Por Denise Rohnelt Araujo
Em 25/05/2019

ENTRADA

Essa semana estive na Serra Gaúcha participando do Workshop de Cogumelos com o grupo do Food Safari Sul.O grupo é guiado pelo chef pantaneiro Paulo Machado e teve o especialista em cogumelos Marcelo Sulzbacher como instrutor na “caça” de cogumelos. Nessa segunda edição fomos agraciados com uma fartura indescritível de cogumelos Porcini deliciosos.

Eu tive o prazer de fazer a conexão norte e sul de cogumelos. No jantar para os participantes do Food Safari, fiz uma damorida macuxi com cogumelos ianomâmi Sonöma e com os porcini coletados, ficou muito bom.

As viagens gastronômicas com o grupo do chef Paulo Machado são sempre de muito aprendizado e de descobertas de novos ingredientes e pratos da região.

A nossa hospedagem foi no Parador Hampel na cidade de São Francisco de Paula próxima a Canela na Serra Gaúcha. O Parador é comandado pelo chef Marcos Livi que comprou essa propriedade de 120 anos na sua cidade natal e vem desenvolvendo o turismo local com vários eventos gastronômicos. Na noite que chegamos, o chef Marcos Livi nos brindou com um menu todo feito com pinhão, simplesmente sensacional, já que é época dessa deliciosa semente da araucária.

O chef José Maria Vieira é quem comanda a cozinha do Parador e o cardápio é totalmente farm to table, pois muitos ingredientes são provenientes da horta do local.

Além de ter participado dessa viagem maravilhosa, estive com a minha madrinha Jacy que preparou um rocambole português de laranja maravilhoso. Eu não resisti, e trouxe a receita para os leitores, façam e me digam se gostaram desse pão de ló de laranja.

Até o próximo sábado!


Especialista em cogumelos Marcelo Sulzbacher e chef Paulo Machado


PRATO DO DIA
Rocambole português de laranja

INGREDIENTES:

  • 08 ovos
  • 500g de açúcar
  • Suco de três laranjas coado
  • Raspas da casca de três laranjas sem a parte branca
  • 01 ½ colher de sopa de manteiga
  • 03 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
  • Papel manteiga
  • Farinha de rosca para polvilhar 
  • Açúcar refinado para polvilhar
  • Para enfeitar  fios de ovos, morango, merengues, o que mais gostar

MODO DE FAZER:

  • Bata os ovos com açúcar no liquidificador até formar um creme. Quando a mistura dos ovos estiver pronta, peneire a farinha por cima e misture, depois acrescente rapidamente o caldo e a casca da laranja, e misture bem.
  • Unte uma assadeira e forre com papel manteiga, e unte o papel manteiga e polvilhe com farinha de rosca.
  • Despeje a massa na assadeira e leve em forno moderado a 160°C por cerca de 40 minutos.
  • Coloque na bancada um pano de prato limpo e seco e polvilhe com açúcar refinado.
  • Quando a massa estiver assada, retire do forno e vire ainda quente no pano de prato já polvilhado com açúcar refinado. Enrole para formar um rocambole e coloque no prato de servir.
  • Esse rocambole não é recheado, por isso capriche na decoração. 

DICA- Raspe a casca das laranjas com cuidado para não raspar no mesmo lugar, sem pegar a parte branca que amarga.
 
NOVIDADES FOOD SAFARI SUL

PRODUTOS TERROIR SUL PURO UMAMI

A marca Terroir Sul desenvolvida pelo doutor Marcelo Sulzbacher, quer valorizar o gosto e o aroma regional de ingredientes silvestres e selvagens que geralmente são encontrados unicamente no Sul do Brasil. 

A região apresenta certas espécies de cogumelos, especiarias e frutos que são ainda pouco conhecidos e desenvolveram alguns produtos que são exclusivos, artesanais e preparados de forma natural.

O cogumelo Porcini é a grande estrela dos produtos, que são: sais, molhos, mix de arroz, queijo, e até um tipo especial de cerveja.

A cerveja Birra Porcini é uma Blond Ale com sabor marcante. Mais informações sigam a marca no Instagram @_terroirsul  ou e-mail: terroirsul@gmail.com

VINAGRE ORGÂNICO DE CALDO DE CANA RECEITA DE FAMÍLIA

A agroindústria Flach Alimentos foi idealizada pelo patriarca da família, Ramiro Flach, que quando era criança consumia um vinagre produzido artesanalmente por sua família, desde sua bisavó. O vinagre era elaborado com caldo de cana como um dos ingredientes, que proporcionava um diferencial de sabor agridoce, muito apreciado por descendentes da cultura alemã. Ao longo dos anos, Ramiro continuou produzindo este vinagre para seu consumo próprio. Em 1994, viajou à Alemanha, onde consumiu um vinagre agridoce, com sabor próximo àquele do vinagre produzido por sua bisavó. Neste momento entendeu a potencialidade de um novo produto a ser produzido no mercado brasileiro, utilizando o caldo de cana como ingrediente. 

Ele resolveu fazer o vinagre a partir do caldo de cana, pois a receita original de sua família utilizava frutas da estação junto com caldo de cana. 

A família Flach desenvolveu a receita final de um vinagre natural, com diferenciado sabor e aroma agridoce, recomendado para diversos pratos.

O vinagre é produzido diretamente do caldo de cana orgânico, sem adição de álcool, conservantes, aromatizantes ou aditivos químicos. Este vinagre possui o sabor natural do vegetal, levemente ácido com um paladar agridoce marcante.

São mantidos os sais minerais do caldo de cana como cálcio, fósforo, ferro, zinco, potássio e magnésio, benéficos à saúde.

O vinagre de caldo de cana possui antioxidantes que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico. Mais informações www.flachalimentosnaturais.com.br

BANANIZE-SE E EXPERIMENTE OS PRODUTOS FEITOS COM BANANA

A empresa Feitosa Gourmet idealizada pelo chef Fabrício Goulart em 2016 viu o potencial da banana, fruta tão brasileira, alegre e versátil. Através da criatividade e inovação desenvolveu receitas que de maneira sustentável reaproveitassem bananas fora do padrão. Ele produziu catchup, maionese e mostarda, além de molho barbecue e o spice Jam que é mais apimentado.

A novidade da empresa artesanal é a bananata, um antepasto feito de casca de banana com funghi porcini. A fórmula é simples mas acompanha bem torradinhas, pães artesanais e saladas. A bananata é feita com casca de banana, abobrinha, cebola, pimentão, cogumelo desidratado, vinagre de vinho colonial, azeite extra virgem, orégano, manjericão, alho, loro, açucar demerara, sal marinho.

Se quiserem conhecer ou experimentar outros produtos, acessem o site www.feitosagourmet.com.br

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas