Letras Saborosas

LETRA SABOROSAS 31 08 2019 8850

ENTRADA

A coluna Letras Saborosas não circulou com impresso no sábado passado, mas teve matéria e receita no site do jornal Folha de Boa Vista. Hoje trago algumas novidades para vocês.

Este mês estaremos em vários eventos locais e regionais, anotem na agenda.

Nos dias 13 e 14 de setembro tem Feira da Lua, na Plataforma 8, sempre com novidades, das 17 às 22 horas.

Nos dias 14 e 15 tem Festival Gastronômico na comunidade Nova Esperança na Serra de Pacaraima, e nos dias 26 a 28 tem Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA..

A receita de hoje recebi da rede Água Doce Sabores do Brasil, uma torta salgada fácil e prática para fazer no final de semana. A foto é de Bruno Marconato.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Torta salgada  Receita Água Doce Sabores do Brasil

INGREDIENTES:

03 ovos  01 tablete de caldo de galinha  ½ xícara de óleo  02 xícaras de farinha de trigo 300 ml de leite integral 100g de milho em lata  100g de mussarela ralada 02 tomates picados  100g de palmito  03 colheres de sopa de cheiro verde  01 colher de chá de orégano  100g de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO: 

Em um liquidificador, adicione os ovos, o caldo de galinha, o óleo, a farinha de trigo e o leite. Bata até ficar homogêneo. Coloque metade da massa batida em uma travessa untada com margarina e farinha de trigo. Em seguida, acrescente o presunto, o milho, metade da mussarela, os tomates, o palmito, o cheiro verde, o orégano e a outra metade da mussarela. Cubra com o restante da massa e salpique o queijo parmesão por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 45 minutos. Rendimento: 20 porções.

PRIMEIRO FESTIVAL GASTRONÔMICO DAS ETNIAS TAUREPANG,WAPICHANA E MACUXI ACONTECERÁ NA COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA

Nos dias 14 e 15 de setembro acontecerá na Comunidade Nova Esperança, na Terra Indígena de São Marcos, município de Pacaraima, o primeiro Festival da Gastronomia Indígena Taurepang, Wapichana e Macuxi.  O líder indígena Alfredo Silva Wapichana, atuante na área de etnoturismo, que realizou no início do ano o primeiro batizado indígena aberto para não índios, quer agora mostrar através do turismo na comunidade, a cultura alimentar das três etnias.

A proposta da comunidade é apresentar diferentes pratos, a diversidade das bebidas, ingredientes e iguarias indígenas locais.

A programação terá início às dez horas com a abertura oficial do festival e abertura da exposição e venda de produtos indígenas, artesanatos e culinária.

Às 15:00, a chef Denise Rohnelt irá fazer uma palestra sobre “o Mundo do Tucupi: do amarelo ao negro”, com uma aula de cozinha utilizando o produto. À noite, para quem ficar na comunidade, haverá o jantar das três etnias e após será lançado o Batizado Tradicional Indígena 2020.

No dia 15 às 7:30 será servido o café da manhã Taurepang, Wapichana e Macuxi. Às 9:00 acontecerá a troca de saberes: o desafio da culinária indígena no contexto contemporâneo. Ao meio dia será servido o almoço indígena e o  encerramento do festival. Mais informações pelo telefone (95)99177-5488 ou na Roraima Adventure que estará fazendo o transporte para o local (95)3624-9611.

CONFIRMADA A TERCEIRA EDIÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA AMAZÔNICA

A terceira edição da FIGA – Feira Internacional de Gastronomia Amazônica vai acontecer nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus – Amazonas. O evento realiza um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais, divulgando a gastronomia amazônica para diversos países. O objetivo da feira é gerar conhecimento, fomento, resgate e preservação da gastronomia amazônica e apoiar iniciativas colaborativas à inserção do Amazonas na rota internacional da alta gastronomia.

O evento recebe empresários dos diversos segmentos de venda e prestação de serviços do mercado de restaurantes, chefs de cozinhas, estudantes de gastronomia, nutrição, empreendedores interessados em entrar no ramo de alimentação fora do lar, produtores rurais (agricultura e pescado), amantes da gastronomia e público em geral. A expectativa é de 40.000 pessoas entre visitantes, expositores, participantes, organizadores, convidados e imprensa.

Com mais de 90 estandes entre feira de negócios e praça de alimentação, para visitação durante os três dias, a FIGA sediará mais cinco eventos paralelos:

SEMANA QUALIDADE ABRASEL: que promoverá palestras abordando temas ligados aos bares, restaurantes e similares, tais como administração com ênfase em gestão, atendimento, vendas e questões trabalhistas, e também temas como inovação, tecnologia, conexão e relacionamento, gerando networking e boas práticas.

RODADA DE NEGÓCIOS: promove o encontro entre donos de restaurantes e fornecedores nas mesas de negociações. O público alvo são os expositores e o público visitante, ambos farão a inscrição antecipada via plataforma específica definindo previamente dias e horários. A mecânica será organizar pequenos encontros, de curta duração, por meio de reuniões de negócios entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, em sala preparada para esse fim.

MERCADO AMAZÔNICO: Praça de alimentação com quatro restaurantes associados da Abrasel, além de oito municípios que irão divulgar seus atrativos turísticos, artesanato e gastronomia.

FEIRA DE EXPOSIÇÕES: Empresas irão expor e comercializar produtos e serviços para restaurantes, além de lançamentos e novidades para o setor. Os expositores podem abranger segmentos como:

• Alimentos: supermercados, estivas, hortifrutis, açougues, produtores rurais. • Bebidas: marcas de cervejas tradicionais, marcas de cervejas artesanais, marcas de águas e refrigerantes, polpas de frutas. • Comércio: lojas de equipamentos e utilidades, lojas de eletrodomésticos, lojas de EPI’s e uniformes. • Ensino: faculdades de gastronomia, administração e áreas afins, MBA’s em gestão e administração, escolas de Gastronomia, escolas de idiomas. • Prestadores de serviço: dedetização, manutenção de coifas, ar condicionado e equipamentos, segurança eletrônica. • Profissionais liberais: turismólogos, gastrônomos, nutricionistas, contadores, advogados, fotógrafos e designers.

ARENA GASTRONÔMICA: onde teremos a Cozinha-show com grandes chefs locais, nacionais e internacionais utilizando técnicas de cozinha de vanguarda e de cozinha criativa utilizando ingredientes amazônicos.

Já estão confirmados
para essa edição da FIGA: o cientista gastronômico catalão Pere Castells (Barcelona- Espanha); chef Danielle Dahoui do Ruella Bistrô (SP); chef Angélica Vitali especialista em cozinha molecular; chef Janaina Rueda do restaurante Dona Onça e A Casa do Porco Bar, 39º melhor restaurante do mundo segundo a revista Restaurants (SP); chef Saulo Jennings do restaurante Casa do Saulo de Santarém (PA) eleito dois anos consecutivos com o prêmio de melhor restaurante da região norte pela revista Prazeres da Mesa; jornalista e crítico gastronômico Arnaldo Lorençato editor sênior da revista Veja São Paulo e professor da Universidade Mackenzie; e chef Denise Rohnelt Araújo, proprietária da Cozinha Colaborativa Letras Saborosas, jornalista e colunista de gastronomia do jornal Folha de Boa Vista, curadora gastronômica da FIGA. 

A Abrasel no AM está com stands à venda para os proprietários e comerciantes da área. Mais informações podem ser obtidas nos números (92) 3642-8894 ou (92) 98292-0021. Ou acessar a página da Abrasel no Facebook .