Por Denise Rohnelt Araujo
Em 08/06/2019

ENTRADA

Na próxima semana estarei em São Paulo novamente, para participar de diversos eventos e para trazer novidades do mercado gastronômico.

Na segunda feira estarei na décima sexta edição do Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa, escolhidos por um time de especialistas de todo o país, entre chefs, jornalistas, críticos e estudiosos da alimentação, capitaneados por Ricardo Castilho, sócio e diretor editorial da revista.

Entre os indicados estão chefs, confeiteiros, banqueteiros e estabelecimentos de diversos Estados, distribuídos em 30 categorias. Os campeões serão conhecidos na mesma noite na tradicional festa de aniversário da Prazeres da Mesa, que está completando 16 anos. Na ocasião haverá ainda a premiação das “Melhores Cartas de Bebidas” vinhos, cervejas e drinques.

O prêmio Melhores do Ano considero como a única premiação que além de abranger todo o território nacional, mobiliza todo o setor e realmente colabora para o reconhecimento da culinária brasileira.

Depois estarei durante a semana na FISPAL, que completa 35 anos sendo a maior feira do setor de alimentação do país. E também estarei acompanhando os associados da ABRASEL do Amazonas junto com o SEBRAE Estadual em visitas técnicas por restaurantes na cidade.

Como podem ver, muitas atividades, e irei trazer novidades para a coluna, para o programa Letras Saborosas e para a Cozinha Letras Saborosas.

A receita de hoje é para comemorar docemente o dia dos namorados. A receita foi enviada pela franquia Divino Fogão: uma Cheese cake de morangos.

Até o próximo sábado!


PRATO DO DIA   

CHEESE CAKE DE MORANGOS

www.divinofogao.com.br

INGREDIENTES:

Base:

  • 200g de bolachas tipo maisena 
  • 80g de manteiga derretida
  • Recheio:
  • 200g de queijo de minas
  • 50g de morangos
  • 1 envelope de gelatina incolor (hidratada conforme as instruções da embalagem)
  • 1 lata de leite condensado 

Cobertura:

  • 100g de morangos cortados
  • Hortelã a gosto

MODO DE PREPARO:

Base: Triturar as bolachas no processador ou liquidificador. Acrescente a manteiga derretida e bata novamente. Coloque a massa numa forma com fundo falso pequena, untada com margarina. Alise a massa no fundo da forma com uma colher. Reserve. 
Recheio: Bater no liquidificador o creme de leite, o queijo minas, o leite condensado e a polpa de frutas vermelhas. Colocar o recheio por cima da massa. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 2 horas.
Cobertura: Retire o cheesecake da geladeira. Decore com morangos e hortelã.

Tempo de Preparo:  30 minutos      

Rendimento: 8 porções


Feira da Lua terá diversas atrações no dia 18 e 19 de junho

O empresário Nirval Queiroz, da Promove Eventos, organiza nos dias 18 e 19 de junho a primeira Feira da Lua. A proposta é que a feira aconteça mensalmente na data da lua cheia, sempre com uma oferta de variedades, no ambiente externo do Plataforma 8 Workspace e Food Park, que fica localizado na Rua Pedro Rodrigues, 80 – Centro.

Nessa primeira edição o público vai encontrar os seguintes produtos expostos:  flores e plantas, sapatilhas e rasteirinhas, oficinas de slime, palestras sobre desenvolvimento infantil, roupas íntimas, shake alimentar, artigos de decoração de jardins e artesanato, além de atração musical. Algumas empresas  irão servir alimentos e bebidas. São eles: Arroz de Kombi; Beijinhos da Vovó; e os empreendimentos do Food Park do Plataforma 8: Duckbill, com cookies deliciosos; Casa do Yakisoba; Waku Food Truck; e as bebidas ficarão a cargo do bar Rhopalurus. A Feira da Lua é uma realização da Promove Eventos, juntamente com a Rádio Folha, Jornal Folha de Boa Vista e Plataforma 8. Para os interessados em participar das próximas edições, informações no 98111-7292.

BRASIL É DESTAQUE NO MUNDIAL DE QUEIJOS NA FRANÇA

O Brasil arrebatou 58 medalhas na quarta edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers que aconteceu em Tours, na França, nos dias 2, 3 e 4 de junho.

Foram 987 queijos de 39 países que concorreram no mundial, muitos queijos com tradição na produção queijeira.

Nossos queijos estão de parabéns, pelas medalhas conquistadas. Foram quatro que receberam a medalha Super Ouro: Vale da Gurita;  Santuário do Mergulhão  e Queijo do Ivair, que são da Serra da Canastra (MG) e o paulista Pardinho com Cuesta (oito meses).

Seis receberam a medalha de ouro; vinte e três receberam a medalha de prata, sendo que um da Amazônia, o queijo do Marajó tipo creme da Fazenda São Victor.  E vinte e três queijos receberam a medalha de prata. O estado mineiro foi o que recebeu mais medalhas, mas também tivemos vencedores de outros estados brasileiros.

PRIMEIRO FESTIVAL COME ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA EM BRAGANÇA PAULISTA

O COME - Festival da Comida de Verdade, acontecerá entre os dias 15 a 29 de junho, na cidade de Bragança Paulista (SP). A iniciativa do projeto vem do núcleo Bem Dita Semente (Thayla Godoy), Casa Lebre (Helena Ruschel) e da atriz e entusiasta da comida Luana Tanaka, que juntas perceberam a importância da valorização da cultura alimentar com saúde, sabor e sustentabilidade.

O projeto nasce da necessidade crescente que temos de falar sobre a produção, distribuição e o consumo de alimentos no Brasil . Abordando todos os aspectos que o ato de se alimentar envolve, desde questões ambientais, memórias alimentares e potencial de transformação pessoal e física.

O Festival pretende trocar saberes e informações, unindo grandes nomes da Gastronomia atual com produtores locais da nossa região, que tem a sustentabilidade como pilar de seus trabalhos. O evento tem como eixo a programação gratuita, preenchida com rodas de conversa, palestras, cine-clube e atividades culturais ligadas ao tema. As oficinas serão abertas para contribuições espontâneas do público, sem um valor fechado. Se quiserem saber mais sobre o evento e a programação acessem: http://www.festivalcome.com.br/

                                         

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas