Por Denise Rohnelt Araujo
Em 22/11/2019

ENTRADA

Esta semana participei como jurada do primeiro evento Mestre Culinário Intercultural Indígena, projeto do curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena na Universidade Federal de Roraima, uma realização do Instituto Insikiran.

Foram cinco grupos que apresentaram pratos com carne de gado, peixe, frutas e legumes, ervas medicinais e produtos da roça (integração).

A idéia era que os alunos trouxessem pratos que tivessem ingredientes tradicionais da cultura alimentar, mas que trouxessem também uma versão com elementos nutricionais para levar uma alimentação mais saudável para as comunidades.

A realidade atual das comunidades indígenas e quilombolas no Brasil é um aumento significativo de doenças como diabetes e hipertensão, além da obesidade. 

Esse concurso foi uma excelente iniciativa para conscientizar as comunidades que estavam participando.

Alguns ingredientes da cultura alimentar foram apresentados como o gongo (bicho do coco Inajá), tucupi negro, pimentas,  carne de sol, beiju, farinha; e pratos feitos no moquém como o peixe assado na folha de bananeira, raízes assadas, mujeca ou mujica, entre outros.

O grupo vencedor foi o que levou os tubérculos mais utilizados nas comunidades, que são: mandioca, batata doce e abóbora.E fizeram um escondidinho vegetariano com purê de cada ingrediente com temperos da roça. Foi um prato bem nutritivo, colorido e saudável.

Iniciativas como essa são sempre bem vindas, para que se preserve a cultura alimentar e também que auxilie na alimentação mais saudável para todos. Agradeço o convite aos professores Dr.Eliseu Sandri e Danielle Trindade.

A receita de hoje é da chef confeiteira Joyce Lopes, um biscoito que pode ser feito para o Natal, basta decorar.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Biscoito decorado de Natal

Chef Joyce Lopes

INGREDIENTES:

360g de farinha de trigo sem fermento
180g de açúcar
01 ovo
30 ml de essência de baunilha
200g de manteiga

MODO DE FAZER:

Bater a manteiga com açúcar até virar um creme. Acrescentar um ovo inteiro e continuar batendo, acrescentar a essência de baunilha. Desligar a batedeira para acrescentar a farinha de trigo, misturar bem a massa. Fazer uma bola da massa e embrulhar em plástico filme, levar para geladeira por 4 horas. Abrir a massa no formato que desejar, utilizar cortadores para cortar os biscoitos, levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos. Decorar como preferir utilizando corante comestível. 


PRIMEIRO FESTIVAL DE VINHO NA RUA ACONTECE EM DEZEMBRO EM BOA VISTA

O empresário Beto Freitas, proprietário da franquia Mestre Cervejeiro.com e da Casa Freitas Vinhos & Empório,  vem inovando nos eventos de rua na capital. No dia sete de dezembro acontece o primeiro BV Wine & Food Festival, na Rua Sete de Setembro que fica ao lado da Casa Freitas. O evento será com a rua fechada e terá além de vinhos, apresentação musical e comidas que serão servidas pelas empresas: Doce Café & Bistrô, Smoke’n Brothers, Japa Full Sushi, Guzatto massas caseiras, Brutus Burguer artesanal e Casa Freitas.

A venda do kit festival já iniciou com o custo de R$80,00 (individual) e R$150,00 (casal) na Casa Freitas. O kit é composto por uma taça de vidro de 600 ml, uma taça de vinho de 187 ml, um prato gourmet e uma entrada VIP para o after party na Naipe.

Aproveitem para degustar vinhos brancos, rosés, tintos, espumantes em taças com valores de 10, 15 e 20 reais. Além de drinks como Aperol Spritz ou Gin tônica na pressão.

A Casa Freitas Vinhos & Empório fica na Avenida Ville Roy, 4293, Canarinho. Reservas e informações: (95)3224-0286 / 98124-1001.

CURSOS DE FLOWER CAKE EM DEZEMBRO NA COZINHA LETRAS SABOROSAS.

A chef confeiteira Joyce Lopes, artista plástica, cake designer, é fundadora do Cupcakes da Mamãe na cidade de Porto Alegre – RS. Ela começou com pequenas encomendas na capital gaúcha, realizou festas para grandes empresas durante sete anos na área de produção. Em 2017 começou a ministrar aulas de confeitaria e participou do programa  da GNT “Que seja Doce”. Sua formação foi feita no Brasil e na Europa com técnicas de Cake Designer, especialista em Flower Cake,  flores em pasta flexível, entre outros. Um dos seus trabalhos foi premiado com a medalha de ouro numa competição em Londres. 

Acaba de receber a certificação de Master Instrutora pela Associação Koreana de Design Cake Art. 

No dia 16 de dezembro a chef Joyce irá ministrar na Cozinha Letras Saborosas na Plataforma 8, uma aula prática com chantilly plástico para um pequeno grupo com tema natalino, onde vai ensinar a fazer flores de Natal, alisamento do bolo e decoração, além do chantilly. No dia 17 de dezembro haverá uma aula show com o mesmo tema. Inscrições e informação pelo telefone (95)98196-1855.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas