Por Denise Rohnelt Araujo
Em 31/08/2019

ENTRADA

A coluna Letras Saborosas não circulou com impresso no sábado passado, mas teve matéria e receita no site do jornal Folha de Boa Vista.
Hoje trago algumas novidades para vocês.

Este mês estaremos em vários eventos locais e regionais, anotem na agenda.

Nos dias 13 e 14 de setembro tem Feira da Lua, na Plataforma 8, sempre com novidades, das 17 às 22 horas.

Nos dias 14 e 15 tem Festival Gastronômico na comunidade Nova Esperança na Serra de Pacaraima, e nos dias 26 a 28 tem Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA..

A receita de hoje recebi da rede Água Doce Sabores do Brasil, uma torta salgada fácil e prática para fazer no final de semana. A foto é de Bruno Marconato.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Torta salgada 
Receita Água Doce Sabores do Brasil

INGREDIENTES:

  • 03 ovos 
  • 01 tablete de caldo de galinha 
  • ½ xícara de óleo 
  • 02 xícaras de farinha de trigo
  • 300 ml de leite integral
  • 100g de milho em lata 
  • 100g de mussarela ralada
  • 02 tomates picados 
  • 100g de palmito 
  • 03 colheres de sopa de cheiro verde 
  • 01 colher de chá de orégano 
  • 100g de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO: 

Em um liquidificador, adicione os ovos, o caldo de galinha, o óleo, a farinha de trigo e o leite. Bata até ficar homogêneo. Coloque metade da massa batida em uma travessa untada com margarina e farinha de trigo. Em seguida, acrescente o presunto, o milho, metade da mussarela, os tomates, o palmito, o cheiro verde, o orégano e a outra metade da mussarela. Cubra com o restante da massa e salpique o queijo parmesão por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 45 minutos.
Rendimento: 20 porções.

PRIMEIRO FESTIVAL GASTRONÔMICO DAS ETNIAS TAUREPANG,WAPICHANA E MACUXI ACONTECERÁ NA COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA

Nos dias 14 e 15 de setembro acontecerá na Comunidade Nova Esperança, na Terra Indígena de São Marcos, município de Pacaraima, o primeiro Festival da Gastronomia Indígena Taurepang, Wapichana e Macuxi.  O líder indígena Alfredo Silva Wapichana, atuante na área de etnoturismo, que realizou no início do ano o primeiro batizado indígena aberto para não índios, quer agora mostrar através do turismo na comunidade, a cultura alimentar das três etnias.

A proposta da comunidade é apresentar diferentes pratos, a diversidade das bebidas, ingredientes e iguarias indígenas locais.

A programação terá início às dez horas com a abertura oficial do festival e abertura da exposição e venda de produtos indígenas, artesanatos e culinária.

Às 15:00, a chef Denise Rohnelt irá fazer uma palestra sobre “o Mundo do Tucupi: do amarelo ao negro”, com uma aula de cozinha utilizando o produto. À noite, para quem ficar na comunidade, haverá o jantar das três etnias e após será lançado o Batizado Tradicional Indígena 2020.

No dia 15 às 7:30 será servido o café da manhã Taurepang, Wapichana e Macuxi. Às 9:00 acontecerá a troca de saberes: o desafio da culinária indígena no contexto contemporâneo. Ao meio dia será servido o almoço indígena e o  encerramento do festival. Mais informações pelo telefone (95)99177-5488 ou na Roraima Adventure que estará fazendo o transporte para o local (95)3624-9611.

CONFIRMADA A TERCEIRA EDIÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA AMAZÔNICA

A terceira edição da FIGA – Feira Internacional de Gastronomia Amazônica vai acontecer nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus – Amazonas. O evento realiza um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais, divulgando a gastronomia amazônica para diversos países. O objetivo da feira é gerar conhecimento, fomento, resgate e preservação da gastronomia amazônica e apoiar iniciativas colaborativas à inserção do Amazonas na rota internacional da alta gastronomia.

O evento recebe empresários dos diversos segmentos de venda e prestação de serviços do mercado de restaurantes, chefs de cozinhas, estudantes de gastronomia, nutrição, empreendedores interessados em entrar no ramo de alimentação fora do lar, produtores rurais (agricultura e pescado), amantes da gastronomia e público em geral. A expectativa é de 40.000 pessoas entre visitantes, expositores, participantes, organizadores, convidados e imprensa.

Com mais de 90 estandes entre feira de negócios e praça de alimentação, para visitação durante os três dias, a FIGA sediará mais cinco eventos paralelos:

SEMANA QUALIDADE ABRASEL: que promoverá palestras abordando temas ligados aos bares, restaurantes e similares, tais como administração com ênfase em gestão, atendimento, vendas e questões trabalhistas, e também temas como inovação, tecnologia, conexão e relacionamento, gerando networking e boas práticas.

RODADA DE NEGÓCIOS: promove o encontro entre donos de restaurantes e fornecedores nas mesas de negociações. O público alvo são os expositores e o público visitante, ambos farão a inscrição antecipada via plataforma específica definindo previamente dias e horários. A mecânica será organizar pequenos encontros, de curta duração, por meio de reuniões de negócios entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços, em sala preparada para esse fim.

MERCADO AMAZÔNICO: Praça de alimentação com quatro restaurantes associados da Abrasel, além de oito municípios que irão divulgar seus atrativos turísticos, artesanato e gastronomia.

FEIRA DE EXPOSIÇÕES: Empresas irão expor e comercializar produtos e serviços para restaurantes, além de lançamentos e novidades para o setor. Os expositores podem abranger segmentos como:

• Alimentos: supermercados, estivas, hortifrutis, açougues, produtores rurais.
• Bebidas: marcas de cervejas tradicionais, marcas de cervejas artesanais, marcas de águas e refrigerantes, polpas de frutas.
• Comércio: lojas de equipamentos e utilidades, lojas de eletrodomésticos, lojas de EPI’s e uniformes.
• Ensino: faculdades de gastronomia, administração e áreas afins, MBA’s em gestão e
administração, escolas de Gastronomia, escolas de idiomas.
• Prestadores de serviço: dedetização, manutenção de coifas, ar condicionado e equipamentos, segurança eletrônica.
• Profissionais liberais: turismólogos, gastrônomos, nutricionistas, contadores, advogados, fotógrafos e designers.

ARENA GASTRONÔMICA: onde teremos a Cozinha-show com grandes chefs locais, nacionais e internacionais utilizando técnicas de cozinha de vanguarda e de cozinha criativa utilizando ingredientes amazônicos.

Já estão confirmados para essa edição da FIGA: o cientista gastronômico catalão Pere Castells (Barcelona- Espanha); chef Danielle Dahoui do Ruella Bistrô (SP); chef Angélica Vitali especialista em cozinha molecular; chef Janaina Rueda do restaurante Dona Onça e A Casa do Porco Bar, 39º melhor restaurante do mundo segundo a revista Restaurants (SP); chef Saulo Jennings do restaurante Casa do Saulo de Santarém (PA) eleito dois anos consecutivos com o prêmio de melhor restaurante da região norte pela revista Prazeres da Mesa; jornalista e crítico gastronômico Arnaldo Lorençato editor sênior da revista Veja São Paulo e professor da Universidade Mackenzie; e chef Denise Rohnelt Araújo, proprietária da Cozinha Colaborativa Letras Saborosas, jornalista e colunista de gastronomia do jornal Folha de Boa Vista, curadora gastronômica da FIGA. 

A Abrasel no AM está com stands à venda para os proprietários e comerciantes da área. Mais informações podem ser obtidas nos números (92) 3642-8894 ou (92) 98292-0021. Ou acessar a página da Abrasel no Facebook .

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas