Por Denise Rohnelt Araujo
Em 22/06/2019

ENTRADA

Nesta semana aconteceu a primeira Feira da Lua organizada pela Promove Eventos no Workspace Plataforma 8.

Quem foi prestigiar, teve a oportunidade de conhecer esse novo espaço multifuncional, onde está a cozinha Letras Saborosas.

E pode saborear alguns pratos dos restaurantes que estarão no Food Park do Plataforma 8, como o Waku Food Truck que serviu hambúrguer artesanal e Pepito, com pães feitos por eles. A Casa do Yakisoba serviu o seu principal prato feito na hora no local, além de sushis e harumaki conhecido como rolinho primavera.

A Cozinha Letras Saborosas teve seu primeiro Workshop de alimentação saudável e divertida em parceria com o programa N2E, Estética Lotus e Pharmapele, na terça feira e na quarta apresentamos alguns ingredientes que estarão em breve à venda na cidade. São ingredientes amazônicos artesanais, como os produtos da Manioca do Pará, pimentas jiquitaia com diferentes sabores, cogumelos Yanomami Sönoma, chocolates De Mendes e livros sobre culinária brasileira e amazônica.

A Feira da Lua ocorrerá neste local sempre na época da Lua Cheia, então sigam as nossas redes sociais e acompanhem as dicas, cursos da Cozinha Letras Saborosas e eventos.

A receita de hoje é do site Namu Cursos, uma startup com foco em qualidade de vida, e a primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar. O chef Thiago Medeiros, especializado em gastronomia vegana e vegetariana, traz uma receita Plant Based, que é a alimentação 100% natural à base de plantas e inclui tudo o que vem da terra, como sementes, grãos, frutas, flores, legumes e verduras.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Croquete de grão de bico 
Chef Thiago Medeiros – Namu Cursos

INGREDIENTES:
02 xícaras de grão de bico cozido
01 xícara de farinha de trigo integral
01 cebola em cubos
02 dentes de alho
02 colheres de sopa de tahine
02 colheres de sopa de zaatar
½ maço de coentro
1 maço de escarola
01 colher de sopa de lemon-pepper
01 limão
½ xícara de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Farinha de linhaça para empanar 

MODO DE PREPARO:

Como fazemos com todas as leguminosas, primeiramente é preciso deixar o grão de bico de molho por até 24 horas, trocando a água a cada 8. Em seguida, cozinhe em água/caldo de legumes até que comece a desmanchar. Transfira o grão escorrido ainda quente para o processador e bata-o até obter um purê.

Tempere esse purê com tahine, zaatar, coentro, lemon pepper, limão, azeite, sal e pimenta do reino. Em paralelo, refogue o alho e a cebola em um fio de azeite, adicione as folhas de escarolas rasgadas e mexa tudo rapidamente. Adicione a escarola refogada ao purê de grão de bico e processe mais uma vez.

Acerte o ponto da massa com farinha de trigo, lembrando sempre de adicionar a farinha aos poucos para não ressecar a massa. Quando ele estiver em ponto de bolear, está pronto. Molde os croquetes com as mãos, empane-os na farinha de linhaça e disponha-os lado a lado em uma assadeira previamente untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200º por 20 minutos, ou até que estejam firmes.

DICAS DE RESTAURANTES E BARES DA CAPITAL PAULISTA 

A semana em São Paulo foi super intensa, estive em muitos restaurantes que não conhecia e quero deixar a dica aqui, para quando forem à capital paulista possam ir conhecer.

Se você quer aliar cultura, arte e gastronomia, visite o restaurante VISTA que fica na cobertura do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o MAC-USP. O prédio foi desenhado por Oscar Niemeyer e tem vários andares com diferentes exposições. O restaurante Vista é comandado pelo chef Marcelo Corrêa Bastos, proprietário também do restaurante Jiquitaia, serve pratos com sabores de norte a sul do Brasil, uma excelente carta de bebidas e uma vista maravilhosa do Parque Ibirapuera. É indicado fazer reserva pelo email: contato@vistasaopaulo.com.br ou pelo telefone: (11)26583188.

Para quem gosta da cozinha árabe, o restaurante FARABBUD, que fica na rua Diogo Jácome, 360 bairro de Vila Nova Conceição. Aberto desde 2002, serve uma cozinha caseira com tradições sírio-libanesas, com todos os pratos conhecidos da culinária árabe como: esfiha; kibe frito e assado; charutos de folha de uva, couve e repolho; pastas como babaganouch, homus, coalhada; pão folha e muito mais.

NOTAS

NOVIDADE DA ABRASEL NACIONAL

Durante a FISPAL, a Associação de Bares e Restaurantes – Abrasel fez um espaço de relacionamentos chamado de Lounge Abrasel, com acesso exclusivo dos associados, parceiros e convidados para promover o relacionamento entre os empresários. Lá conheci a AVA, assistente virtual da Abrasel. A inteligência artificial por trás do projeto pretende ajudar empresários de todo o país com dúvidas no processo de gestão do seu negócio. Os empresários puderam testar a AVA com perguntas sobre trabalho intermitente, segurança dos alimentos e delivery, os três primeiros temas ensinados à assistente virtual. Para falar com a Ava, acesse: ava.abrasel.com.br.

WORKSHOP E CURSOS NA COZINHA LETRAS SABOROSAS

Nas próximas semanas iniciaremos os cursos abertos ao público na Cozinha Letras Saborosas.

O primeiro será um Workshop Cozinhando com PANC – “ Biodiversidade na mesa” onde a autora do livro PANC É POP vai mostrar quais plantas comestíveis encontramos em Roraima e a chef Denise Rohnelt vai ensinar algumas receitas. Dia 27 de junho das 18 às 21 horas no Plataforma 8, Rua Pedro Rodrigues 80. Vagas limitadas, inscrições no local ou pelos whatsapp: (95) 991132752/ 981050707.

Nos dias 01 e 03 de julho, o chef Ricardo Rohnelt irá ministrar dois cursos. No dia primeiro será de pães italianos: focaccia, pão italiano e brioche para hambúrguer. No dia três, curso de confeitaria gourmet: brownie, cupcake, muffin e madeleine. O chef é formado pelo Italian Culinary Institute Foreigners – ICIF, gastrônomo pela Anhembi Morumbi e filiado pela Federazione Italiana de Cuochi – FIC Brasile. Atualmente é professor no Instituto Gastronômico das Américas – IGA em Cuiabá (MT).

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas