião da viagem, consegue ofertar sempre a melhor experiência. 

E eu estou muito feliz de estar novamente na cidade de São Francisco de Paula, no Parador Hampel, uma pousada que teve a primeira construção em 1899, e está sendo restaurada pelo chef Marcos Livi. Este ano se comemora os 150 anos do local e teremos muitas atividades, em uma delas irei participar fazendo um prato com ingredientes indígenas, utilizando os cogumelos coletados durante o dia e unindo com os cogumelos Yanomami do povo Sonöma, que habita o extremo norte brasileiro.

Na volta irei postar toda a experiência do workshop de cogumelos, que terá ainda a apresentação da trufa brasileira, descoberta em Santa Maria e já batizada com o nome de trufa Sapucay.

Estarão conosco nessa experiência os chefs: Danielle Dahoui (SP), Ivan  Achcar (SP), Marcos Livi (RS), Fabrício Goulart (RS), André Barros (GO), Madu Melo (SP), Juci Melo (PE), para citar alguns.

Na próxima semana contarei mais sobre essas novidades e também estarei filmando para o programa Letras Saborosas em alguns lugares que irei visitar.

Quer saber mais sobre Food Safari? Acesse: www.brasilfoodsafaris.com ou acompanhe pelo Instagram @foodsafaris

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas