Letras Saborosas

LETRA SABOROSAS 30 03 2019 7915

ENTRADA

Ainda falando sobre ingredientes pouco conhecidos na nossa região e que estão sendo utilizados na gastronomia por muitos chefs no país, trago hoje a priprioca.

A priprioca (Cyperus articulatus) é uma planta aromática da Amazônia que anteriormente era utilizada na cosmética e nos banhos de cheiro no Pará. Da sua raiz se extrai um óleo com propriedades terapêuticas, antiinflamatórias, hidratantes e aromáticas.

Hoje é muito utilizada em receitas doces e salgadas, como nessa receita de Madalenas na calda de priprioca, do grande chef Paulo Martins, já falecido, que apresentou no seu Festival Ver o Peso em 2005. Paulo Martins foi responsável pela divulgação dos ingredientes amazônicos para o mundo, além de valorizar a cultura alimentar do paraense.

Essa é mais uma receita que trouxe do curso CUIA – Culinária Imersiva da Amazônia, do Instituto Paulo Martins. 

Precisamos conhecer e valorizar mais nossos ingredientes e utilizá-los na nossa cozinha, mas para isso é preciso conhecer suas propriedades, testar seu sabor e aplicação.

Na cozinha do Letras Saborosas irei apresentar mais os sabores e as receitas amazônicas. Aguardem.

Essa semana no programa Letras Saborosas trouxe três sucos bem refrescantes para amenizar o calor que estamos vivendo no extremo norte. Acessem: www.folhabv.com.br/play

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Madalenas em calda de priprioca Chef Paulo Martins

INGREDIENTES: MADALENAS:

500g manteiga 500g farinha de trigo 15 ovos 20g de sal 05 colheres de café de fermento em pó CALDA DE PRIPRIOCA 03 unidades de raiz de priprioca 01 kg de açúcar 01 litro de água 300 ml álcool

MODO DE PREPARO: MADALENAS:

Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, junte os ovos inteiros, bata até encorpar, misture o trigo, o fermento e o sal aos poucos, até ficar bem homogêneo.

Coloque em forminhas individuais ou na forma para madalenas (francesa) untadas com manteiga e polvilhadas com farinha, asse em forno brando. 

CALDA DE PRIPRIOCA:

Ponha  as raízes de priprioca cortadas em quatro pedaços em uma infusão com 150 ml de álcool, por 10 dias, depois coe e reserve.

Ferva a água com açúcar até formar uma calda, acrescente a infusão de álcool e priprioca, ferva até evaporar todo o álcool, tomando o cuidado de não deixar derramar.

Banhar as madalenas na calda, deixar escorrer em uma peneira. Depois de escorrer o excesso, passe as madalenas no açúcar.

BAR DA DONA ONÇA EM SÃO PAULO COMPLETA 11 ANOS COM FESTA “ÁGUAS DE JANAÍNA”

No dia 8 de abril, a chef Janaína Rueda reúne amigos e clientes em frente ao Bar Dona Onça para celebrar o 11º aniversário da casa com o evento “Águas de Janaína”. 

O restaurante fica no edifício Copan, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que foi responsável  pela fachada sinuosa do prédio.

A comemoração é também um grande resgate à cultura e gastronomia popular brasileira. Serão servidos petiscos a preços entre R$ 5 e R$ 30 feitos pela anfitriã e pelos chefs Dona Carmem Virgínia do restaurante Altar – Cozinha Ancestral (Recife-PE) e Carlos Ribeiro, autor do livro “Comida de Santo que se come”. No cardápio o caldinho de mariscos, cuscuz de sardinha, caldeirada de frutos do mar, a famosa feijoada em homenagem a São Jorge e também o cozido de grão de bico como opção vegana.

Para animar o evento, a chef convidou as baianas da escola de samba Camisa Verde, a bateria e velha guarda da escola de samba Vai Vai, o grupo Afoxé Ogbon Obá de Recife, Mañana da Mangueira e Maranhão com suas conhecidas serestas.

“Nós criamos a festa justamente para trazer energias boas, tirar o mau olhado e afastar tudo que é ruim. Todo mundo que vem para cá, vem para trocar energia positiva”, diz a chef proprietária do Bar da Dona Onça.

É tempo de lavar e purificar, para isso, flores, água de cheiro e, como Janaína costuma dizer, “muita energia e esperança para um mundo melhor”. A chef Janaína Rueda sugere que todos participem do evento com roupas brancas. 

A festa começa às 17 horas no Bar da Dona Onça que fica na Avenida Ipiranga, 200, lojas 27/29 no Centro de São Paulo, telefone: (11) 3257-2016. Site: bardadonaonca.com.br